Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeitura de Parauapebas entrega mais uma unidade de saúde reestruturada à população

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O prefeito Valmir Mariano determinou que 2015 é o ano da saúde e essa afirmação tem se concretizado com os grandes investimentos do governo municipal na área. A entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Fortaleza, toda reestruturada e ampliada, é fruto dos investimentos da gestão na melhoria e qualidade dos serviços de saúde para a população.

“Sou morador do Rio Verde e usuário dessa unidade de saúde há 14 anos. Estou muito satisfeito com as novas instalações, o prefeito está de parabéns por entregar à nossa população uma obra tão bem feita como essa. Tenho certeza que o atendimento da equipe, que já é bom, vai ser melhor ainda”, destacou o aposentado Raimundo Nonato.


No discurso, realizado durante a reinauguração da unidade nesta quinta-feira (26), Valmir Mariano reforçou os investimentos realizados na saúde. “Estou comprometido em trabalhar por esse município e a saúde tem recebido uma atenção especial. Entregamos em janeiro a Unidade de Saúde do Altamira e agora chegou a vez do Fortaleza. Vamos entregar ainda as unidades do Cedere e Tropical, e também a UPA e, pela primeira vez, em 30 anos, o hospital municipal passa por reforma completa e ampliação”, disse o prefeito, acrescentando que vai iniciar a construção de três novas unidades de saúde.

O secretário adjunto de saúde, Raimundo Henrique, que na oportunidade representou o titular da pasta, Sady Lucas, declarou que além dos investimentos em infraestrutura de qualidade, a gestão municipal tem investido também na qualificação dos profissionais. “Encontramos na saúde uma equipe de profissionais guerreiros, comprometidos e dedicados, estamos investindo no aperfeiçoamento deles. Do início do ano até agora, mais de 300 profissionais já foram capacitados”, observou.

Estrutura e Serviços da Unidade

A unidade de saúde do Fortaleza é integrante da estratégia de saúde da família, com capacidade para atender até 8 mil pessoas em sua área de abrangência que envolve parte das comunidades dos bairros Rio Verde e da Paz.

Com a ampliação, a unidade passa a contar com seis novos consultórios médicos, dentre eles dois odontológicos e um ginecológico, e também com novos espaços que não existiam na estrutura passada, como a sala de observação para pacientes que recebem medicação, sala de coleta e acolhimento, além de espaço adequado para depósito do lixo patológico.

Em relação aos serviços oferecidos à comunidade destacam-se: consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimento odontológico, administração de vacinas, realização de curativos, teste do pezinho, inalação, teste rápido de HIV e Sífilis, retirada de pontos, administração de medicamentos, coleta de PCCU, coleta para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames especializados, dispensação de medicamentos, visitas domiciliares, ações educativas e emissão do Cartão Nacional de Saúde.

O quadro de profissionais da unidade conta com uma equipe de 33 servidores, sendo: 2 Clínicos Geral, 1 Ginecologista, 2 Odontólogos, 3 Enfermeiros, 1 Nutricionista, 2 Técnicos de Saúde Bucal, 4 Técnicos de Enfermagem, 3 Auxiliares Administrativos, 10 Agentes Comunitários de Saúde, 2 Auxiliares de Serviços Gerais e 3 Vigias.

Reportagem: Karine Gomes
Foto: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também