Prefeito Darci recebe índios em seu gabinete no Morro dos Ventos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Fotos: Fábio Marques

Como foi noticiado ontem em reportagem publicada AQUI no Portal Pebinha de Açúcar, índios das etnias Kayapó e Xikrin ocupam as dependências da Prefeitura Municipal de Parauapebas para pressionar o poder executivo sobre pautas que beneficiam os indígenas.

Cerca de 150 índios montaram barracas e dormiram nas dependências da Prefeitura de Parauapebas com o objetivo de se reunir com o prefeito Darci Lermen na manhã desta quarta-feira (10).


Neste momento, o prefeito de Parauapebas e alguns secretários de governo se reúnem com vários representantes indígenas para que a pauta seja apresentada e mediante respostas, o expediente voltará ao normal na Prefeitura Municipal, tendo em vista que nesta manhã os índios não permitiram que os servidores tivessem acesso ao prédio para desenvolver suas respectivas funções.

 

O ápice da manifestação é a estrada que interliga as três aldeias com os municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte e Tucumã.
Foi nesta estrada, segundo os indígenas, que uma viatura da concessionária de energia elétrica (CELPA) colidiu com um carro da comunidade, vindo a ferir duas índias que agora estão se recuperando em Belém. Por isso, vieram e ocuparam o saguão da prefeitura com barracas, devendo ser ocupados outros espaços do prédio público.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas (Ascom) divulgou a seguinte nota à imprensa:

“Na manhã desta quarta-feira (10) o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, acompanhado dos secretários municipais, está reunido com os índios da aldeia Djudjêkô que reivindicam obras de infraestrutura na estrada de para a aldeia e a conclusão do convênio com o Instituto Indígena Botiê Xikrin, que prevê repasse de verba da prefeitura para atividades sociais e culturais dos indígenas, entre elas a realização dos jogos indígenas que ocorrerão entre os dias 20 e 26 de julho.

As obras em questão foram iniciadas no início de junho, na aldeia Kateté, e atenderão todas as quatro aldeias indígenas, localizadas no município de Parauapebas. Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Obras (Semob) os serviços específicos para a aldeia Djudjêkô estão programados para a próxima segunda-feira (15). O prefeito e o secretário de Obras visitarão a localidade para acompanhar de perto os serviços.

Sobre o contrato para o convênio com o instituto, a documentação foi protocolada na prefeitura de Parauapebas na semana passada. Desde que a gestão recebeu a documentação do instituto, tem dado toda a celeridade possível nos trâmites legais para firmar o convênio. Ficou acordado na reunião de hoje que os indígenas ficarão até amanhã, no prédio da prefeitura, para a de assinatura do contrato, que ocorrerá às 10h da manhã.

O município de Parauapebas conta com quatro aldeias indígenas, localizadas na divisa com o município de Água Azul do Norte. A prefeitura de Parauapebas sempre deu todo o apoio necessário aos indígenas, inclusive com a construção e manutenção de escolas dentro das aldeias e disponibilidade de profissionais e estrutura para atendimentos de saúde”.

Publicidade

veja também