Pesquisar
Close this search box.

Evangélicos recebem comenda na Câmara de Parauapebas

A tarde de hoje (11) foi especial para 9 pastores evangélicos que receberam em Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal de Parauapebas uma comenda em alusão ao Dia Municipal do Evangélico que é comemorado anualmente no dia 11 de junho.

A comenda foi um projeto da bancada evangélica do Poder Legislativo que foi aprovado por unanimidade e que visa homenagear evangélicos que estão em destaque em Parauapebas.

Vice-prefeita participa
A vice-prefeita de Parauapebas Ângela Pereira que também é evangélica esteve presente na homenagem na Câmara de Parauapebas e afirmou estar feliz pela homenagem feita aos evangélicos pelos vereadores. “Sou feliz por também fazer parte desta família de evangélicos, e ao mesmo tempo estar através da palavra de Deus ajudando as famílias de nossa Parauapebas a andarem no caminho correto”, afirmou a vice-prefeita, acrescentando ainda que a homenagem feita pela Câmara de Vereadores é positiva.

A lei instituindo o dia 11 de junho como Dia Municipal do Evangélico atende a requerimento do então vereador Francisco Romão Júnior, que escolheu a data como referência ao dia 11 de junho de 1911, quando os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren aportaram em Belém e plantavam a primeira semente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no país.
Em Parauapebas a população evangélica é bastante grande, tendo em vista que só da igreja Assembleia de Deus Missão, existem por vários bairros da cidade mais de 70 congregações, sem contar com outras dezenas de igrejas de outras denominações evangélicas.

 

Governo Federal avalia a possibilidade de contratar médicos estrangeiros para os interiores

Buscando resolver o problema da falta de médicos no país, o governo federal avalia a possibilidade de contratar médicos estrangeiros para atuar nas regiões mais carentes do país. A possível solução está sendo debatida.

No Pará, são cerca de 6600 médicos, sendo que mais de 70% atuam em Belém. Mesmo com essa quantidade de profissionais, todos os dias muita gente volta para casa sem atendimento, depois de esperar horas nas filas dos postos de saúde. Nos municípios do interior, a situação se agrava.

Representantes da Assembleia Legislativa do Pará, da Câmara Municipal de Belém e do Conselho Federal de Medicina discutiram a medida. O deputado federal de mato grosso, Luis Henrique Mandetta, também participou da reunião.

O deputado do MT veio a capital falar sobre políticas públicas na área da saúde:

Não se vai conseguir atrair de uma maneira sustentável médicos que permaneçam nas comunidades mais carentes desse país, sem que o vinculo de trabalho seja qualificado, sem que a pessoa saiba que ela vai ter uma carreira, que ela vai poder chegar e ficar um tempo, como é o Ministério Público, como é o Judiciário, enfim, uma série de carreiras de estado. Se for simplesmente a contratação para ficar um, dois anos, não resolve, como não vem resolvendo a muito tempo

“Nós temos também questões relacionadas ao financiamento da saúde, hoje nós temos uma Comissão no Congresso Nacional discutindo como regulamentar a responsabilidade da União, já que o Governo do Estado é obrigado em 12% das suas receitas em saúde, o município 15% e a união está desobrigada de um percentual mínimo. Então, isso precisa de uma mobilização de todo o Congresso Nacional, da sociedade, para que a gente possa ter um sistema de saúde que a gente deseja e sonha tanto”, afirma ainda o deputado.

Para o Conselho Federal de Medicina, importar médicos não é problema, desde que os profissionais façam a prova obrigatória para o exercício da medicina no Brasil. “Nós concordamos com a vinda dos médicos para o Brasil, desde que eles façam a revalidação do diploma”, ressalta Waldir Monteiro, do Conselho Federal de Medicina.

Fonte: G1

Euclides de Souza é o novo secretário de agricultura de Eldorado do Carajás

Com um currículo extenso e experiência de sobra e muita simpatia, Euclides Alves de Oliveira Sousa passará a comandar a Secretaria de Agricultura de Eldorado do Carajás.

Euclides de Souza começou a trabalhar na Prefeitura de Eldorado do Carajás como Assessor de Comunicação ainda em 2005, foi também Coordenador Voluntário da Defesa Civil, presidiu a Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Eldorado do Carajás por dois mandatos (2007, 2008, 2009 e 2010), foi vice prefeito na gestão 2009-2012, Euclides foi ainda Secretário de Planejamento e implantou o CredPará dentro da pasta, onde liberou mais de R$ 500 mil reais em microcrédito e foi também Secretário de Obras.

No setor rural, Euclides ajudou a criar o Programa Mais Leite e organizou três caravanas de produtores para fora do Estado, duas para a Embrapa Gado de Leite, foi o organizador do Pará Fest Leite e incentivou a publicação do livro “A Sustentabilidade da Pecuária Leiteira no Pará”.

Reportagem e foto: Salém Campos

Delegado Bruno Fernandes assume delegacia de polícia em Eldorado

Foi apresentado na manhã desta última segunda-feira (10) na Câmara de Vereadores o novo Delegado de Polícia Civil de Eldorado do Carajás. Trata-se de Bruno Fernandes da Silva que irá substituir o Delegado Elias Jorge Frances, que comandou a segurança de Eldorado por três anos e agora atuará na cidade de Breu Branco.

Na cerimônia estiveram presente o prefeito Divino Campos, a primeira dama Valeria de Oliveira, vários secretários de governo do município, comerciantes e representantes de associações organizadas que lotaram a planária da casa, sendo que o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular Alexandro Brelaz fez a abertura do evento com uma oração.

O advogado Sergio Soares de Moraes falou em nome dos empresários e cobrou do delegado Bruno atenção redobrada, pois os comerciantes são vítimas constantes de criminosos onde ocorrem assaltos constantemente.

Valmir Gomes Solidade presidente da Casa de Leis, falou da grande importância e das dificuldades de Eldorado, dos mais de trinta projetos de assentamentos e como representante legal do povo que clama por segurança, pediu para a autoridade que está chegando, que ofereça uma segurança à altura dos anseios deste povo.

Divino Alves Campos, prefeito de Eldorado disse que a troca do delegado foi um pedido do povo e atendendo este povo, ele encaminhou ofício para o Governo do Estado sugerindo a substituição do delegado de polícia Elias Jorge Francês. O prefeito, na oportunidade cobrou do novo delegado uma segurança a altura não só dos comerciantes, mas também das pessoas humildes que moram nas ruas mais afastadas.

O delegado Elias em todo o tempo que comandou a segurança em Eldorado fez um trabalho importante, colocou na cadeia vários estupradores de crianças onde os mesmos foram condenado pela justiça, combateu com mão de ferro o tráfico de entorpecentes e tratou de modo igual os ricos e as pessoa de baixa renda.

Reportagem e foto: José Salém

Michelle Santos, da Escola Plácido de Castro, é eleita Miss Natureza 2013

Aconteceu na tarde de ontem (10), no hall principal do Unique Shopping Parauapebas, a escolha da Miss Natureza 2013, evento que faz parte do calendário da 18ª Semana do Meio Ambiente. O concurso foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O meio ambiente serviu de inspiração para as fantasias de nove representantes das escolas públicas e privadas de Parauapebas, seguindo uma regra básica: a matéria-prima deveria ter vindo do lixo.

As nove escolas que se inscreveram na competição, Carlos Henrique, Carlos Drummond, Paulo Freire, Plácido de Castro, Benedito Monteiro e Cecília Meireles (municipais); e Sophos, Evolução e Escola Adventista (particulares), levaram suas torcidas e animaram a competição. Antes do início da competição alunas da Escola Modelo mostraram seus trabalhos com confecção de peças de vestuário feitas de material reciclado.

Na oportunidade, o secretário municipal de Meio Ambiente, Zoênio Silva, elogiou as fantasias e a beleza das competidoras, e agradeceu ao apoio das escolas e da Semed (através do Projeto de Educação Ambiental-PEA), responsável pela divulgação junto às escolas e pelo transporte dos alunos, além do apoio no planejamento do concurso.

Uma mesa avaliadora foi formada pelo secretário municipal de Cultura, Chico Brito; assessora da Secretaria de Cultura, Patricia Oliveira; e pela secretária municipal de Assistência Social, Leudicy Leão, para avaliar os aspectos descritos no edital que fora enviado às escolas durante o período de inscrição para a disputa.

Após o desfile de cada aluna, foram contabilizados os pontos, havendo um empate entre quatro escolas (Carlos Henrique, Paulo Freire, Plácido de Castro e Sophos). Novamente, as representantes tiveram que desfilar para o desempate. No final, após nova avaliação dos jurados, Zoênio Silva anunciou Michelle Santos, estudante de 14 anos da 8ª série da escola municipal Plácido de Castro, como vencedora do Miss Natureza 2013.

Michelle receberá troféu e faixa de Miss Natureza, assim como o prêmio de R$ 1.500 na noite da próxima sexta-feira (14), antes dos shows regionais que irão animar a Praça de Eventos, no encerramento da Semana do Meio Ambiente.

Reportagem: Anderson George / Foto: Irisvelton Silva

 

Dia Municipal do Evangélico é pouco lembrado em Parauapebas

Poucas pessoas, inclusive os evangélicos sabem, porém, hoje é comemorado na cidade de Parauapebas o Dia Municipal do Evangélico. A lei de nº 3.196/98 foi sancionada pela então prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita, em junho de 1998.

A lei instituindo o dia 11 de junho como Dia Municipal do Evangélico atende a requerimento do então vereador Francisco Romão Júnior, que escolheu a data como referência ao dia 11 de junho de 1911, quando os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren aportaram em Belém e plantavam a primeira semente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no país.

Em Parauapebas a população evangélica é bastante grande, tendo em vista que só da igreja Assembleia de Deus Missão, existem por vários bairros da cidade mais de 70 congregações, sem contar com outras dezenas de igrejas de outras denominações evangélicas.

Professores e alunos participam de exposição de ensino especializado

Cerca de 300 alunos da rede pública de ensino prestigiaram a exposição sobre autismo, cegueira, surdez, deficiência intelectual e deficiência múltipla, realizada pelos professores que participaram do curso de Atendimento Educacional Especializado, promovido pela Rede Nacional de Formação Continuada (Renafor), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Realizado na quadra esportiva da escola municipal Carlos Henrique, o evento marcou a culminância dos módulos desenvolvidos ao longo do curso. Segundo Daniel Evangelista, tutor do curso, o objetivo da ação foi compartilhar o material didático disponível e melhorar o processo de ensino-aprendizagem em relação à diversidade, assim como a forma de utilização dos recursos oferecidos no município com acessibilidade ao conhecimento.

“Hoje, trabalhamos com educação inclusiva, em que todos os alunos com deficiência estão incluídos nas escolas da rede, convivendo com crianças que não possuem deficiência. Precisamos evoluir a cada dia no processo e práticas de ensino para esses alunos”, declarou Daniel Evangelista.

As professoras de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Jucicleide Mota e Nazaré Viegas, participaram da exposição com a adaptação de materiais como jogos em Libras. Segundo as educadoras que fazem parte do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napp), a ação serve para mostrar o trabalho que já é desenvolvido no município.

Atualmente, 17 escolas da rede municipal de ensino, compreendendo ensino infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), possuem o ensino de Libras duas vezes na semana dentro da disciplina de português.

Educadora no município há três anos, Liege Caldas leciona na sala de recurso da escola municipal Faruk Salmen, que possui 11 alunos especiais. A professora participou da exposição com um grupo que explicou sobre o autismo e falou da importância de novos aprendizados e do desafio de trabalhar com alunos especiais.

“O curso trouxe novidades como síndromes que não tínhamos conhecimento. Sempre trabalhei com educação especial e é muito prazeroso ver o sorriso no rosto das crianças e acompanhar o desenvolvimento delas. Aprendo todos os dias”, declarou a educadora.

Na avaliação da estudante Cláudia Soares, do 7º ano, a exposição foi muito legal, apresentando atividades diferentes. “Gostei muito de participar, pois quero muito aprender Libras para conversar com meus colegas”, frisou a aluna.

Reportagem: Liliane Diniz

SEMOB inicia interligação de vias para melhorar o fluxo de trânsito na Estrada Faruk Salmen

Com o objetivo de melhorar o fluxo de trânsito na cidade, a Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), iniciou nesta segunda-feira (10) os serviços para interligação da Rodovia PA 275 com a estrada Faruk Salmen. O projeto da obra levou em consideração o percurso que envolve o menor número de desapropriações, assim como o aproveitamento das vias que já existem no Bairro Jardim Canadá.

A conclusão dos serviços está prevista para 90 dias. A partir de então, a Estrada Faruk Salmen terá mão única no percurso da Delegacia de Polícia à Rua 14, reduzindo o fluxo de trânsito no trecho, considerado um dos mais críticos da cidade. Já o sentido contrário será pela Rua 16, passando pelo Bairro Maranhão e Jardim Canadá.

De acordo com o engenheiro Cleverland Carvalho, da Secretaria Municipal de Obras (Semob), os pontos do novo acesso que necessitam de asfalto e iluminação receberão esses serviços, incluindo também a via que dá acesso à Praça da Bíblia. Os recursos para execução da obra são todos municipais.

O empresário Sebastião Marques Vicente Filho, que mora na Rua 16, esquina com a Rua A, considera a interligação como de suma importância para a fluidez do tráfego de veículos. “É uma obra que esperávamos há muito tempo e vai beneficiar muita gente, tanto quem mora aqui perto quanto quem utiliza essas vias de trânsito, pois o tumulto da Faruk Salmen vai diminuir”, afirma o empresário.

A execução da obra é mais uma confirmação do compromisso firmado pelo prefeito Valmir Mariano com um trânsito seguro em Parauapebas. “Desde o início do ano, já alteramos sentidos de via, implantamos semáforos e resolvemos problemas em duas rotatórias. Além disso, o DMTT tem desenvolvido diversas ações preventivas e corretivas. Mas isso é só o começo, pois vamos trabalhar muito mais para a segurança no trânsito de nossa cidade”, afirma o prefeito Valmir Mariano.

Reportagem: Karine Gomes

Programa “DMTT Mais Perto de Você” beneficia Palmares II

Na última quinta-feira (6), a população do Bairro Palmares II recebeu pela primeira vez uma equipe do Departamento Municipal de Transporte e Transito (DMTT) para discutir problemas de segurança no trânsito daquela comunidade.

Na vila, o diretor do DMTT, Rafael Cristo, ouviu reclamações e sugestões dos moradores sobre instalação de postos do órgão, faixas de pedestres, estacionamentos para veículos pesados, sinalização, superlotação de vans e outros questionamentos.

“Essa visita é de caráter técnico”, enfatizou Rafael Cristo, admitindo que nunca houve fiscalização na história de Palmares II e que essa primeira visita tinha como objetivo receber as demandas da população e que o departamento já está preparando campanhas educativas para o bairro.

O diretor apresentou as propostas do DMTT para evolução do sistema de trânsito e adequação do sistema de transporte público de toda a cidade. Na opinião do mototaxista Genilson Gonzaga, que vive há 19 anos na região, o DMTT está de parabéns pela iniciativa.

Segundo Rafael Cristo, o Departamento de Trânsito continuará com mais visitas em outras áreas de Parauapebas, no intuito de verificar junto a essas comunidades formas de programar o sistema de trânsito no município.

Reportagem: Anderson George

SPCDM realiza treinamento inédito com o Corpo de Bombeiros

Em uma iniciativa inteiramente nova a SPCDM (Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral) em parceria com o Corpo de Bombeiros de Parauapebas promoveu um treinamento para resgate em mina subterrânea na área do projeto que capacitou cerca de 15 militares da corporação. O acordo não é uma obrigação da empresa, mas sim um compromisso dela com o desenvolvimento da região que atua.

A parceria firmada entre a empresa e o Corpo de Bombeiros poderá durar por toda a vida útil da mina. Além da necessidade de envolvimento direto do órgão em razão do Plano de Atendimento a Emergência da SPCDM, o Corpo de Bombeiros solicitou a capacitação com a justificativa de não possuírem experiência no resgate em mina subterrânea. “Até o momento ainda não houve ocorrências em minas subterrâneas com o envolvimento do órgão na região. E esperamos que nunca ocorra, mas é sempre importante estarmos preparados”, relata o Capitão Charles Catuaba do Corpo de Bombeiros de Parauapebas.

A importante troca de conhecimento e experiências aconteceu na semana passada. Larissa Herzog, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SPCDM, explica que a capacitação teve duração de três dias cumprindo uma carga horária de 24 horas. “A reciclagem das técnicas de resgate, salvamento e combate a incêndio em mina subterrânea apresentadas no curso poderá acontecer nos meses seguintes”, enfatiza Larissa.

Responsável pelo treinamento, o Departamento de Segurança do Trabalho da empresa treinou também 56 colaboradores voluntários de diversas áreas do projeto, formando a Brigada de Emergência, que estarão à frente, junto com a corporação militar, em casos reais de emergência na mina. “Os colaboradores ficaram animados com o treinamento, nossa equipe interna é muito bem preparada para eventuais ocorrências”, pontua Larissa.

Parauapebas é a 4ª cidade com mais acidentes de motocicleta no Pará

No Pará, é cada vez maior o número de pessoas que preferem a motocicleta ao invés do veículo motorizado de quatro rodas. Os motivos são simples: praticidade, facilidade de circulação e economia. Além de serem ferramentas de trabalho para muitas pessoas. Paralelamente a isso, os acidentes com motociclistas tiverem um aumento no Pará de 586% nos últimos em sete anos.

Conforme uma pesquisa realizada pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) divulgada nesta segunda-feira (10). O período corresponde aos anos de 2004 a 2011.Belém, lidera a lista de cidades do Pará com o maior número de ocorrências (3.254), Ananindeua (909), Marabá (570) e Parauapebas (504) ficando na quarta posição. As mortes também aumentaram neste mesmo período (2004-2011): 296%. Destes acidentes, a maior parte decorre da imprudência.

No site do Detran do Pará, há algumas regras importantes para que os motociclistas tenha uma direção mais segura que devem ser seguidas a risca:

  • Ser habilitado na categoria A.
  • Pilotar sempre com o capacete de segurança a viseira ou óculos protetores.
  • Não deve “costurar” o trânsito entre veículos em movimento. 
  • Deve saber usar os freios com habilidade ou seja, sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora da freagem. É bom você lembrar que além de ajudar a parar, o freio traseiro mantém o equilíbrio da moto. 
  • Cuidado com os cruzamentos: sempre pare e olhe antes de passar. Ocupe adequadamente seu espaço nas ruas e nunca divida a mesma faixa com outros veículos. 
  • Atenção aos motoristas à sua volta. Lembre-se de que em cruzamentos sem semáforos, a preferência é sempre do pedestre. 
  • Pare antes da faixa.
  • Use roupas claras e protetoras.
  • O passageiro deve manter-se agarrado à sua cintura e usando capacete.
  • Não transporte criança até 7 anos de idade. 
  • Não transporte mais de um passageiro.
  • Transitar com farol aceso (mesmo de dia) 

Infelizmente, boa parte dessas regras não seguidas em Parauapebas. Mas, o DMTT começa a atuar afim de coibir a infrações das regras básicas.

Deixe seu comentário