Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Realizado 1º Workshop de Tecnologias Avançadas em Fabricação por Soldagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O evento foi realizado pelo Laboratório de Caracterização de Materiais Metálicos (LCAM), pertencente à Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve por objetivo apresentar as novas tecnologias de soldagem e caracterização de materiais, assim como estreitar relações técnico-científicas e inovadoras com a comunidade acadêmica e industrial das regiões Sul e Sudeste do Pará.


E, para tal, contou com a apresentação de várias palestras como: “Modernização de chutes de transferência: Tecnologia e Redução de Custos”, “Aplicação da aspersão térmica em superfícies metálicas”, “Caracterização de revestimentos resistentes ao desgaste depositados por soldagem”, “Recuperação de pás de turbinas hidráulicas utilizando o processo de soldagem MIG – CW”, “Medições de tensões residuais utilizando técnicas não convencionais”, “A nanotecnologia aplicada em revestimentos soldados”, entre outras.

O responsável pelo Workshop, o engenheiro mecânico e coordenador geral do LCAM, professor doutor Eduardo Magalhães Braga, falou sobre a importância dos eventos acadêmicos na disseminação de conhecimento. “Temos uma equipe de professores muito comprometida com o tripé ensino, pesquisa e extensão. Procuramos sempre estender o conhecimento acadêmico para todas as pessoas. O Workshop é uma das formas de fazermos essa disseminação”, relatou.

Braga avaliou o Workshop como um sucesso. “Estou maravilhado com a quantidade de pessoas que participaram do evento. São pessoas motivadas em querer aprender, em saber o que a Universidade anda produzindo”, comemora.

A turma de engenharia mecânica da UFPA esteve à frente da organização do evento. Eles coordenaram desde a divulgação até a inscrição dos participantes. Segundo Rafael Moura, graduando da turma, o Workshop veio para agregar novos conhecimentos. “Durante as palestras, pudemos observar a aplicabilidade de muitos dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e para qual área do mercado este conhecimento está voltado. Dentre as palestras, a que mais me chamou a atenção foi a voltada para nanotecnologia aplicada em revestimentos soldados; é uma área nova em que pretendo me aprofundar”, relata o estudante.

Um Estado com grande potencial

O Pará é o Estado da região Amazônica que, por meio do LCAM possui o maior potencial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) relacionado à fabricação por soldagem e caracterização estrutural e de propriedades mecânicas.

Participantes:

Além dos palestrantes: professor doutor André Mesquita (UFPA), professor mestre Pedro Paulo Ribeiro (UFPA), professor doutorando Márcio Carvalho (Unifesspa), professor, doutorando Tárcio Cabral (Proderna – UFPA), doutorando Lino Rodrigues (Proderna – UFPA), doutorando Ednelson Costa (Proderna – UFPA), doutorando Paulo Assunção (professor Estácio – Iesam), o engenheiro pleno Sham Oliveira (Vale), também marcaram presença no evento o professor doutor Newton Soeiro, diretor adjunto do Itec/UFPA, o professor Dr. Elias Fagury Neto, diretor da IGE/Unifesspa; a doutora Luciana Figueiredo, coordenadora de projetos da Fadesp; a doutora Natalia Raiol, diretora de projetos da Fapespa.

Reportagem: Messânia Cardoso

Publicidade

Veja
Também