Servidores da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) participaram na tarde desta terça-feira, 18, de uma capacitação com o objetivo de instituir, em Parauapebas, o comitê de implantação do programa ID Jovem, da Secretaria Nacional da Juventude. À frente da capacitação o coordenador do Propaz Juventude, Raimundo Rodrigues falou da importância deste programa. “É necessário que façamos esse elo para que, com um trabalho em conjunto, possamos realmente fazer com que a juventude tenha acesso a esse programa, que é uma política forte de inclusão do jovem”, ressalta ele.
Ainda esta semana será realizada uma nova reunião com as Coordenações dos CRAS, CREAS, Semas, Conselho Tutelar, COMDCAP e CMJ.
A capacitação é fruto de uma agenda definida em Belém, no mês de março. Na ocasião, o coordenador municipal da Juventude de Parauapebas, Rafael Ribeiro, esteve com sua equipe buscando, junto ao Governo do Estado, programas e projetos de juventude que possam ser trazidos para o município.
O Identidade Jovem é um programa federal que beneficia o jovem de baixa renda, que se estiver corretamente cadastrado no CAD ÚNICO terá direito à gratuidade nas passagens rodoviárias interestaduais, meia entrada em eventos esportivos e culturais, isenção da taxa do Enem, entre outros benefícios.
“Estamos trabalhando com afinco no intuito de gerar oportunidades aos jovens de Parauapebas. Sabemos que é necessário que implantemos, em nosso município, políticas públicas que tirem os nossos jovens da vulnerabilidade social, mudando o rumo deles e tornando-os protagonistas de suas histórias”, conclui Rafael Ribeiro.