Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto “Rua de Lazer” abre programação dos 36 anos de Parauapebas

Um novo espaço para a prática de atividades diversas já está disponível para os moradores de Parauapebas: é a Avenida Perimetral Sul, entre as ruas Rio de Janeiro e 11, no bairro União. O local foi entregue oficialmente nesse 1º de maio, Dia do Trabalhador, pela prefeitura, em um fim de tarde recheado de muita diversão, lazer e entretenimento para centenas de famílias; sucesso de público, a Rua de Lazer evidencia o tema da campanha 2024 Parauapebas 36 anos. Mudando a vida das pessoas.

A prefeitura organizou a Rua de Lazer com a integração de várias secretarias municipais, como de Cultura, de Esportes, de Turismo, dentre outras. Na programação, plantio de mudas de ipê roxo, esportes radicais como o moto show, BMX, skate, patins, aulão de zumba, capoeira, exposição de carros antigos, distribuição de picolés e pipocas para as crianças, e também apresentações artísticas.

“Estou achando uma iniciativa linda, uma boa opção para a gente trazer a família, se divertir, conhecer mais sobre a nossa cultura. Fui convidada, pelo pessoal do Prosap, para plantar aqui também; está bem inclusivo, uma atividade bem variada”, avalia a técnica de segurança, Sabrina Mathierly.

 

Ao longo de seus 826 metros de extensão, a Perimetral Sul, localizada às margens do Igarapé Ilha do Coco, oferece espaços para a prática de caminhada, ciclovia, parquinho para as crianças, mesas de jogos, área de passeio, praça de convivência, estacionamento, áreas verdes e de zumba. Geane de Araújo esteve com os filhos Ramon, Rafaela e Gean na Rua de Lazer. Para ela, o “espaço é maravilhoso”.

“Estou gostando bastante e as crianças ainda mais. Muito bom esse espaço e todas essas atividades, tudo acontecendo ao mesmo tempo. Lembro dessa área cheia de mato, ninguém passava por aqui”, recorda a moradora do bairro Liberdade 1.

A lembrança de Geane de Araújo é reforçada pelas palavras do prefeito, Darci Lermen. “Para além de lazer, esse espaço é uma via importante, uma área que antes tinha riscos de alagamentos, tinha uma série de problemas, e com essa obra do Prosap, nós conseguimos parar grande parte dos alagamentos. Essa multidão que está aqui comprova que é uma obra que valeu a pena a gente fazer”.

De fato, a área já reflete na melhoria da qualidade de vida do mecânico, Gilson Souza. “Tinha muito problema de enxaqueca, comecei a fazer caminhada e praticamente zerei a minha dor de cabeça. Estou há seis meses fazendo caminhada e uma corridinha de leve. Esse espaço é muito importante para toda a comunidade, principalmente, para quem pratica atividade física. Eu não tomo mais remédio para enxaqueca depois que comecei a me exercitar”, relata todo satisfeito com adoção de novos hábitos.

Oportunidade

A Rua de Lazer também é vitrine para artistas e artesãos da nossa cidade apresentarem seus talentos e produtos. Um deles, o artesão Pedro Paulo: “esse espaço é muito bem-vindo. Fui convidado pelo Centro Mulheres de Barro para expor as nossas peças, nossos materiais de trabalho. Agradecemos essa oportunidade, pois é uma forma de divulgar o nosso trabalho, tanto o meu como também dos amigos artesãos que estão na luta”.

Integração

Construída pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a Perimetral Sul faz parte do conjunto de obras executada pelo programa naquela região que promove a integração dos bairros Rio Verde, União e Liberdade 1 e 2.

“É lazer, é entretenimento, é responsabilidade, é cuidado, é qualidade de vida, é mobilidade e integração. Essa é nossa missão: construir estruturas como essa e resolver outros problemas que traziam sofrimento aos moradores, como os alagamentos”, resume Cleverland Carvalho, coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da prefeitura, à frente do Prosap.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
5
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
3
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário