Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Títulos definitivos são concedidos a agricultores da Palmares Sul

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A espera durou mais de 20 anos, período em que moradores da região de Palmares Sul, em Parauapebas, ansiavam para receber os títulos definitivos de suas propriedades. Esta espera terminou e agora a população começou a receber os títulos, sendo 80 entregues nesta primeira etapa.

Quem esteve presente no evento, foi o diretor regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Asdrúbal Bentes, que qualificou o ato como “trazer ao homem do campo um direito que é seu”. O diretor do INCRA disse ainda que isso melhora a condição de vida do agricultor ao aumentar sua produção. “Esse conjunto de coisas desenvolve nossa região”, resumiu Asdrúbal.


O sonho realizado iniciou com a participação indispensável da Prefeitura de Parauapebas, que segundo o Chefe de Gabinete, Edson Bonetti, será dada continuidade devendo ser ampliado o projeto. “Demarcaremos outras unidades e também em outros assentamentos”, planeja Bonetti.

O apoio do legislativo também merece registro neste processo, pois, segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Ferreira, o recebimento deste título dará garantias ao produtor rural. “Considero o título da propriedade como uma certidão de nascimento”, ilustrou Elias.

Soneli Silva, produtora rural contemplada com o benefício, diz que este é um sonho que hoje se realiza. “Agora sinto que sou de fato dona de minha terra e poderei produzir com mais segurança”, afirma.

 

A próxima etapa a receber os títulos definitivos já está sendo feita levantamentos e, segundo o prefeito Darci Lermen, é necessário que se tenha celeridade no processo, pois, os produtores já esperaram tempo demais. “Temos que dar a eles o legítimo direito, pois não é nada interessante investir naquilo que não somos donos de fato e por direito”, assinala Darci, reafirmando sua prioridade com o homem do campo.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também