Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Portadores de deficiência sofrem com falta de acessibilidade em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Andar pelas ruas do município de Parauapebas pode até ser uma tarefa fácil para quem não tem problemas de mobilidade. Porém, objetos que obstruem a passagem, falta de rampas de acesso e buracos nas calçadas e praças e a irresponsabilidade de condutores de veículos são alguns dos problemas encontrados por portadores de deficiência que andam em vários bairros da cidade.

Câmara fez sua parte


Após uma reclamação de um grupo de cadeirantes, a Câmara Municipal de Parauapebas através de determinação do presidente da Casa de Leis, Vereador Ivanaldo Braz (SDD), fez alguns reparos no prédio e apresentou aos deficientes as mudanças e agora as dependências do Legislativo contam com acessibilidade para cadeirantes e outros tipos de deficientes.

O que diz a lei

A lei número 12.587, de 2012, é a diretriz para os diretos dos portadores de mobilidade reduzida ou deficiência física. Segundo o texto, seu objetivo principal é “a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município”.

O terceiro parágrafo da lei classifica como locais que necessitam da adaptação nas estruturas: terminais, estações e demais conexões; pontos para embarque e desembarque de passageiros e cargas.
Esta lei entrou em vigor no país em 12 de abril de 2012, mas ainda não encontra seu cumprimento em grande parte dos municípios brasileiros.

Enquanto a Lei não é respeitada em Parauapebas, os portadores de deficiência continuarão lamentando pela situação em que encontram no município e esperando a boa vontade dos políticos e autoridades diversas para que os problemas sejam pelo menos amenizados.

O cadeirante Geová sente na pele todos os dias as dificuldades de acesso em Parauapebas
O cadeirante Geová sente na pele todos os dias as dificuldades de acesso em Parauapebas. Na foto, ele está em Belém-PA

Publicidade

Veja
Também