Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

URGENTE: Indígenas ocupam prédios do SAAEP e da Secretaria de Obras de Parauapebas

Na tarde desta quarta-feira (15), indígenas iniciaram uma manifestação contra a administração pública e ocuparam parte dos prédios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP) e da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB). De acordo com informações repassadas por um popular que está no local à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, os índios interromperam os atendimentos e pediram para que alguns usuários e funcionários públicos saíssem dos prédios.

Ontem, terça-feira (14), vários indígenas estiveram no Gabinete da Prefeitura de Parauapebas e também nas dependências da Câmara Municipal de Parauapebas, entre a lista de reivindicações deles, está a recuperação de estradas, implantação de escolas indígenas, melhorias na área da saúde, entre outras.

Já nesta quarta-feira (15), por volta das 9h00 os indígenas pediram que os servidores do Gabinete da Prefeitura de Parauapebas evacuassem o prédio; ficando assim todo o atendimento suspenso, exceto na Coordenadoria Municipal de Promoção dos Direitos Indígenas (COMPDI).

Na reunião ocorrida ontem, entre representantes do Governo Municipal e lideranças indígenas, ficou acertado que hoje (15), até o meio dia, técnicos da Secretaria Municipal Especial de Governo (SEGOV), mandariam máquinas para iniciar a recuperação das estradas em terras indígenas Xikrin do Kateté, porém, como isso não aconteceu, foi realizada nova manifestação, dessa vez, nos prédios do SAAEP e SEMOB.

Os indígenas estão impedindo o acesso de pessoas e carros à Secretaria Municipal de Obras, localizada no Bairro Beira Rio e não deram informações sobre a duração da manifestação. Os atendimentos no SAAEP também estão suspensos.

 

 

Qual sua reação para esta matéria?
+1
1
+1
0
+1
3
+1
7
+1
1
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário