Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Primeira florada dos ipês “enfeita” ruas Parauapebas

Amarela, branca, tabaco, roxa ou rosa, elas estão por todos os lugares e dão um toque especial ao cinza que se torna as florestas neste período de estiagem. São as flores de ipês, nativos em alguns estados brasileiros e plantados em outros; mas independente do lugar elas não passam desapercebidas.

Em Parauapebas elas já são aguardadas todos os anos e “enfeitam” a PA-275, no centro da cidade e em outros bairros como o Cidade Jardim, em seu perímetro urbano, atraindo pessoas que fotografam as belezas.

Esta é a primeira florada dos ipês, um ensaio para trazer ainda mais flores em meados de agosto quando o período de estiagem é ainda mais intenso. Belo exemplo para nós que podemos entender que quanto mais a vida tira de nós mais temos que dar em alegria e beleza.

As árvores plantadas em dois canteiros ao lado da PA-275, no centro de Parauapebas tem história que quem passa por a li nem imagina: foram plantadas na década de 90 por moradores pioneiros, com o objetivo de deixar a cidade mais verde e mais bonita neste período do ano. Além da PA-275, outros pontos da cidade receberam as mudas que hoje são árvores adultas, exemplo da Rua 5 que exibe orgulhosa a beleza das muitas flores e também várias avenidas do Bairro Cidade Jardim, que inclusive tem uma avenida chamada “dos ipês”.

Ainda se encontram por Parauapebas várias pessoas que colaboraram com o plantio das mudas de ipês, uma delas é a aposentada Maria Geralda Dias; ela lembra o dia em que plantaram as árvores, uma mobilização na cidade. “Formou um mutirão e fomos plantar essas árvores. Hoje estão aqui maravilhosas para gente poder passar, olhar e curtir”, afirma ela.

Reportagem: Francesco Costa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Fotos: Bariloche Silva / Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário