Visando o desenvolvimento turístico no município, a Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (09) o Projeto de Lei nº 49/2019, que estabelece as rotas Carajás, do Búfalo, City Tour, Indígena e das Águas.
O projeto, de autoria do Poder Executivo, apresentou a proposta de criação das rotas como mecanismo de oferecer a visitantes e moradores de Parauapebas acesso à história, gastronomia, pontos turísticos e comércio, além de contribuir para preservação ambiental, manutenção das tradições locais e conscientização da comunidade acerca da necessidade de preservação patrimonial.
O projeto torna as rotas turísticas reconhecidas legalmente, o que viabiliza o investimento em divulgação das rotas, bem como a padronização das mesmas.
As rotas turísticas abrangem as regiões da Floresta Nacional do Carajás, Parque dos Campos Ferruginosos, Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, terras indígenas e zonas rural e urbana do município.
A implantação das rotas turísticas compreende identidade visual integrada, sinalização viária e turística padronizada; mobiliário urbano padronizado, mobilidade espacial acessível ao público, inclusive aos portadores de necessidades especiais; trânsito seguro nas rotas e material promocional impresso e digital.
Com a aprovação, o projeto de lei entrará em vigor após a sanção do prefeito Darci José Lermen.