Single Posts
Confirmados
20.582
Single Posts
Recuperados
10.373
Single Posts
Óbitos
152

 Publicidade

Produção de Mel renova esperanças em Serra Pelada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Roberto Carvalho é um dos trinta moradores de Serra Pelada que abraçaram a apicultura. A produção do mel de abelha com ferrão, como é conhecida a atividade, chegou à vila há dois anos dentro de caixinhas, levadas pela equipe de Relações com a Comunidade da Vale. Desde então, o grupo deu início ao processo de estruturação de uma nova cultura para geração de renda. Os resultados começam a aparecer. A primeira safra de 1.500 litros de mel chegou a ser vendida no comércio local.

Mas isso não basta. A intenção é aumentar a capacidade de produção e o alcance do produto, transformando a comunidade num potencial polo de mel de abelha da região. A fundação da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Serra Pelada (Apimesp) foi o primeiro passo. Mais organizados, logo em seguida, em maio deste ano, os moradores inauguraram a Casa do Mel de Serra Pelada.


Produção de Mel renova esperanças em Serra Pelada

 

O espaço é resultado de mais uma parceria com a Vale. A área de 3,5 hectares e mais um imóvel com melhorias foram doados por meio de contrato de comodato assinado com a associação, dando ao local estrutura para centralizar a produção dos moradores.

Junto com a infraestrutura, o grupo recebeu colmeias, centrífuga, decantador e quadros que estão auxiliando no processo de produção e, em breve, o maquinário ficará completo com a mesa desoperculadora, equipamentos de proteção e ceras, uma estrutura de beneficiamento que irá reduzir o tempo de coleta do mel e permitir o aumento da produção do produto.

Com a melhoria, os associados sonham em ver um dia o mel produzido na localidade no comércio das cidades vizinhas.

Produção de Mel renova esperanças em Serra Pelada

 

Acesse vale.com/ladoalado para conhecer mais esta história.

 

Publicidade

Veja
Também