Professores recebem certificados de formação continuada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na noite do último sábado (7), 152 professores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) receberam certificado de participação na formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e ministrada por técnicos do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja).

O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Parauapebas e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Juliana de Souza; do adjunto da pasta, Rui Amorim; das coordenadoras da EJA e do PBA, Diva Aparecida dos Santos e Irair Mourane, respectivamente; de técnicos em EJA, diretores, coordenadores e professores de escolas municipais.
Para Diva Aparecida, o momento era de comemoração e agradecimentos. “Nós, da EJA, atendemos a um público espetacular, composto por várias gerações, de jovens a terceira idade. Por isso, temos de ser polivalentes. Estarmos atualizados e capacitados para atendê-los com qualidade, observando as diferenças. E a formação tem esse papel importante de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Vocês estão de parabéns pela participação ativa nas formações e pelo belíssimo trabalho realizado em sala de aula”, elogia a coordenadora.


Maria José dos Santos, professora de 2ª etapa, da escola Jean Piaget, é um exemplo a ser seguido: não faltou a um encontro sequer. Ela já tem mais de duas décadas de experiência como educadora e, mesmo assim, não dispensa uma formação, que, no entendimento dela, melhora a prática em sala de aula. “Por meio das capacitações, nos matemos atualizados e trocamos experiências”, afirma a educadora.

A secretária de Educação, Juliana de Souza, que também já atuou como docente na EJA, falou sobre os desafios e o sucesso da modalidade no município, bem como os benefícios da formação. “Essa rede de ensino e a gestão municipal como um todo valorizam a formação dos educadores, pois entendemos que a formação propicia momentos de reflexão e aperfeiçoamento da prática, sendo fundamental para alcançarmos um ensino de excelência”, destaca.

Reportagem e fotos: Messania Cardoso

Publicidade

veja também