Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Vereadores discutem projetos e aprovam indicações na Câmara Municipal de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As sessões ordinárias sempre trazem à tona problemas encontrados na cidade e solicitações através das propostas feitas pelos vereadores em atendimento às petições da comunidade.

Assim, na sessão ocorrida nesta terça-feira (18), foi a vez de agraciar o Instituto Desportivo Educacional Social e Cultural (IDESC), que foi indicado, através da leitura do Projeto de Lei 047/2020, de autoria do vereador Zacarias Marques (PP), para ser reconhecido como sendo de utilidade pública, o que lhe garantirá o direito de receber recursos públicos para desenvolver seus projetos.


“Para nós do IDESC é uma satisfação ser reconhecido no município pelo desenvolvimento do trabalho que a cada ano é feito em parceria com a Câmara Municipal e a Prefeitura de Parauapebas”, comemora Wanderson Silva, presidente do instituto, dando por certo a busca do reconhecimento também a nível estadual e federal.

Outro destaque na sessão foi a homenagem proposta ao jovem João Ramos Santos Cavalcante, que emprestará seu nome ao Centro Comunitário do Bairro Primavera de acordo com a Indicação 244, de autoria do vereador Ivanaldo Braz. “É muito gratificante essa homenagem e isso nos arremete às vitórias que ele tinha nos tatames quando disputava os campeonatos de karatê”, explica Lúcia Ramos, tia do homenageado.

Na avaliação do vereador Braz, é uma homenagem valiosa tanto para a família quanto para os vizinhos que, na convivência, perceberam o talento de João Ramos, o que eternizará sua lembrança. “Tendo em visto que fomos o autor da Emenda que disponibilizou o recurso para a construção daquele Centro Comunitário, pedimos ao prefeito que acate esse projeto e conceda a homenagem ao garoto que cresceu exatamente naquela rua e infelizmente morreu nas águas do Rio Parauapebas”, contou parlamentar.

Mas, as propostas de homenagens foram abertas com a Indicação 240/2020, de autoria do vereador Zacarias Marques (PP) que propõe estudo de viabilidade para que seja feita a mudança de nomes e números de travessas, ruas e avenidas com o objetivo de homenagear pessoas vivas ou prestar tributos póstumos. “Acredito que Parauapebas caminhando para seus 33 anos de emancipação política se faz necessário que as pessoas conheçam sua história. E como fazer isso se as ruas continuam levando letras e números? Então essa é uma forma de trazer exemplos de outras cidades que nas suas placas de identificação consta exatamente nomes de seus pioneiros”, conclui Zacarias Marques.

Quem chamou a população para a discussão foi o vereador Marcelo Parcerinho, que propôs a realização de audiência pública para deliberar sobre a regulamentação do transporte público via aplicativo. “Não só ouvir os operadores, mas, também os usuários; nem apenas o passageiro individual, pois, pode ser empresa. Hoje tem até prefeituras que utilizam o serviço do transporte por aplicativo”, relata Marcelo, dando conta de que a modalidade já foi discutida no Senado e isso abriu para que os municípios regularmente.

Publicidade

Veja
Também