Os quatro agentes penitenciários feitos reféns por um grupo de presos no Centro de Recuperação de Redenção (CRR), no sudeste do Pará, foram liberados pro volta das 11h desta sexta-feira (24), de acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). A Susipe informou que eles apresentam leves escoriações e foram encaminhados para um hospital, onde serão avaliados por uma equipe médica.
Mesmo após a liberação dos reféns, os internos continuam amonitados, em rebelião já dura 14 horas e começou por volta das 21h de quinta-feira (23) e cerca de 160 detentos estão fora das celas.
Os detentos reivindicam melhorias no atendimento médico, reclamam da superlotação e pedem agilidade da Justiça no andamento dos processos. Atualmente o CRR custodia 401 internos e sua capacidade é para 120
Homens do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar foram acionados. O juiz Haroldo Fonseca, titular da 2º Vara Criminal de Redenção, participa das negociações junto com o Comandante do 7º Batalhão da PM, mas a conversa foi suspensa durante a madrugada. Uma tropa de militares está a caminho da cidade reforçar a segurança na unidade prisional.
Rebelião
Segundo a Susipe, um detento da cela 12 do bloco B avisou que estava passando mal e foi retirado por agentes de plantão para atendimento médico. Depois de ser atendido, os servidores retornaram com o detento para o bloco carcerário quando foram atacados pelos presos da cela e rendidos.
Reportagem: G1-PA
Foto: Divulgação / Susipe