Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prazo para recadastramento biométrico está se esgotando em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

De acordo com o site do Tribunal Regional Eleitoral, apenas 57.52% do eleitorado de Parauapebas está com a situação regularizada, sendo que 58.426 eleitores ainda precisam comparecer ao posto de atendimento para fazer a identificação biométrica.

O município de Parauapebas tem 137.535 eleitores, apenas 79.109 estão regulares diante da justiça eleitoral.


O prazo para efetuar a biometria eleitoral vai até o dia 19 de dezembro. Quem não comparecer dentro do período estipulado para o município terá o título eleitoral cancelado e perderá benefícios em programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.

Os eleitores devem comparecer ao posto de atendimento eleitoral com documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor.

Atualmente 34 guichês estão funcionamento atendendo uma média de 700 pessoas por dia. Apesar da média, para o TER o número ainda é considerado pequeno.

Segundo a Chefe de Cartório, Érica Edimilia, foram feitas ações itinerantes para atender os bairros mais afastados do centro da cidade.
No período de 4 a 6 de novembro aconteceu a itinerância na Palmares Sul e em seguida, de 9 a 11 na Palmares II.

Ainda de acordo com a chefe de cartório, a itinerância será levada para outros bairros afim de que todos os eleitores façam a biometria. A escolha dos bairros será feita mediante sorteio.

A inclusão da biometria na identificação do eleitor é considerada a etapa final de modernização do Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica, que coíbe qualquer tentativa de falsidade ideológica ou duplicidade.
Parauapebas estará entre os 22 municípios paraenses aptos a votação biométrica nas eleições municipais em 2016.

O posto de atendimento do Cartório Eleitoral fica localizado na Rua Rio Azul, Bairro Beira Rio I, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 16 h e aos sábados até meio dia. Mesmo com a implantação do agendamento pela internet para o recadastramento eleitoral biométrico, a procura dos eleitores pelo serviço ainda é pequena.
“Isso é preocupante porque a pessoa agenda o dia e horário e não comparece sendo que está ocupando a vaga de outro eleitor que poderia vir”, diz.

De acordo com Érica, o número de apenas 52,27% de eleitores identificados representa preocupação. “Não deixe para última hora porque senão a gente não consegue atender tantos eleitores. O recadastramento é obrigatório”, recomenda.

Reportagem: Stéfani Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também