Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Prefeitura de Tucumã assina convênio de cooperação técnica para fortalecer agricultura familiar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante a realização do Congresso da Agricultura Familiar, ocorrido durante todo o dia da última sexta-feira, 24, no Salão Paroquial, a Prefeitura Municipal de Tucumã e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais assinaram convênio de Cooperação Técnica que objetiva aumentar a produtividade, reduzir custos, elevar a receita, assistência técnica e melhorar a qualidade dos produtos advindos da Agricultura Familiar.

Para participar do projeto o produtor rural não precisa ser filiado à cooperativa seja de cacau ou de leite e nem de associações. O Programa, atende produtores distribuídos em todos o município de Tucumã e atua em cinco frentes: melhoria na produção do leite, cacau diferenciado e certificado, piscicultura, grãos e hortifrutigranjeiros. Entre as entidades envolvidas na parceria, estão, o Sebrae-Pa, Emater, Imaflora, Ceplac, agentes financeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vale, Câmara Municipal e Prefeitura.


Clarismar Oliveira, Secretário Municipal de Agricultura esclarece que a finalidade do convênio é exatamente reverter essa realidade, proporcionando aos produtores tucumaenses, apoio técnico, melhoramento genético, disponibilização de máquinas e outros equipamentos que possibilitem alavancar a agricultura familiar local. Mas para se chegar a isso, é necessário um conjunto ações que só podem ser implementadas através de parcerias, como a que foi firmada com Prefeitura de Tucumã e o Sindicato dos Trabalhadores rurais.

Convênio – Ao assinar o convênio, a prefeitura de Tucumã se compromete a destinar à parceria 01 veículo, dois técnicos sendo uma engenheira agrônoma. O papel do município na parceria será de apoiar os produtores integrados aos programa, através da Secretaria de Agricultura, no que tange, confecção de represas, aração de terra para plantação de milho e capim, poda de cacau, analise do solo, adubos, entre outras ações.

Tanto o Prefeito Adelar Pelegrini, como o Secretário de Agricultura Clarismar Oliveira, destacaram a importância social do projeto no sentido de valorização do homem do campo. Para Adelar Pelegrini ao se investir na modernização da pecuária e da agricultura familiar e no melhoramento genético, visando aumento da produção leiteira e cacaueira resolve-se uma pendência antiga que não condiz mais com a realidade atual. Já para Clarismar Oliveira, a assinatura do convênio é uma boa medida para se fixar o homem no campo, evitando o inchaço das grandes cidades.

Importância do Projeto – Com as consultorias técnicas, os produtores rurais passam a traçar metas de produção individual por área, entre outras lições. Outra ajuda importante para os produtores é o acompanhamento gerencial da atividade. O produtor aprende a importância de fazer o controle financeiro da atividade para saber quanto está gastando e quanto está ganhando. “Isso ajuda o produtor a avaliar a importância da atividade para a propriedade e também a importância de reduzir os custos.

Para o Prefeito Adelar Pelegrini o convênio visa oferecer assistência técnica e capacitação para os produtores de cacau de Tucumã. Esse convênio irá trazer melhorias significativas para a vida dos produtores rurais, além de desenvolver a produção de cacau no município e com isso gerar mais renda para a população. “Este é um passo importante para agricultura no município de Tucumã, principalmente para os produtores de cacau, que agora poderão contar com todo o suporte dos técnicos oferecidos pela a Prefeitura”, destacou Adelar Pelegrini.

Além de assessoria técnica e cursos de capacitação, o convênio firmado pela prefeitura prevê ainda apoio da elaboração de projetos técnicos que tenham como proposta desenvolver a implantação e o manejo das lavouras e da pecuária leiteira, e obtenção de recursos financeiros junto às agências de crédito.

Publicidade

Veja
Também