Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Simineral completa dez anos de atuação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Pará é um dos maiores produtores mundiais de minério, sendo o setor mineral primordial para a economia do Estado, gerando investimentos, empregos, renda e novos negócios. Por conta desta relevância, há 10 anos, foi criado o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), com o propósito de buscar soluções para desafios em comum entre as mineradoras, funcionando como um espaço de articulação entre o setor produtivo, governos e comunidades, tendo fundamental papel para o impulsionamento e desenvolvimento da atividade mineral.

O Sindicato foi constituído em 15 de janeiro de 2007, pela iniciativa das empresas ALCOA, CADAM, Imerys, Mineração Rio do Norte (MRN) e Vale. E, hoje já possui outras associadas:  B&A Mineração, Belo Sun Mineração, Brazauro Recursos Minerais S/A, ESCO, Hydro, Mineração Buritirama S/A, Palmyra Recursos Naturais, Avanco Resources Limited e Votorantim. O primeiro presidente foi Eugênio Victorasso, da Vale. E, em outubro de 2011, tomou posse José Fernando Gomes Júnior, diretor de relações institucionais da Vale, para seu primeiro mandato. Em 2014, ele foi reeleito e permanece no cargo até 2018. “O Pará e a mineração tem um casamento indissolúvel. A mineração tá no dia a dia das pessoas. Então, ela é de fundamental importância e está deixando um grande legado. Os municípios onde ha mineração são os que mais se destacam. Importante notar que há uma evolução da mineração junto com a legislação que vai sendo criada. Lá atrás não havia, por exemplo, EIA RIMA, audiências públicas, conselho estadual de meio ambiente com representação de toda sociedade, ongs, oab, entidades de classe laboral e patronal, que fazem análises das licenças ambientais para que os projetos possam atuar na região. A mineração é, portanto, cada vez mais sustentável”, pontua José Fernando.


Conquistas – Nesses 10 anos, várias conquistas fortaleceram a importância da atividade do Sindicato, tornando-o um legítimo representante e disseminador do setor mineral, para o Pará, o Brasil e o mundo. Entre essas conquistas, podemos destacar a instituição do dia 14 de março como o dia Estadual da Mineração no Pará; o lançamento do AnuárioMineral, que este ano estará na 6ª edição; Concurso de Redação da Mineração e Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo.

Além disso, o Simineral foi o principal interlocutor para criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará. Outra conquista pioneira foi a inauguração, em 30 de agosto de 2012, da Casa da Mineração, em Belém. O espaço funciona como ponto de encontro do setor mineral paraense para discussões com as esferas públicas e privadas e a sociedade civil. A ideia é aproximar o setor produtivo mineral, cada vez mais, da população. No local, estão sediados o Simineral e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Hoje a Casa da Mineração é parceira também da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) com o projeto Turismo na Escola.

O presidente do Sindicato comenta que “um dos grandes papéis do Sindicato, além de representar as empresas, é mostrar o que estamos fazendo. E fizemos isso ao longo dos dez anos através de vários projetos. Também temos ido em órgãos públicos do Estado pra interagir e mostrar o que as empresas estão fazendo, o que elas estão precisando ; temos ido a municípios mineradores pra dialogar com comunidades locais; participado de palestras em escolas e universidades e fechado parceria com elas.”

Reconhecimento– Por essas e outras ações, o Sindicato já recebeu reconhecimento internacional, além de várias homenagens, entre elas, dois prêmios internacionais: o Latin American Marketing Personality Awards – LAMPA, em 2015, e o Latin American Sales Personality Award – LASPA, em 2016. A homenagem reconhece a excelência dos serviços prestados ao setor mineral e aos demais setores pelo Sindicato, bem como o posicionamento institucional da entidade dentre os mais destacados setores da economia de mercado. Além disso, o Simineral foi lembrado pelos relevantes serviços de informação que vem desenvolvendo desde 2012, com a publicação do primeiro Anuário Mineral do Pará.

A Câmara Municipal de Belém também homenageou, em 2016, o Simineral com a entrega do diploma e medalha Brasão D’Armas, a mais alta condecoração concedida pelo Poder Legislativo, pelo importante serviço do sindicato à frente do setor mineral local.

Programação Comemorativa: Durante todo o ano de 2017, será realizada uma ampla programação para celebrar a primeira década do Simineral, sendo o ponto de partida um grande evento na Fiepa no próximo dia 19 de janeiro, quando serão homenageadas personalidades/ instituições relevantes para o setor, fornecedores/parceiros do Sindicato e, também, as empresas associadas.

Na programação prevista para o ano de 2017, também se destacam: o lançamento do 1º Prêmio de Inovação da Indústria Mineral; exposições sobre a força da mineração e a atuação do Simineral; edição especial do Anuário da Mineração e, ainda, os  cinco anos da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará.

Outro destaque interessante este ano será durante o Carnaval, quando a Escola de Samba A Grande Família levará a mineração para a avenida com o enredo: “Carajás, o Eldorado é Aqui”.

Personalidades e Instituições Homenageadas:

Simão Robson Jatene, Governador do Estado do Pará, Sistema FIEPA, IBRAM, Assembleia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias dos Estados do Pará e Amapá, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Polícia Militar do Estado do Pará, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará,

Fornecedores:

PAMTUR, IVO AMARAL PUBLICIDADE, AS VIAGENS E TURISMO LTDA, ALBERTO ROGÉRIO DA SILVA, JARBAS PORTO, ANTONIO FREIRE CONTABILIDADE S.S LTDA – ME, EKO COMUNICAÇÃO TOTAL LTDA, AO CUBO MARKETING, T. P. MONTENEGRO GRÁFICA ME, TERCEIRIZA RH, S3A FOTOGRAFIA, NELSON FORTE, SILVEIRA, ATHIAS, SORIANO DE MELLO, GUIMARÃES, PINHEIRO & SCAFF – ADVOGADOS,

JEFFERSOM, POMME D’OR, LE DECOR, CLAUDOMIRO LOBATO DE MIRANDA, PROPRINT,

Empresas associadas:

VALE, AVB MINERACAO LTDA, B&A FOSFATO MINERACAO LTDA, BELO SUN MINERACAO LTDA, BRAZAURO RECURSOS MINERAIS S.A., MINERACAO BURITIRAMA S.A, CADAM S.A, ESCO SUPLY CARAJAS COM. E IND. DE PECAS, HYDRO, IMERYS RIO CAPIM CAULIM S/A, MINERACAO RIO DO NORTE S.A., à PALMYRA REC NAT EXPLORACAO E COM LTDA, VOTORANTIM METAIS, ALCOA

Publicidade

Veja
Também