Nesta terça-feira, 9, às 16h30, a Prefeitura e Governo do Estado, lançam a Pedra Fundamental do Pro Paz Integrado e Pro Paz Mulher, um serviço que oferecerá atendimento integral e interdisciplinar a mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência doméstica e sexual.
O acolhimento interdisciplinar e qualificado tem como metas promover a cidadania, evitar a reincidência da violência e encorajar as mulheres a buscar apoio especializado, evitando que que a vítima tenha que passar por vários locais em busca de atendimento, tratando, em um só lugar, seus danos físicos e psíquicos.
Para isso, serão oferecidos serviços na área de segurança pública e proteção social, por meio da rede municipal de atendimento à mulher que conta com o Centro de Referência da Mulher, Defensoria da Mulher e a Casa da Mulher. O Conselho Tutelar, IML, Polícia Civil, Delegacia da Mulher, Bombeiros, Ministério Público e Defensoria Pública também são parceiros no atendimento do Pro Paz.
Pioneiro no norte do país, o Pro Paz Integrado já fez 17.032 atendimentos de 2004 a 2014, dos quais 44,8% são de violência contra a mulher. Em Parauapebas, além de receber crianças, jovens e mulheres do município e cidades vizinhas, possibilitará traçar um painel mais detalhado da infância e da adolescência na região.
Parceria
A solicitação para implantação do Pro Paz Integrado em Parauapebas ocorreu por inciativa da Prefeitura que disponibilizou a área para a construção da obra que está orçada em mais de R$ 2 milhões.
Até o lançamento da Pedra Fundamental, o terreno, localizado no bairro Jardim Canadá, passará por terraplanagem e implantação do canteiro de obras. A edificação da estrutura começará imediatamente ao lançamento da Pedra, com previsão de conclusão em 12 meses.