Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Programa para controle populacional de cães e gatos é proposto por Joelma Leite

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Três proposições foram apresentadas pela vereadora Joelma Leite (PSD) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (17), nas quais ela indica a criação do programa de controle populacional de cães e gatos no município; a construção de uma academia de ginástica ao ar livre, no Bairro Nova Vida; e sinalização de trânsito nas ruas e avenidas do Jardim Ypê.

Proteção dos animais


Ressaltando que a proteção animal tem se tornado importante para a vida em sociedade, além do resgate dos bichos abandonados, Joelma Leite propôs na Indicação nº 475/2019 que seja criado um programa municipal para controle populacional de cães e gatos.

A ideia da vereadora é que o programa implante ações para acabar, ou pelo menos reduzir, a quantidade de animais abandonados que ficam perambulando pelas ruas sofrendo maus-tratos e passando fome. As medidas teriam foco na conscientização da população, no sentido de aumentar a frequência das adoções responsáveis e também sobre a necessidade de castração dos animais domésticos.

“Cabe ressaltar que o processo de castração é muito importante para evitar a proliferação de animais abandonados, e que se trata da maneira mais barata e eficiente para a diminuição dos animais abandonados”, enfatizou.

Academia de ginástica

Já na Indicação nº 451/2019, a parlamentar pede a construção de uma academia de ginástica ao ar livre no Bairro Nova Vida, para atender aos moradores da região, incentivando-os a se exercitarem e cuidarem da saúde, proporcionando-lhe mais qualidade de vida.

“Fazer atividades físicas regulares é uma das principais medidas a ser adotada para aumentar nossa expectativa de vida e também para garantir boas condições do corpo e da mente por muitos anos. Cabe ressaltar que já foram comprovados inúmeros benefícios adquiridos através da prática regular de exercícios físicos, e os pesquisadores com frequência revelam novas vantagens trazidas por esse hábito tão essencial para a manutenção e a conquista da nossa saúde”, argumentou Joelma Leite.

Sinalização

A realização de sinalização horizontal e vertical nas ruas e avenidas do Jardim Ypê, bem como a instalação de redutores de velocidade, a fim de organizar o trânsito e consequentemente reduzir os índices de acidentes no local, foi solicitada na Indicação nº 457/2019.

“Sabe-se que a construção de trânsito seguro passa pela congruência de vários fatores, dentre eles o oferecimento de vias urbanas adequadamente sinalizadas pelo poder público. O atendimento de tal demanda corrobora sensivelmente com a prevenção de danos materiais e com a preservação de vidas”, justificou a vereadora.

Aprovação

As três indicações foram aprovadas por todos os vereadores presentes em plenário e serão encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen e aos secretários municipais de Saúde, Gilberto Laranjeiras; de Obras, Wanterlor Bandeira; e de Segurança Institucional, Glauber Mota.

 

Publicidade

Veja
Também