Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

“Vale abandona projetos sociais e esquece de nosso povo”

“O plano macabro da Vale de explorar recursos minerais devolvendo de troco esmolas aos paraenses está mais aguçado ainda. A paralisação da Escola Modelo, o fechamento da Casa da Cultura são apenas o começo, alegando crise ela finda projetos sociais que fazem parte das condicionantes de operação que deveriam ser cobradas por nossos governantes.

A Vale a partir do próximo ano terá mais da metade de suas receitas aqui no Pará, e o que levamos disto? Muito pouco! Governos locais comprometidos com a mineradora e prefeituras pouco comprometidas com o povo, fazem nos arrastar a bandeja pedindo esmolas à mineradora!

O tratamento diferenciado com a região não dá muita chance de usufruir do grande fluxo de dinheiro que corre do negócio, como toda a liderança do negócio que aqui vive está enclausurada no núcleo urbano de Carajás, o compromisso está focado em eleger seus prefeitos prediletos com o fez em Parauapebas e Canaã dos Carajás para atender aos seus favores. Exemplo maior disto é dos quase 1 bilhão já recebido pela prefeitura de Canaã nos últimos anos pelos benefícios do projeto S11D, os ganhos da população se resumem num fadado asfaltamento de ruas que não condizem com o volume de dinheiro arrecadado pela prefeitura.

As cobranças a Vale não são feitas, a Estrada de acesso a Canaã dos Carajás, que tem sua manutenção de responsabilidade da VALE, sofre um tapa buracos enfadonho que dura três meses e deixa o resto do ano em risco todos que ali transitam, estrada responsável por tirar a vida de dezenas de canaenses nos últimos anos, que nossos políticos dizem disto? Enquanto isso a outra estrada que a Vale tem o mesmo tipo de responsabilidade, a da Serra dos Carajás (onde vivem os chefões da companhia), guarda o título de melhor da região… Isso sem falar em lazer… Clubes? Só no Núcleo Urbano. Em Parauapebas, onde vive a maioria dos trabalhadores, nem sequer um barraco existe. Em Canaã foi fechado, assim como Casa da Cultura. Hospital bom? Está na Serra! Teatro? Tá na Serra… e assim vamos vivendo de migalhas…
Acorda região de Carajás!!! A Serra dos Carajás é dos paraenses!”.

Por: Bartolomeu Gomes / Texto enviado ao Portal Pebinha de Açúcar através de e-mail

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário