A destruição das matas ciliares não implica apenas na preservação dos animais, no meio urbano, na saúde humana, principalmente, e a sustentabilidade do meio é a principal afetada.
Há dias estou percebendo que nossas riquezas ambientais estão indo de água a baixo, principalmente quando falamos de percursos de nascentes e matas ciliares, esses nossos recursos estão sendo aterrados para fins de novos loteamentos (econômicos) assim pondo fim a vida fluvial e aumentando a insegurança nas margens dos riachos. Nossas pequenas riquezas irão se transformar em lagos pois não terão para ode escoar, secando. Em outro caso aumentam os índices de enchentes, a não preservação dessas coberturas leva ao desequilíbrio ecológico.
Nossas matas ciliares estão se acabando, melhor, estão sendo destruídas e a fiscalização ambiental não ver isso ou não fazem caso. Estamos perdendo nossos rios, córregos e nascentes e nome do desenvolvimento, estão fazendo vista grossa para esses problemas, nossa região é muito rica em relação a isso e sempre sofre sérios problemas com enchentes e o fato que leva a esse acontecimento é a destruição da matas ciliares e falta de preservação das mesmas.
Matas Ciliares são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos, é um conceito pouco conhecido, é o que parece. Devemos estar acordados a esse fato pois estamos perdendo essa nossa riqueza que felizmente somos bem providos.
– Jorge Clésio, Acadêmico de Engenharia de Produção