Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Programa Horta Comunitária recebe primeiros participantes no Bairro dos Minérios

Os esforços continuam para dar início à Horta Comunitária no Bairro dos Minérios, onde, em uma área de aproximadamente um hectare, moradores daquela localidade, que se interessarem, poderão cultivar diversas plantas, entre elas: pimentas, quiabo, jiló, tomate, pepino, abóboras, maxixe, couve, alface, coentro, cebola etc.

O projeto é uma iniciativa da SEHAB (Secretaria Municipal de Habitação de Parauapebas) com apoio técnico da SEMPROR (Secretaria Municipal de Produção Rural), que deve ser desenvolvido pela comunidade com o apoio do governo municipal. “Este projeto não é meu, nem do governo, mas de vocês que o farão acontecer. Apenas estamos dando o suporte necessário para incentiva-los”, afirmou o secretário municipal de Habitação, Crhistian Miranda, quando esteve no local, na tarde de segunda-feira, 23, reunido com alguns que manifestaram o desejo de ser inserido no projeto.

Crhistian Miranda – Secretário Municipal de Habitação

 

A área já está toda cercada e tem uma casa que dará base administrativa para o projeto que, a partir de hoje, terça-feira, 24, já está em pleno funcionamento, recebendo os interessados a cultivar a área, além de organizar os itens necessários para o funcionamento. Porém, o item mais importante, Crhistian Miranda deixou claro ser indispensável: “O desejo dos participantes do projeto”.

Quanto a isto o secretário explicou que serão as pessoas, e não o governo, que farão acontecer o projeto; demonstrando interesse e “colocando a mão na terra”. E ainda segundo Crhistian Miranda, serão esses mesmos interessados quem lucrarão os benefícios de uma alimentação melhor e de melhoria no orçamento, pois toda a produção será comercializada e rateada entre os participantes. “Por isto, é preciso se organizar, pois não se trata apenas de cultivo, mas de uma organização de pessoas, além do planejamento administrativo e financeiro, para que, além de frutas, verduras e legumes, colhamos lucros dentro da união cooperada”, orienta Crhistian Miranda.

Ainda é considerado pequeno o número de cadastrados para participar do projeto, podendo ainda ser inseridos outros, que deverão procurar o Centro Comunitário daquele bairro.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário