Pesquisar
Close this search box.

Feira de Agronegócios de Parauapebas acontecerá de 3 a 11 de setembro

Muitas informações desencontradas e até mesmo boatos estavam circulando pelo município e região, dando conta que a edição 2016 da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) não seria realizada, ou que seria realizada após as eleições que acontecem em outubro.

Para tirar todas as dúvidas e dar um fim na boataria, a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar entrevistou Luciano Sartório, atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (SIPRODUZ), que assumiu o cargo no lugar de Marcelo Catalão, licenciado por conta de ser pré-candidato a prefeito.

Durante a entrevista, Luciano confirmou que a Feira de Agronegócios de Parauapebas acontecerá no período de 3 a 11 de setembro no Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, sendo que a Feira da Catira abrirá oficialmente o evento no dia 27 de agosto.

Cavalgada da FAP 2016

A grande cavalgada da Feira de Agronegócios de Parauapebas será realizada na manhã do dia 3 de setembro (sábado), sendo que a organização do evento promete muitas novidades, entre elas, a não autorização em hipótese alguma de som automotivo durante o evento. “Queremos fazer uma bela cavalgada, e para tal, estamos tomando algumas medidas para abrilhantar ainda mais o nosso evento”, disse Luciano Sartório que divulgou em primeira mão ao Pebinha de Açúcar que a organização da FAP está programando um festival de som automotivo nas dependências do Parque de Exposições logo após as programações da cavalgada.

Luciano Sartório - Presidente do Siproduz
Luciano Sartório – Presidente do Siproduz

Crise

A crise econômica que atinge todo o Brasil, nos últimos anos vem fazendo com que as feiras agropecuárias da região sejam mais “tímidas” em relação a outras edições. De acordo com o presidente do Siproduz, Luciano Sartório, em Parauapebas este ano não será diferente. “Como todo o Brasil passar por uma mudança de negócios, teremos uma feira diferente tentando buscar o melhor possível para o município de Parauapebas, até porque tínhamos um status de cidade rica, porém, devido à crise econômica, vamos precisar nos adaptar e fazer uma FAP que gere menos gastos”, disse.

Shows

Durante a entrevista cedida ao Portal Pebinha de Açúcar, o Presidente do Siproduz, Luciano Sartório, afirmou que as trações musicais da Feira de Agronegócios de Parauapebas 2016 ainda não foram definidas pela direção do sindicato. “Ainda estamos em processo de negociação com empresários e agentes de shows e em breve divulgaremos através de entrevista coletiva a lista completa dos shows que animarão a nossa feira este ano, porém, a população de Parauapebas pode ficar tranquila que iremos tentar trazer as melhores atrações da atualidade”, relatou Sartório.

Implantação de Porto Seco é discutida em Parauapebas durante evento

Na última terça-feira (26) o auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP), foi palco de uma importante mesa de debates que tratou sobre a possibilidade de se implantar um porto seco em Parauapebas.

A iniciativa do evento foi do Diretório Municipal de Parauapebas do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e foi considerada pelos organizadores e público presente um sucesso, tendo em vista que técnicos do Porto Seco Centro-Oeste participaram dos debates e tiraram as dúvidas necessárias.

Sabendo do potencial de Parauapebas, da região e da interligação com a Estrada de Ferro Carajás (EFC), assim como estamos no KM 0 da Ferrovia Norte Sul e com uma plataforma avançada na cidade de Gurupi, no Tocantins, viemos aqui para ver as condições para a instalação de um porto seco em Parauapebas, afinal, percebemos que a região necessita de uma plataforma e credenciamento para importação e exportação através de um porto seco”, relatou Sérgio Hajjar que faz parte do Conselho Fiscal do Porto Seco Centro-Oeste.

Para o presidente do Diretório Municipal do PSB, Sérgio da Anagráfica, o evento foi bastante produtivo e importante. “Nós que estamos aqui em Parauapebas a vários anos sabemos da força que nosso município tem, principalmente na extração de minérios, e com certeza o porto seco além de gerar empregos diretos e indiretos, vai dar uma guinada em nossa economia. Sabemos da importância desse projeto e se Deus quiser nos próximos anos iremos implantar aqui em nossa cidade”.

Quem também participou do evento, foi o ex-gestor e agora pré-candidato a prefeito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Darci José Lermen, que em seu pronunciamento foi enfático. “A economia de Parauapebas precisa reagir e com a futura instalação de um porto seco, poderemos mostrar mais uma vez para todo o Brasil a potência que é Parauapebas economicamente”, disse.

Porto Seco ou EADI – Estação Aduaneira Interior- é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada, via férrea e/ou até aérea. Além de seu papel na carga de transbordo, portos secos podem também incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias, manutenção de transportadores rodoviários ou ferroviários de carga e de serviços de desalfandegamento.

Com o uso dos portos secos, as mercadorias exportadas já chegam aos portos marítimos prontas para o embarque, enquanto que no caso das importações pode-se tirar as mercadorias dos portos marítimos mais cedo, onde a armazenagem custa substancialmente mais caro.

Bombeiros controlam incêndio de grandes proporções em Parauapebas

Mais uma vez as queimadas voltaram a dar “dor de cabeça” para populares e homens do Corpo de Bombeiros em Parauapebas. Dessa vez, o incêndio de grande proporção foi registrado em uma grande área de uma fazenda denominada “Sítio Montanha Sagrada”, que fica por trás da UPA do Bairro Cidade Jardim.

De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros à reportagem do Portal Pebinha de Açúcar, eles foram acionados na última terça-feira (26) para tentar controlar o incêndio, chegaram ao local por volta das 16h00 e só conseguiram controlar a queimada na área verde por volta das 20h00.

O trabalho dos bombeiros foi bastante dificultoso devido o fogo ter se alastrado rapidamente pelo fato da vegetação estar seca. Eles usaram retroescavadeiras dos proprietários da fazenda e ainda tiveram o reforço de carros pipas que foram cedidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP).

A queimada de grandes proporções chegou a consumir grande parte do pasto da fazenda, porém, graças ao trabalho incansável dos bombeiros, um grande morro que está em uma área de proteção ambiental, foi preservado, tendo em vista que o fogo foi contido.

Motorista atropela e mata duas vacas na PA-275 e é ‘salvo’ pelo airbag

José Antônio, conhecido como “neguinho do som”, de Eldorado do Carajás, levou um susto danado por volta das 4h00 da manhã desta quarta-feira (27), quando trafegava na PA-275, nas proximidades da Fazenda São Marcos, em Parauapebas.

De acordo com informações chegadas à reportagem do Portal Pebinha de Açúcar, “neguinho do som” não percebeu que duas vacas escaparam do pasto de uma fazenda e estavam no meio da PA-275 no momento que ele trafegava com seu carro e acabou colidindo em cheio com os animais que acabaram morrendo.

O impacto foi tão forte que a frente do carro de “neguinho do som” ficou bastante danificada e os animais foram arremessados, porém, por estar usando o cinto de segurança do veículo e pelo motivo do carro conter sistema de airbag, o condutor teve sua vida salva.

Acordo

Segundo informações, o proprietário da fazenda de onde as vacas acabaram escapando para a PA-275 e o condutor do veículo, entraram em um acordo para que os danos materiais sejam pagos pelo fazendeiro.

Igreja na Praça São Francisco é furtada novamente

Enquanto as obras de revitalização da Praça São Francisco não são finalizadas em Marabá, a população padece perante a ação de bandidos. No último fim de semana o alvo foi novamente a Igreja São Francisco, de onde foram levados alimentos e um botijão de gás. De acordo com Cláudio Silva Feitosa, zelador da Igreja, o furto só foi percebido quando ele chegou para trabalhar na manhã de sábado (23).

“O arrombamento foi na frente da Igreja, em um depósito, que é a cozinha da pastoral. Cheguei 6h30 e a porta estava quebrada. E estava tudo pelo chão, porque eles tiraram o carvão do saco e encheram de refrigerante, água mineral e levaram outro botijão de gás. Além de quase 40 kg de carne”, confirmou.

Ele também disse que um dos frequentadores da paróquia foi até a delegacia localizada na Cidade Nova para pedir ajuda, porém o prédio não funciona nos fins de semana. Devido ao arrombamento, a porta do local, que era de madeira, foi trocada por uma de ferro e uma manifestação foi realizada em frente à Igreja em prol da comunidade, na tarde do último sábado (23).

Cartazes foram anexados aos tapumes na ocasião e ainda permanecem no local, neles estavam escritos pedidos de ajuda direcionados ao Ministério Público e às autoridades responsáveis, inclusive foi solicitada a intervenção dos vereadores. O zelador informou que a comunidade pretendia até derrubar os tapumes para diminuir a insegurança.

O Jornal Correio chegou a noticiar recentemente a onda de assaltos no local em decorrência dos tapumes colocados pela prefeitura municipal na realização de obras na Praça, além de relatar outro furto na Igreja, ocorrido há duas semanas. Cláudio relatou que os criminosos se escondem atrás das divisórias e que ele já viu homens armados observando o movimento de todos os que passam pelo “beco”.

“A Igreja mesmo está ficando fechada. Na hora que facilitar, as coisas que estão aí vão ser levadas. Um dia desses, eu vi um armado aí só esperando alguém sair do banco e era um moleque”, relatou, afirmando que senhoras que frequentam a Igreja já foram vítimas dos bandidos.

REUNIÃO

Na edição 3.006, quando foi noticiada a falta de segurança na Praça São Francisco, houve discordância entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal sobre a responsabilidade da segurança no local. O comandante do 4º BPM, o tenente coronel Denner Eudes Favacho da Rocha, informou que uma reunião seria realizada na última terça-feira (26) para definir o impasse.

Ele afirmou que seria essencial que a Guarda Municipal assumisse o papel de guardar a praça, para que a PM pudesse focar o policiamento em outras localidades. “Isso não quer dizer que a PM não vá fazer policiamento nas Praças. A gente tem feito abordagem, patrulhamento, mas para nos ajudar seria bom que a GM fizesse o papel dela já que tem efetivo para isso”, destacou.

Ele ainda falou sobre a questão do trailer que ficava na Praça e foi retirado de lá. O que, segundo ele, veio de uma recomendação do Ministério Público. “Ele estava colocado em ponto que feria uma questão legal, que são as condições de acesso para deficiente. O próprio MP nos mandou documento recomendando às viaturas”, relatou.

O secretário Municipal de Segurança Institucional, major Jorgeandre de Almeida Seade, lembrou que a Praça é da prefeitura, porém que a prevenção dos crimes é de responsabilidade da PM.

“É público e notório que temos um problema de efetivo da Guarda Municipal e a PM vinha desenvolvendo um excelente trabalho com um trailer, o que inibia os crimes na região. Mas quando tira-se um policiamento consagrado do local, a criminalidade toma conta”, ressaltou, completando que os bandidos não respeitam a GM.

Ele disse que a Guarda Municipal deve fazer um levantamento na região para que possa colocar um efetivo de 24h ou de pelo menos das 18h às 00h. “Acredito que se não houver entendimento entre a nossa secretaria e o comando da PM, vamos pedir apoio para Belém. Essa política de integração não pode ser desfeita de um momento para o outro”, confirmou.

igreja-invadida

Reportagem: Nathália Viegas / Grupo Correio de Comunicação

Deixe seu comentário