Prefeitura retoma atendimentos de “Unidades Polos” para pacientes com quadro de síndrome gripal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Desde início de dezembro, quatro Unidades de Saúde Polos  voltaram a atender pessoas com quadro de síndrome gripal, além de manter o atendimento normal aos pacientes crônicos, gestantes e idosos.

As unidades  funcionam das  7h às 19h para atendimentos relacionados à Covid-19. O usuário passará por avaliação médica, conforme o quadro clínico fará o exame e terá acesso às medicações prescritas pelo profissional e orientações de isolamento social/domiciliar (caso necessário).


 Os exames para detecção da Covid-19 devem ser realizados entre o 3º e 7º dia de sintomas. Após a realização do exame o paciente deverá aguardar o resultado no período mínimo de 48h, sendo notificado pela equipe de saúde da UBS, que passará o resultado e fará o monitoramento contínuo, dessa forma não será necessário retornar na unidade.

Confira as Unidades Polos:

  • • UBS – Cidade Nova – Rua A, quadra especial – Cidade Nova
  • • UBS – Liberdade I – Rua Gonçalves Dias, esq. Com Perimetral Norte
  • • UBS – Minérios – Rua 19, Próxima à praça – Bairro dos Minérios
  • • UBS – VS-10 – Av. VS-10, 03 e 04, Bairro Bela Vista

“A região encontra-se em uma condição climática que é propícia a doenças respiratórias. É comum independente da pandemia, nesse período do ano ter um aumento da procura pelo serviço de saúde por sintomas gripais. O paciente que necessitar, deve procurar o serviço de saúde, vai encontrar nossas UBS aptas para atendimento. Já os pacientes que estiverem com o quadro de síndrome gripal, com sintomas de Covid-19, devem procurar as UBS Polo,” ressalta a diretora da Atenção Básica de Saúde, Késia Gomes.

“Essa estratégia é mais uma forma de garantir que todos os munícipes de Parauapebas  sejam assistidos da melhor maneira possível, com o mínimo de exposição e a melhor comodidade. O governo está empenhado em garantir que nossa cidade vença a luta contra a Covid-19 o quanto antes”, assegura o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Recentemente, o prefeito Darci Lermen esteve no Instituto Butantan,  em São Paulo, e assinou o protocolo de intenção de compra da vacina de combate à covid-19. A iniciativa coloca Parauapebas como uma das primeiras cidades do país a poder adquirir a vacina, ao mesmo tempo em que aguarda o cronograma de imunização nacional do governo federal.

O teste RT-PCR

Este teste faz a detecção direta do vírus em secreção respiratória e é o padrão-ouro para diagnóstico da infecção aguda sintomática. É recomendado para pessoas que possuam sintoma da Covid-19, com duração entre 3 e 7 dias.

As amostras são coletadas através da introdução de um cotonete especial nas narinas. A coleta é indolor, mas pode causar algum desconforto ao atingir o local.

Publicidade

veja também