Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Sofá Cultural Junino divulga artistas e promove culinária de Parauapebas

O tradicional arrasta pé de junho ocorre online este ano em função da pandemia. A transmissão ao vivo do Sofá Cultural Junino que começou na quinta-feira, 24, e encerrará hoje, 26, é feita pela página no Facebook da Prefeitura de Parauapebas e também do Portal Pebinha de Açúcar.

As agremiações juninas de Parauapebas participam do concurso durante o Sofá Cultural que é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup). Cinco categorias foram premiadas no concurso.

Os participantes foram avaliados por um júri técnico que escolheu primeiro, segundo e terceiro lugar, conforme critérios estabelecidos no edital. Para o vencedor na votação online houve premiação de R$ 500,00. O evento online também gera oportunidade de visibilidade e apoio financeiro para artistas locais.

“É muito importante esse incentivo dos artistas locais pela Secult, neste momento de pandemia a apresentação online é uma nova forma, e a estrutura fornecida, o suporte técnico dado, tudo isso dá uma visibilidade pra gente até mesmo nacional”, destacou Tony Show, que se apresentou no palco do Sofá Cultural na quinta, 24.

O titular da Secult, Sadisvan Pereira, destacou a importância de apoiar artistas, uma das classes mais impactadas pela pandemia, “é uma reinvenção para enfrentar esse novo momento, o governo municipal se sensibiliza com a classe cultural de Parauapebas e disponibiliza, inclusive, uma ajuda de custo aos artistas que participam do evento”.

“A gente ficou muito feliz pela secretaria de cultura nos apoiar dessa forma, com as agremiações juninas participando do projeto do Sofá Cultural. Agradecemos muito, isso amenizou um pouco a ausência presencial do festival junino”, destacou Carlos Magno, conhecido como Bill, presidente da Liajup.

Exposição da culinária

Durante o evento, chefes de cozinha de Parauapebas preparam pratos com ingredientes da região, o objetivo é divulgar a riqueza culinária da cidade durante o Sofá Cultural.

 

“É uma oportunidade maravilhosa, nunca imaginei que isso iria acontecer, uma iniciativa importante para valorizar a nossa categoria”, opinou Vanda Cunha, chefe de cozinha. Ela preparou ao vivo na quinta-feira, 24, uma paçoca de carne seca, pisada no pilão, com farinha de mandioca e banana da terra, um prato muito bem apresentável.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário