No último final de semana, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realizaram manutenções e adequações preventivas e corretivas nos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), localizada no Bairro São José. A ação visa garantir a qualidade da água captada no período chuvoso.
A chegada das chuvas é motivo de alegria, já que é neste momento que o volume dos lençóis freáticos aumentam, elevando a capacidade de vazão dos poços artesianos e garantindo mais água para diversas regiões.
Já no caso do Rio Parauapebas, a quantidade de matéria orgânica aumenta e, consequentemente, influencia nos parâmetros físico-químicos da água, fazendo com que a cor e a turbidez se tornem muito elevadas, causando a sobrecarga dos filtros.
Então, tornar a água apropriada ao consumo da população neste período requer esforço redobrado por parte do Saaep.
A autarquia antecipou a manutenção e adequou os filtros de areia para manter a capacidade de tratamento da água nos parâmetros mais impactados. Foram 30 m³ de areia usada na filtração de água para retirar a turbidez e particulados. O procedimento faz com que a cor, turbidez e até mesmo o sabor e cheiro do recurso fiquem dentro dos limites estabelecidos pela lei.