Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Unicef realiza segundo ciclo de capacitação do Selo Município Aprovado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Cerca de 21 municípios da região participaram do encontro de formação representados por articuladores, gestores e técnicos municipais. São eles: Baião, Breu Branco, Cametá, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Goianésia do Pará, Igarapé Miri, Jacundá, Marabá, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Pau D’arco, Piçarra, Redenção, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Tucumã, Tucuruí, Xinguara e a anfitriã Parauapebas.

O objetivo da capacitação é orientar os municípios a promoverem atividades de participação social, por meio de um intenso processo de mobilização em torno de temas, programas e políticas públicas desenvolvidas pelo município. Visa também engajar crianças, adolescentes, famílias e todos os setores da sociedade no município em busca de respostas aos desafios de promover, garantir e realizar os direitos de cada criança e cada adolescente.


Para Dariane Sousa, representante do Unicef, no escritório de Belém que representa quatro estados, como o Mato Grosso, Tocantins, Amapá e Pará, fala da importância do Selo para cada município participante, “O objetivo do selo é trabalhar junto com a gestão municipal na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, e o foco principal é garantir políticas públicas para esse público, então nos capacitamos os gestores, a equipe municipal para que eles possam desenvolver atividades e garantir o serviço para as nossas crianças e nossos adolescentes”, disse.

Juliana de Souza, que é a articuladora do Selo Unicef em Parauapebas, e é também a Secretária de Educação do município, agradeceu a presença dos outros municípios participantes da capacitação, “É com satisfação que recebemos mais uma vez a equipe do Unicef para realizar a capacitação em nosso município, tendo em vista que a primeira também foi realizada em Parauapebas, estamos sempre à disposição para colaborar com o Unicef e com os colegas dos municípios vizinhos, sejam todos bem vindos à Parauapebas, e que possamos aproveitar a capacitação que é muito produtiva”, declarou Juliana.

Selo Unicef – Município Aprovado Edição 2013-2016

O Selo Unicef é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. O Selo é a contribuição do Unicef para a Agenda Criança Amazônia, compromisso firmado pelos governadores estaduais pela garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes na Amazônia Legal, por meio da construção conjunta de um plano de ação que vise à integração, articulação e cooperação em políticas públicas entre os três níveis de governo, o empresariado e a sociedade civil.

A Agenda Criança Amazônia conta com o apoio e a participação do governo federal. O compromisso traduz um esforço coletivo para que cada município alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assegurando a cada criança e adolescente o direito a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se do HIV/aids, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas públicas e ser respeitado na sua identidade étnico-racial.

Reportagem e fotos: Luzandra Vilhena

Publicidade

Veja
Também