Pesquisar
Close this search box.

Perseguição, tiros e morte no sábado (10) em Parauapebas

As informações ainda são poucas, porém, uma perseguição que aconteceu na tarde deste sábado (10) pelas ruas de Parauapebas, assustou vários populares que acompanharam.

De acordo com informações de populares, um homem não identificado que estava conduzindo um veículo Jeep, acabou perseguindo três suspeitos de ser assaltantes, eles estavam conduzindo motocicleta modelo bros.

Ainda de acordo com as informações, ao alcançar os motoqueiros, o condutor do Jeep atropelou os supostos acusados e conseguiu sacar um revólver, disparando vários tiros e matando um dos homens que estavam na motocicleta. Os outros dois conseguiram escapar com vida. O crime foi registrado na rua Lauro Corona, bairro da Paz.

Segunda versão

Nossa equipe de reportagens teve acesso a uma segunda versão, contada por uma pessoa que presenciou o crime. Ela afirma que na motocicleta estavam trafegando três pessoas, sendo dois homens e uma mulher. Ao chegar na rua Lauro Corona, o motorista do Jeep teria atropelado as pessoas que estavam na motocicleta, sendo que o impacto foi bastante forte, inclusive acionando o sistema de Airbag do carro.

Ainda de acordo com a testemunha, no Jeep estavam três pessoas armadas de pistola e as mesmas já teriam descido do veículo atirando, deixando o saldo negativo de uma morte.

Continuaremos em busca de mais informações e somente as autoridades policiais poderão comentar com detalhes sobre este homicídio que foi registrado em Parauapebas, bem como iniciar as investigação para averiguar os motivos concretos da consumação do crime.

 

Umuarama Fiat Parauapebas lança o Argo em grande estilo

Argo é o mais novo lançamento da Fiat. Um carro pensado do zero, em cada um dos seus detalhes. O mais completo hatch premium do mercado que consolida o novo momento da marca no Brasil. Com muito conforto e tecnologia, você vai descobrir novos sentidos, experiências e prazeres.

E foi com o objetivo de mostrar o Argo, que a Umuarama Fiat de Parauapebas realizou na noite de ontem, 9, um happy hour, quando reuniu clientes e outros convidados para ver de perto a novidade. “Esse é um carro que ninguém dirige, mas apenas sente”, disse Pedro Almeida, consultor de vendas na Umuarama, detalhando ser um veículo diferenciado que a Fiat está colocando no mercado para surpreender a todos.

As condições para comprar o Argo são super facilitadas, podendo financiar através de diversos bancos ou Banco Fiat de 12 até 60 meses, além de um leque de oportunidades, entre elas, a troca do seminovo por um carro zero.

 

A estrela da noite foi o Argo, mas a Umuarama oferece ainda diversos carros utilitários como, por exemplo, a Toro, Strada, o Uno, entre e outros vários.

A Fiat possui excelente serviço pós-venda disponibilizando de mais de 600 concessionárias espalhadas pelo Brasil, o que significa que fica fácil ter uma autorizada perto do cliente para dar atendimento especializado em peças, acessórios e revisão.

Em Parauapebas a concessionária Umuarama fica localizada na Rodovia PA-275, km 59. Telefone: (94) 3346-1772.

 

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Facebook exclui grupo e impulsiona jovens a criar site de anúncios

O grupo Feirão Parauapebas foi um dos primeiros grupos do Facebook voltado para negociação, compra e venda, tendo como público alvo internautas de Parauapebas e região.

Foi criando em novembro de 2012, atualmente contava com quase quarenta mil membros e centenas de usuários assiduamente faziam suas postagens diárias, o que tornava impossível a verificação de cada uma, acredita-se que por esse motivo algumas pessoas fizeram postagens indevidas, o que gerou denúncias ao Facebook que posteriormente veio a excluir o grupo da sua plataforma.

Houve várias tentativas de recuperar o grupo Feirão Parauapebas junto ao suporte da rede social, porém após todas as tentativas não foi obtido sucesso. Diante tal acontecimento os administradores do grupo se sentiram impulsionados a criar um site de anúncios, onde os usuários do grupo pudessem continuar a anunciar seus produtos e serviços usando a marca Feirão Parauapebas.

As vantagens do site em relação ao grupo é o design mais “clean”, a organização dos anúncios por categorias, o controle de postagens, contagem de visualização, pesquisa de anúncios entre outras vantagens. Ainda assim os usuários poderão fazer seus anúncios de forma gratuita.

Os criadores do site acreditam que de início como em qualquer outro novo site os usuários ainda estejam tímidos em fazer suas postagens, logo porque existem outras plataformas de anúncios com grande popularidade na internet, no entanto os jovens criadores do Feirão Parauapebas trabalharão a cada dia para fortalecer a marca afim de que seja uma grande ferramenta de negociação da região de Carajás.

Acesse agora mesmo! http://feiraoparauapebas.com.br/

CMJ e Seden estão com vagas abertas para o Pronatec

Cursos são online, gratuitos e têm certificado federal. Inscrições irão até o próximo dia 14

Bastaram apenas algumas horas do dia de hoje, 9, para a Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) preencher 135 das 180 vagas em nove cursos de qualificação profissional que está oferecendo para a juventude de Parauapebas por meio do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Ministério da Educação (MEC).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) também está oferecendo cursos do Pronatec e abriu 160 vagas em oito cursos, para quem deseja ter qualificação técnica na área de turismo. Nesta sexta-feira, 75% das vagas já estavam preenchidas.

As inscrições irão até a próxima quarta-feira, 14, mas tanto a CMJ quanto a Seden acreditam que antes disso as vagas estarão completas. “O Pronatec tem peso curricular em qualquer Estado do País. São cursos com certificado federal”, atenta o professor Leonardo Nery, coordenador dos cursos da Seden, para quem o peso é um dos motivos para a grande procura pelas vagas.

Mas não só isso. Em meio à turbulência econômica no País, as pessoas estão procurando se qualificar profissional e tecnicamente. Pesquisas oficiais mostram que muitas vagas não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada, o que ocorre, inclusive, em Parauapebas.

Leonardo Nery diz que as pessoas precisam aproveitar essa oportunidade em Parauapebas, que até então estava fora dos cursos do Pronatec. “No ano passado, o governo federal ofereceu vagas, mas não vieram para cá”, lembra o professor. Em 2016, continua Nery, foram oferecidas cerca de 300 mil vagas para todo o País. Neste ano, serão dois milhões.

SOBRE OS CURSOS DA SEDEN

No caso dos cursos ofertados pela Seden, dois já não têm mais vagas: o de assistente de recursos humanos e o de assistente administrativo. Os cursos que ainda dispõem de vagas são os de promotor de vendas, agente de microcrédito, espanhol e inglês básicos, inspetor de qualidade e mensageiro. Dependendo do curso, a idade mínima é de 16 anos.

Para se inscrever, o candidato deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência e de escolaridade, tendo em vista que é exigido ensino médio completo.

Os cursos serão oferecidos em quatro etapas, que irão se prolongar até dezembro. A primeira começará dia 17 de julho. Leonardo Nery explica que, a cada etapa, novas vagas serão oferecidas. “Quem não conseguir agora, poderá fazer depois”, avisa o professor.

A Seden fechou parceria com o Instituto Federal de Parauapebas (IFPA), que irá ceder o local para as aulas. Cada turma, terá 20 alunos e um coordenador.

 

 

SOBRE OS CURSOS DA CMJ

Dos nove cursos ofertados pela CMJ, três também já não têm mais vagas: atendente de farmácia, assistente administrativo e assistente de recursos humanos. Os cursos ainda disponíveis são os de auxiliar de saúde bucal, operador de caixa, almoxarifado, sonoplasta, recepcionista e cadista para a Construção Civil.

Por a CMJ trabalhar focada no público jovem, como manda o Estatuto da Juventude, as vagas são para quem tem idade entre 15 e 29 anos. “Muitos jovens querem apenas a chance de entrar no mercado de trabalho e sabemos das dificuldades para isso. Se antes já estava ruim agora está mais difícil devido à crise. Mas o governo está se empenhando para, aqui em Parauapebas, abrir caminhos para a nossa juventude”, diz o titular da CMJ, Rafael Ribeiro.

Os cursos também terão duração de quatro meses e irão começar em agosto em escolas municipais ainda a serem definidas. Em cada classe terá no máximo 20 alunos. “Também teremos tutores para acompanhar os alunos”, diz Ribeiro.

 

SERVIÇO

As inscrições para os cursos da CMJ devem ser feitas na própria coordenadoria, localizada na rua Rio Claro, 202, bairro Beira Rio l, no horário de 8h as 14h.

As inscrições para os cursos da Seden são de 8h as 13h, na secretaria, que funciona no terceiro piso da Prefeitura de Parauapebas.

Reportagem: Hanny Amoras

EMPREGO E RENDA: CAP receberá investimentos para atrair consumidor

Você sabe onde fica o Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP) ou já foi até o local para comprar? Se essas perguntas forem feitas à população do município é bem provável que a maioria das pessoas responda negativamente. Em funcionamento desde 12 de julho de 2014 e criado para ser um grande ponto de vendas e até mesmo ponto turístico, o CAP não atingiu os objetivos e não ganhou a visibilidade pretendida.

Desânimo é o que se observa entre os feirantes, que se queixam da falta de consumidores e de incentivos. Reclamam do abandono do local. Movimentação no centro só aos finais de semana, mas ainda aquém do esperado. A consequência não poderia ser outra: dívidas crescentes e boxes de venda fechados. Tem gente que deve R$ 6 mil somente para a Celpa.

A Prefeitura de Parauapebas vai trabalhar para reverter esse quadro e vai revitalizar o centro. “Esse lugar vai ter que ficar como eu sonho. Quero ver esse local movimentado. Mas para que isso seja possível é preciso que vocês tenham condições de trabalho e a prefeitura vai dar essas condições”.

Quem afirmou foi o prefeito Darci Lermen em reunião na noite de quarta-feira, 7, com os feirantes do CAP. Ao lado do prefeito, o chefe de gabinete Edson Bonetti e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Edmar Lima.

Para o prefeito, a Cooperativa dos Feirantes de Parauapebas (Coofepar) entregou uma pauta com 16 reivindicações. Uma a uma foi conversada e explicado o motivo do pedido. Um dos principais é para que a prefeitura crie uma rota de Van, que circule no local.

“Tem muita gente que não conhece o CAP porque tem dificuldades para chegar aqui”, atestou o presidente da Coofepar, Antônio Carlos Soares, ao observar que quase “a cidade inteira” precisa usar duas Vans para chegar ao centro de abastecimento. Darci Lermen delegou ao secretário de Urbanismo, para que, com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), apresente projeto, em 15 dias, com uma nova rota para o CAP.

Outra reivindicação que será atendida de imediato é a melhoria no sistema elétrico, sanitário e iluminação pública. Também serão reformados os banheiros e construídos mais dois portões na frente do mercado. No início desta semana, um outro grande problema para os feirantes: a bomba d’água queimou. “A gente já iniciou o processo de compra (de outra bomba)”, informou o secretário Edmar.

SERVIDORES COMO PARCEIROS

Assim, para cada uma das reivindicações, a prefeitura foi dando resposta aos feirantes e anunciou que eles irão receber máquinas de cartão, para que o servidor público possa comprar no CAP. Aliás, a pedido dos feirantes, o centro vai ganhar outro nome: Feira do Produtor.

Darci Lermen explicou que há reivindicações que serão atendidas a curto e a médio prazos. Outras, como as dívidas com a Celpa, serão analisadas pela Procuradoria Geral do Município. O fato é que os feirantes saíram animados da reunião com o prefeito. Gersina Pires da Silva distribuía sorrisos. “Agora isso aqui vai mudar para melhor”, aposta ela.

 

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS FEIRANTES

  • Construção de uma mini Ceasa, para venda no atacado de produtos, como maçã, uva, pera, que não são produzidas na região.
  • Implantação de uma casa lotérica e um caixa eletrônico expresso. A prefeitura irá aos bancos do município, para levar o serviço ao mercado.
  • Rota de Van com circulação no CAP
  • Financiamento de linha de crédito para os usuários do CAP por meio da Coofepar
  • Mudança do nome do CAP para Feira do Produtor
  • Melhorias no sistema elétrico, sanitário, água e iluminação pública
  • Renegociação das dívidas dos usuários da Celpa e que a conta de energia seja de responsabilidade do município
  • Recontratação dos servidores antigos, que já conhecem o processo
  • Recuperação do caminhão “Peixe no Bairro”, parado há mais de um ano
  • Posto de parada obrigatório dos caminhões e ônibus, com saída de embarque, para todos da área rural e para a Cooperativa de Vans da Palmares I e II
  • Programa de incentivo e reabertura de todas as lojas e boxes do CAP
  • Abertura de um posto de atendimento à saúde
  • Abertura de mais dois portões na frente do mercado
  • Revitalização de todo o sistema de câmaras de videomonitoramento
  • Implantação de um posto da Guarda Municipal
  • Mudança de horário de funcionamento (de 03h às 22h).

Reportagem: Hanny Amoras

DIA DOS NAMORADOS: Procon entra em campo para orientar fornecedores

Durante toda a semana que antecipa o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho e que é a quarta melhor data do ano para vendas nos centros de compras, o Procon Parauapebas orienta fornecedores de produtos e serviços.

A ação busca garantir de forma efetiva os direitos dos consumidores e tirar as dúvidas dos fornecedores de lojas, restaurantes e motéis da cidade. “Buscamos esclarecer questões como a fixação visível dos preços nos produtos, a utilização das diversas formas de pagamentos, a presença do Código do Consumidor e a emissão da nota fiscal, que é obrigatória”, pontuou a coordenadora do Procon, Evellyn Moutinho.

Outro item verificado é a política de troca das lojas. De acordo com o Procon, o comerciante não é obrigado fazer a troca, mas a partir do momento que oferece essa alternativa ao consumidor precisa cumprir e deixar claro sobre o prazo e em quais condições deve ser feita.

Lojas de roupas, calçados, joias, acessórios e perfumarias foram visitadas pelo órgão. “Tirei dúvidas em relação aos direitos dos fornecedores e consumidores. Essa questão da troca é muito importante, pois devemos ficar atentos”, disse Eranildes Alcântara, gerente de uma loja de confecções.

O Procon insiste na recomendação para que o consumidor pesquise antes de comprar e fique atento à forma de pagamento e promoções.

Reportagem: Liliane Diniz

Venda de veículos no Pará registra crescimento no mês de maio

No mês de maio, o Pará registrou 7.638 emplacamentos de veículos, o que representa um crescimento de 19,72% em relação ao mês de abril, quando foram emplacados 6.380 veículos em todo o estado. Os dados divulgados pelo Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos do Pará e Amapá (Sincodiv PA/AP) contemplam automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros e indicam a retomada de aquecimento do setor.

O resultado do Pará acompanha o desempenho positivo do setor em todo o Brasil. Segundo a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o mês de maio apresentou avanço de 23,8% em relação a abril. Foram emplacadas 285.766 unidades no quinto mês do ano, contra 230.837 no mês anterior.

No Pará, as vendas de automóveis e comerciais leves somaram 3.074 unidades no mês passado, registrando crescimento de 23,26% em relação a abril. Houve crescimento também no comparativo com maio de 2016, quando foram emplacados 2.940 automóveis.

No segmento de ônibus e caminhões, os dados do Sincodiv indicam crescimento de 32,91% em maio com relação ao mês anterior, registrando 105 itens vendidos no mês passado contra 79 em abril. Nesse item, o destaque fica para a venda de ônibus, que cresceu 130%. Desempenho positivo também no mercado de motos, que registrou venda de 4.295 itens em maio contra 3.707 no mês anterior, portanto, crescimento de 15,86%.

Deixe seu comentário