Publicidade

Índios ameaçam interditar portaria da VALE no dia 19 de abril

No dia 19 de abril comemora-se em todo o Brasil o Dia do Índio, porém, os índios de Parauapebas não tem muito o que comemorar e já anunciaram que caso não tenham suas reivindicações atendidas, irão fazer uma grande manifestação na Portaria que dá acesso às minas, aeroporto e núcleo urbano de Carajás, pela Estrada Raymundo Mascarenhas.

A informação foi repassada por líderes indígenas na semana passada para as equipes de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar e do Jornal Tabloide, em ocasião de uma visita feita pelos jornalistas à “Casa do Índio”, que fica localizada nas proximidades do aeroporto de Carajás.

Saraiva publicidade

Os indígenas denunciaram o descaso por parte da Mineradora Vale e de outras autoridades, que segundo eles, não estão dando a atenção devida para a casa de apoio que recebe vários indígenas doentes e com outras necessidades que precisam de acesso a hospitais ou ao município de Parauapebas, tendo em vista que a aldeia fica distante da cidade.

Pequena e consequentemente com capacidade para cerca de 20 pessoas, no dia em que recebeu a visita de nossa equipe de reportagem, a “casa de apoio” contava com aproximadamente 300 pessoas, segundo os indígenas representantes das aldeias Kateté, Djudjê-kô e Ôodjã.
Com a falta de espaço, a alternativa que os índios encontraram foi se abrigar em barracas, o que torna o local insalubre, principalmente pelo fato de que a maioria das pessoas que lá fica está com algum tipo de doença.

A “Casa do Índio” tem apenas dois banheiros na parte externa, que diga-se de passagem estão em condições desumanas. No interior há uma pequena cozinha que funciona no mesmo cômodo da enfermagem. Uma dispensa pequena é utilizada para guardar mantimentos de um lado e do outro ficam os prontuários e alguns medicamentos básicos.

Os representantes indígenas pedem urgentemente uma resposta da Mineradora Vale, caso contrário, eles afirmaram à nossa equipe que irão fazer uma grande manifestação na Portaria de Acesso à Carajás no próximo dia 19.

Comissão de direitos humanos
Em meados do segundo semestre do ano passado a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Parauapebas visitou o local e viu de perto o total abandono e descaso para com os indígenas na “Casa do Índio”. A comissão foi formada pelos parlamentares Israel Pereira, o Miquinha (PT) e Maridé Gomes (PSC). A visita ocorreu após os índios irem até a Câmara pedir ajuda aos políticos.

Reportagem e fotos: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu