Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Sagri repassa caminhões a cooperativas de Tailândia e Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) entregou dois caminhões a cooperativas de agricultores familiares dos municípios de Tailândia e Parauapebas, localizados nas regiões nordeste e sudeste do Pará, respectivamente. O repasse aconteceu na sede da Sagri e foi feito pelo titular do órgão, Hildegardo Nunes, na presença de integrantes dessas cooperativas; do deputado estadual Milton Zimmer (PT-PA), autor da emenda parlamentar que viabilizou recursos para a aquisição dos caminhões; além do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri), Francisco di Assis.

À Cooperativa Mista de Parauapebas (Cooper) coube um caminhão frigorífico, que será usado no transporte de polpas de frutas e também na distribuição do produto. A associação foi criada em 1997 e atualmente é presidida por Mauro Melo da Silva. “Há dois anos, a cooperativa passou a ser fornecedora de produtos para a merenda escolar do município de Parauapebas, por isso é importante dispormos desse caminhão, que vai tornar as entregas mais rápidas e eficientes”, disse Mauro.


O caminhão cargueiro de carroceria aberta foi entregue à Cooperativa de Agricultores de Tailândia (Coagrotai), que existe há seis anos. O presidente da cooperativa, Joselito Sousa, disse que o veículo será utilizado no escoamento da produção dos agricultores familiares do município, e servirá igualmente a outras cooperativas de Tailândia. A Coagrotai também fornece a merenda escolar do município e trabalha com a produção de frutas e hortaliças.

Recursos
A viabilização de recursos por emenda parlamentar é uma das formas de atender às cooperativas de trabalhadores e prefeituras. O trâmite começa quando um deputado propõe uma emenda, visando a captação recursos. No caso do setor agrícola, o recurso do Governo Federal é repassado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que o dispõe às Secretarias de Agricultura de cada Estado. Estas, por sua vez, recebem as demandas dos interessados e fazem a intermediação entre ministérios e cooperativas ou prefeituras.

O secretário Hildegardo Nunes declarou sua satisfação em repassar os veículos. “A meta da Sagri é sempre apoiar o produtor rural. Por isso, nossa preocupação é saber o que ele está precisando e apoiá-lo quando for necessário”, disse o secretário. Hildegardo também elogiou a iniciativa das cooperativas em fornecer alimentos para a merenda escolar nos municípios. “É uma atividade que gera renda para os agricultores locais e ainda reduz os custos para as prefeituras, que em vez de comprar esses gêneros em outro município ou até outro estado, passam a valorizar a produção local, garantindo uma alimentação mais saudável e com melhor qualidade para os estudantes da rede pública”, completou Hildegardo.

Publicidade

Veja
Também