Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura beneficia 1500 alunos com nova Escola de Ensino Fundamental

Na próxima segunda-feira (05), o prefeito Valmir Mariano e a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, entregam à população do bairro Bela Vista a nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Laura. A construção de novas unidades educacionais faz parte do plano de governo que prevê a melhoria da estrutura da rede municipal de ensino.

A Escola funcionava em um local alugado desde 2012 e agora terá prédio próprio com todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. Com 12 salas de aula, laboratório de informática, sala de arte e reforço, biblioteca, bloco administrativo, refeitório, quadra coberta, almoxarifado e acessibilidade para receber alunos cadeirantes.

Com a inauguração da nova escola, a Secretaria Municipal de Educação desativa uma das extensões que funcionava também em um prédio alugado. A nova unidade vai atender a 1500 alunos nas faixas etárias de 06 a 12 anos (nos ciclos iniciais), de 12 a 18 anos (nos ciclos finais) e de 15 a 60 anos (na Educação de Jovens e Adultos-EJA).

Ao todo foram investidos R$ 2.839.367,16 nas novas instalações que irão atender à população do bairro Bela Vista e garantir aos alunos um lugar agradável e propício para o desenvolvimento adequado do ensino-aprendizado.

Homenagem – A nome da escola é uma homenagem à missionária e educadora Laura Martins Carvalho, conhecida como Irmã Laura. A Missionária que nasceu em julho de 1940, no estado do Rio Grande do Sul, chegou ao Pará em 1985. Ela prestou serviço no município de Curionópolis até 1989, quando foi transferida para Parauapebas. Seu trabalho começou no CEDERE II (Centro de Desenvolvimento Regional), hoje município de Canaã dos Carajás, onde permaneceu até maio de 1995.

Em Parauapebas, Irmã Laura participou de várias formações de professores, de planejamento pedagógico em companhia da professora Januária Rodrigues, Irineu Dal e Padre Ney Francisco da Silva, onde apresentou o projeto da Cartilha de Alfabetização; lecionou às disciplinas de Redação, Educação Artística, Fundamentos da educação, Psicologia, Didática e Metodologia no curso formação de professores. Apresentou e orientou a execução do projeto de reciclagem aos professores. Foi coordenadora de Ensino na área rural e supervisora de várias escolas, entre elas: Escola Municipal Tancredo Neves.

Irmã Laura foi incansável na pregação da fé cristã e na formação de lideranças, destacando-se como grande missionária educadora a serviço do povo. A educadora mudou-se de Parauapebas em 1995 e faleceu em 07 de março de 1996.

Antes de partir, deixou uma mensagem aos educadores de Parauapebas. “Levo comigo a alegria de dever cumprido. Muitas vezes as pessoas diziam que eu trabalhava demais. Hoje eu sinto a satisfação de ter trabalhado intensamente porque o tempo é breve”. Irmã Laura.

Serviço
Inauguração / Escola Irmã Laura
Local: Escola de Ensino Fundamental Irma Laura (Rua Aurélio Dias – Acesso pela Rua Bom Jardim – Bela Vista)
Data: 05/08/2013 (segunda-feira)
Hora: 09h

FAP 2013: Siproduz realiza blitz neste sábado (3) para divulgar a Cavalgada

Mesmo antes de ser lançada oficialmente, o clima da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) já está no ar em Parauapebas. E para animar ainda mais, neste sábado (03), o Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (SIPRODUZ), realizará uma blitz no cruzamento da Rua 10 com rua “F” a partir das 8h00min, com o objetivo de divulgar a Grande Cavalgada da FAP 2013 que acontecerá dia 24 de agosto, uma semana antes da abertura oficial da Feira de Agronegócios de Parauapebas.

Com o tema: “UNIÃO, FORÇA E TRABALHO: O AGRONEGÓCIO UNINDO FORÇAS PARA GERAR DESENVOLVIMENTO”. A Feira de Agronegócios de Parauapebas deste ano vai difundir a maior valorização e a união do homem do campo e da cidade, seja ele pequeno médio ou grande produtor rural. Os interessados para cadastrar suas comitivas para a Cavalgada da FAP 2013 podem colher melhores informações no local da blitz ou entrar em contato com os organizadores pelo telefone (94) 9132-6692 (Fabrício Abrahão).

Mesmo com quadro de mais de 600 funcionários, Hospital Municipal de Parauapebas deixa a desejar

Não é de hoje que o Hospital Municipal Teófilo Soares (HMP) vem sendo motivo de várias críticas e reclamações oriundas de populares que precisam dos serviços de um dos maiores hospitais públicos da região.
Falta de médicos, atendimento péssimo por parte de servidores públicos e falta de medicamentos e equipamentos quebrados são as principais reclamações que sempre chegam à imprensa.

De acordo com informações da própria Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Hospital Municipal de Parauapebas Teófilo Soares atende uma média 12 mil pacientes por mês, incluídos nestes números atendimentos realizados no pronto socorro e na maternidade.
Para conseguir atender esta grande demanda de usuários, uma grandiosa equipe de mais de 600 servidores atua no HMP, entre eles, 66 médicos, 31 enfermeiros e 200 técnicos de enfermagem.

O Hospital Municipal de Parauapebas conta com maternidade, enfermaria, pronto socorro, centro cirúrgico, farmácia, laboratório e a central de imagens (raio x e ultrasom) e UCI neo natal.

Para a dona-de-casa Maria Aparecida Gomes de Araújo, de 56 anos de idade, o sofrimento que os moradores de Parauapebas e região são obrigados a passar no Hospital Municipal de Parauapebas não é de hoje. “Infelizmente eu já passo por esse sofrimento há muitos anos. Entra prefeito e sai prefeito e parece que as coisas só pioram. Esses nossos governantes precisam investir mais na área da saúde, afinal, infelizmente a saúde de nossa cidade está na U.T.I”, destacou.

Estado de saúde do ex-presidente José Sarney piora e ele vai para UTI

O senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) foi transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta de 22h30min desta quinta-feira, 1, depois de apresentar um “quadro de febre acompanhado de tremores”. Boletim divulgado pelo hospital no fim da noite informou que exames laboratoriais indicavam “derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito”.

O estado de saúde do senador, que tem 83 anos, agravou-se no sábado à noite, pouco depois de ele participar, em São Luís (MA), da cerimônia de casamento de sua neta Maria Adriana – filha do empresário Fernando Sarney. Já no final da festa ele começou a apresentar febre e calafrios e foi levado às pressas para o UDI Hospital, da capital maranhense.

Examinado e medicado, Sarney passou um fim de semana tranquilo e, na segunda-feira de manhã, um boletim médico do hospital informava que ele havia reagido bem ao tratamento. Ainda assim, a família achou mais seguro transferi-lo para São Paulo, onde chegou, com seus dois médicos, na manhã da terça-feira.

A governadora Roseana Sarney, filha do senador, já começava a cancelar toda a sua agenda no governo e se preparava para acompanhá-lo a São Paulo.

Em São Paulo, o senador passou a ser atendido pelas equipes dos médicos David Uip e Roberto Kalil, auxiliados por dois profissionais maranhenses – Carlos Gama e Denílson Almeida. Um primeiro boletim do Sírio Libanês, divulgado na quarta-feira às 17 horas, dizia que seu estado era “estável”. Durante esta quinta-feira, ele permaneceu no quarto, sem novos exames nem boletins da equipe médica.

Confira a íntegra do boletim médico divulgado às 22h45 pelo Sírio Libanês:
“No início da noite de hoje (01/08/2013), o paciente José Sarney apresentou quadro de febre acompanhado de tremores. Submeteu-se a exames laboratoriais e de imagem. As tomografias de encéfalo, seios da face e abdome demonstraram derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito. Por conta dos novos achados, clínicos e laboratoriais, a equipe médica optou pela transferência do paciente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O paciente está sendo atendido pelas equipes dos Profs. Drs. David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama. Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira (diretor técnico), Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão (diretor clínico)” (Estadão)

Deixe seu comentário