Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Prazo para recadastramento biométrico está se esgotando em Parauapebas

De acordo com o site do Tribunal Regional Eleitoral, apenas 57.52% do eleitorado de Parauapebas está com a situação regularizada, sendo que 58.426 eleitores ainda precisam comparecer ao posto de atendimento para fazer a identificação biométrica.

O município de Parauapebas tem 137.535 eleitores, apenas 79.109 estão regulares diante da justiça eleitoral.

O prazo para efetuar a biometria eleitoral vai até o dia 19 de dezembro. Quem não comparecer dentro do período estipulado para o município terá o título eleitoral cancelado e perderá benefícios em programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.

Os eleitores devem comparecer ao posto de atendimento eleitoral com documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor.

Atualmente 34 guichês estão funcionamento atendendo uma média de 700 pessoas por dia. Apesar da média, para o TER o número ainda é considerado pequeno.

Segundo a Chefe de Cartório, Érica Edimilia, foram feitas ações itinerantes para atender os bairros mais afastados do centro da cidade.
No período de 4 a 6 de novembro aconteceu a itinerância na Palmares Sul e em seguida, de 9 a 11 na Palmares II.

Ainda de acordo com a chefe de cartório, a itinerância será levada para outros bairros afim de que todos os eleitores façam a biometria. A escolha dos bairros será feita mediante sorteio.

A inclusão da biometria na identificação do eleitor é considerada a etapa final de modernização do Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica, que coíbe qualquer tentativa de falsidade ideológica ou duplicidade.
Parauapebas estará entre os 22 municípios paraenses aptos a votação biométrica nas eleições municipais em 2016.

O posto de atendimento do Cartório Eleitoral fica localizado na Rua Rio Azul, Bairro Beira Rio I, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 16 h e aos sábados até meio dia. Mesmo com a implantação do agendamento pela internet para o recadastramento eleitoral biométrico, a procura dos eleitores pelo serviço ainda é pequena.
“Isso é preocupante porque a pessoa agenda o dia e horário e não comparece sendo que está ocupando a vaga de outro eleitor que poderia vir”, diz.

De acordo com Érica, o número de apenas 52,27% de eleitores identificados representa preocupação. “Não deixe para última hora porque senão a gente não consegue atender tantos eleitores. O recadastramento é obrigatório”, recomenda.

Reportagem: Stéfani Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário