Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Vale traz projeto Dançarte e promove oficinas e espetáculos gratuitos em Curionópolis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Programação segue de 15 a 21 de abril, com atividades no CRAS do bairro da Paz, Praça da Juventude e Praça São Félix

Neste domingo (15), o projeto Dançarte, considerado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) como o maior evento de artes cênicas do norte do país, chega ao município de Curionópolis. O festival, patrocinado pela Vale via Lei Rouanet, traz uma extensa programação gratuita, com oficinas e aulas livres de dança, além de shows gratuitos e atividades infantis até o próximo sábado (21).


O festival, que já alcançou um público de mais de 10 mil pessoas ao longo de seus anos de atuação chega pela primeira vez ao município. “Ao patrocinar iniciativas como o Dançarte e levá-lo a cidades do interior do Pará, a Vale possibilita a conexão de pessoas, culturas, ideias e locais. Esse projeto contribui para o desenvolvimento de trabalhos criativos com talentos locais e valorização das culturas das regiões “, destaca a gerente de Patrocínios da Vale, Christiana Saldanha.

Há dez anos fomentando a diversidade da indústria criativa do Pará, nesta histórica, com 50 dias de programação pelos 10 anos de fundação e, por conta do patrocínio da Vale, o projeto fará um giro pelo sudeste do Pará. “Nossa proposta é promover um expressivo intercâmbio artístico, no qual o público poderá conhecer novos talentos paraenses e apreciar shows e espetáculos de alto nível inteiramente grátis. E quando descentralizamos da capital, levando o projeto para o interior do estado, oferecemos à população acesso à cultura de forma democrática”, afirma Will Júnior, criador e produtor executivo do evento.

Além de Marabá e Curionópolis, o Dançarte passará pelos municípios de Canaã dos Carajás (de 22 a 28/4), Belém (1 a 13/5) e Parauapebas (3 a 9/6), promovendo um intercâmbio cultural.

Programação

Em Curionópolis, a programação será realizada no CRAS Bairro da Paz. No domino (15) serão feitas as inscrições e credenciamentos gratuitos para as atividades, a partir de 10h. De segunda (16) a sexta-feira (20), o Grupo de Contadores de Histórias do Pará alegra a criançada, às 9h. Já professor de dança Douglas Tavares promove a Oficina de Ritmos, e ensina ritmos como zumba e jazz, às 10h.

Ao longo da semana, o Grupo de Contadores de Histórias se apresenta na Praça da Juventude, sempre às 16h. No mesmo espaço, a programação traz ainda, às 19h, de segunda a sexta, aulas de ritmos abertas ao público de qualquer idade. Na terça-feira (17), às 10h, Douglas Tavares promove um aulão de dança para a terceira idade.

No sábado (21), a programação do Dançarte encerra com a entrega dos certificados para os alunos das oficinas. A cerimônia será na Praça São Félix. Haverá ainda shows com a dupla Jeferson e Gabriel, na Praça da Juventude, a partir de 21h.

Dançarte

A edição comemorativa de 10 anos do Dançarte traz uma mostra principal de espetáculos com linguagens artísticas variadas e uma programação paralela com bate-papos, palestras, leituras dramáticas, oficinas, performances, exposições e shows. O festival incluirá na programação intervenções urbanas, exibição de vídeos, lançamentos de livros, além de ações complementares voltadas para o desenvolvimento das artes cênicas, artes visuais, música, cinema e literatura.

O projeto tem a realização do Ministério da Cultura – MinC e Associação Cultural do Pará, o patrocínio da Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e o apoio do Ministério das Relações Exteriores – MRE, Fundação Nacional de Artes – Funarte e WJ Entretenimento.

Publicidade

Veja
Também