No início da manhã desta quarta-feira, dia 29, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual, fez busca e apreensão no gabinete do vereador Cássio de Meneses Silva, o Cássio da VS-10 (PSD).
Segundo apuração do Correio de Carajás, o GAECO investiga indícios de que Cássio da VS-10 estaria interferindo em fila de atendimento na Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas.
Em 7 de junho deste ano, o Conselho Municipal de Saúde encaminhou ao Ministério Público do Estado do Pará, através do Ofício 166/2023 – CMSP – uma denúncia recebida pelos conselheiros de que estaria havendo coação aos servidores públicos da saúde em Parauapebas por parte do vereador Cassio da VS-10, para que estes priorizassem atendimentos indicados por ele na direção de Regulação, Controle e Avaliação (DIRCA), assim como na Vigilância Sanitária e UBS do bairro VS-10.
A denúncia foi investigada, inicialmente, pelo promotor de justiça Alan Pierre Chaves Rocha, e como os indícios eram fortes, o caso foi repassado ao GAECO, um grupo de Belém especializado em investigar o crime organizado.
As denúncias não estão relacionadas à Câmara Municipal de Parauapebas, mas exclusivamente ao vereador Cássio da VS-10.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)
Até o fechamento desta matéria a assessoria de Cássio da VS-10 ainda não havia se posicionado sobre a operação do Ministério Público.
Nota da Câmara de Parauapebas
“Em nome da ética, da transparência e da moralidade, a Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) vem a público informar que na manhã desta quarta-feira (28), uma equipe do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) esteve no prédio do Poder Legislativo, exclusivamente no gabinete do Vereador Cássio da VS-10, em cumprimento a uma ordem judicial. O ocorrido não tem relação e não envolve a atual gestão da Câmara Municipal de Parauapebas.
A CMP ressalta que preza pela transparência das ações do Legislativo e respeita a atuação dos outros poderes, buscando sempre colaborar de maneira harmônica e de acordo com os princípios legais. Destaca ainda que a Casa de Leis está à disposição, para colaborar com o esclarecimento dos fatos”.
Reportagem: Correio de Carajás