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Procon Pará orienta consumidores para as compras de final de ano

Às véspera do Natal e com a proximidade do Ano Novo, muitas pessoas saem às ruas para comprar o presente de final de ano. Nesta quinta-feira (23), o Procon Pará, Diretoria vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), alerta os consumidores sobre os cuidados que devem ser tomados, principalmente em tempos de recessão econômica.

O diretor do Procon Pará, Eliandro Kogempa, detalha o que o consumidor deve fazer na hora das compras. “Sugerimos que seja feita pesquisa de preços e que as compras sejam feitas com antecedência. O pagamento em dinheiro também é indicado, por não haver, por exemplo, as taxas de juros embutidas na maioria dos pagamentos em cartão, principalmente de crédito”, alertou ele.

Caso haja alguma intercorrência posterior, no ato da compra o consumidor deve exigir nota fiscal e se informar sobre as condições de trocas dos produtos. Se o presente for os chamados ‘vale-presente’, deve-se averiguar as pré-definições para a compra e alertar na hora da entrega ao presenteado.

On-line

O Procon Pará reforça que quando as compras forem realizadas pela internet, a atenção deve ser redobrada. É preciso estar alerta com vantagens e preços baixos. Os consumidores que comprar virtualmente possuem o direito de arrependimento pelo prazo de até sete dias, a partir do recebimento do produto.

Eliandro Kogempa também afirmou que os consumidores devem ficar atentos aos endereços eletrônicos dos sites e observar se há a presença de um ícone no formato de cadeado, que sinaliza a certificação de segurança das páginas. “Verificar se o CNPJ da loja é válido é algo indispensável. Orientamos o consumidor também a efetuar em sites de busca confiáveis, informações sobre a loja virtual que pretende realizar as compras dos presentes e verificar, por exemplo, se há muitas reclamações e evitar futuros problemas”, declarou ele.

Serviço

O Procon Pará recebe os consumidores que sofreram algum tipo de intercorrência por conta das compras do final do ano. A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor, da Sejudh fica localizada na Travessa Lomas Valentinas, entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, em Belém. Por telefone, o número 151 também pode ser acionado para orientações e como proceder nos casos em que o direito do consumidor foi violado.

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