Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Semsa realiza campanha de combate às hepatites virais no Partage Shopping Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado na terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), uma programação especial voltada ao público do Partage Shopping Parauapebas, parceiro da campanha de combate às hepatites virais.

Durante todo o expediente de terça, a equipe do CTA realizará atividade educativa, de orientação e prevenção, e também testes rápidos para identificação da doença. Em 30 minutos será possível descobrir o resultado. A programação conta também com a entrega de 100 kits de manicure para as pessoas que realizarem o teste.


A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências.

Os vírus das hepatites B e C podem ser transmitidos, por exemplo, pelo compartilhamento de agulhas e seringas, lâminas de depilação de outras pessoas, instrumentos de manicure e pedicure. As hepatites têm um tratamento duro, mas tolerável, e que gera grande chance de cura. Em Parauapebas pode ser realizado no CTA-SAE, localizado à Rua P, número 38, Bairro União, de segunda a quinta, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

28 de julho
A partir de iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

Publicidade

Veja
Também