Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Trabalho da Emater resgata agricultura urbana em Marabá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Desde janeiro deste ano, a equipe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) vem desenvolvendo um trabalho de resgate da agricultura na zona urbana de Marabá, sudeste do estado, com um projeto piloto de atendimento direcionado a 15 famílias do bairro Nossa Senhora de Aparecida, mais conhecido como bairro da Coca-Cola.

As famílias, compostas por trabalhadores sem vivência anterior com agricultura, já trabalhavam nos seus quintais por conta própria há cerca de dois anos, na produção de alface, açaí e galinha caipira, mas sem qualquer noção de preparo de solo, controle contábil ou comercialização sanitária.


“São cultivos aleatórios, no que diz respeito ao manejo e a tratos culturais. As famílias usam essa produção para subsistência. Elas chegam a comercializar esses itens na Feira da Folha 28, mas a rigor nem sabem se têm lucro”, explica o engenheiro agrônomo da Emater, Weberson Rodrigues.

Os objetivos principais com a orientação são a segurança alimentar e a ampliação e profissionalização do modelo produtivo. Por meio de reuniões, as famílias foram divididas em três grupos de interesses: olericultura, avicultura e fruticultura. Essa divisão vai facilitar o trabalho em equipe e o foco das capacitações.

O ciclo de cursos será iniciado no mês de março. Outra etapa é a intermediação pela Emater junto aos bancos de crédito rural, da linha Amazônia Florescer e linha B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Reportagem: Aline Miranda

Publicidade

Veja
Também