“Isto aqui é muito grande e minha companhia não vai ter condições políticas para ficar com tudo”. A frase, dita pelo geólogo Gene Tolbert, chefe do programa da US Steel que descobriu Carajás, no Pará, marca o início de uma nova fase, com a entrada da Vale na missão. O segundo episódio da série sobre os 50 anos da descoberta de Carajás narra os fatos a partir do início da pesquisa geológica na região até a inauguração da Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Pouco depois da descoberta da primeira clareira em Carajás, a siderúrgica norte-americana cedeu 51% dos direitos minerários da região para uma empresa brasileira: a então Companhia Vale do Rio Doce. Conheça a história de brasileiros como Eliezer Batista, José Eduardo Machado e Vanderlei de Rui Beisegel, que trabalharam duro na pesquisa geológica e no ousado plano – que incluiu a construção de uma ferrovia e de um porto – para levar ao mercado internacional o minério de mais alto teor de ferro do mundo.
Sobre a série “Carajás 50 anos”
Para comemorar os 50 anos da descoberta de Carajás, a Vale foi atrás dos personagens que participaram ativamente desse marco histórico da mineração: geólogos, engenheiros, pesquisadores e moradores da região. Eles contaram como foi a saga em busca do minério de Carajás, os desafios enfrentados na época e os avanços no setor e o desenvolvimento da região em meio século. O resultado pode ser conferido em uma série especial de três episódios que relembram os 50 anos de Carajás: “A descoberta”, “A pesquisa” e “O Legado”. Os dois primeiros vídeos já estão disponíveis na página do V.Doc no vale.com e no youtube.com/vale.