Pesquisar
Close this search box.

Motoristas do transporte escolar de Parauapebas são treinados esta semana

Mais de 130 motoristas do transporte escolar da rede municipal de ensino iniciaram nesta segunda-feira, 3, uma semana intensa de formação. O objetivo do treinamento, que está sendo realizado no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) durante toda essa semana, é garantir mais segurança aos estudantes, melhorar a atuação dos motoristas e a qualidade do serviço prestado à comunidade.

Divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, os condutores estão sendo orientados sobre temas importantes para sua atuação profissional como legislação de trânsito, direção ofensiva, primeiros socorros, meio ambiente e prevenção de incêndio, relação interpessoal e excelência no atendimento.

Ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com a Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), por meio do Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional (Desso), o curso terá uma carga horária de 50 horas e conta também com a parceria do Corpo de Bombeiros e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Legislação de Trânsito foi o primeiro assunto abordado durante a formação. Ocasião em que, de forma didática e descontraída, o agente do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) Israel Dantas discorreu sobre a temática e sanou dúvidas dos participantes, sempre ressaltando a relevância de respeitar a lei para preservar a vida.

“Um dos nossos objetivos é deixar os motoristas atualizados sobre a legislação vigente, fazer com que eles conheçam mais sobre o assunto e respeitem as normas, para que se tornem motoristas mais conscientes de suas responsabilidades e melhorem sua atuação no trânsito”, informou o agente municipal.

UM GANHO PARA TODOS

Maurício de Sousa Oliveira tem uma vasta experiência como motorista. Já atua na área profissionalmente há dez anos e em 2016 passou a fazer parte da equipe que realiza o transporte dos estudantes da rede municipal de ensino.

“Dirigir exige responsabilidade e cuidado, ainda mais quando envolve o transporte de passageiros. E quando esses passageiros são crianças e adolescentes o cuidado deve ser redobrado, por isso é importante fazer uso de tudo que estamos revendo e aprendendo aqui”, conclui Mauricio, para quem o apoio oferecido pelas monitoras é fundamental.

Anderson Monteiro, engenheiro de segurança no trabalho do Desso/CTRH, alerta: é preciso trabalhar com prevenção. “Buscamos qualificar os condutores para que eles entendam que a função deles é extremamente importante. Se eles dirigirem de forma defensiva, com todos os cuidados, não só em relação ao trânsito, mas também ao veículo que estão conduzindo, com certeza acidentes serão evitados”.

A Semed possui um setor que cuida exclusivamente do transporte dos alunos, zelando para que tudo funcione bem. Quem está à frente desse setor é o coordenador Wanderson José da Silva. “Trabalhamos com uma equipe muito grande composta em sua grande maioria por monitoras e motoristas. Buscamos sempre orientá-los sobre a importância e responsabilidade de suas profissões, e o curso ofertado só vem reafirmar aquilo que já fazemos e possibilitar a aquisição de novos conhecimentos indispensáveis para a boa atuação desses profissionais”, diz Wanderson Silva.

Também marcaram presença na abertura do treinamento o secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, e o coordenador do CTRH, José Roberto Marques Vieira, que na ocasião falaram da relevância das parcerias para a realização da formação. E aconselharam os motoristas a tirarem o máximo de proveito.

A cerimônia de finalização e certificação do curso está prevista para ocorrer na manhã da sexta-feira, 7, no auditório do Ceup.

Reportagem: Messania Cardoso

Deputados Gesmar Costa e Márcio Miranda participam da cerimônia de doação da madeira da Vale

Nesta terça-feira (04), os deputados estaduais Gesmar Costa (PS​D) e Márcio Miranda (DEM) participaram da cerimônia de doação de 2 mil metros cúbicos de madeira para a Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (Coopmasp). Antônio Padovesi, diretor de Ferrosos da Vale, Sérgio Ferreira, o “Sergel”, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, o prefeito de Canaã, Jeová Andrade, Frederico Drumond, do ICMbio, vereadores e secretários municipais.

Apesar da luta travada pela cooperativa e dos demais seguimentos da cidade, há mais de 10 anos, muito pouco de prático acontecia, em razão de uma questão legal, prevista na lei ambiental do Estado que impedia a doação da madeira. Uma emenda à legislação, de autoria do deputado Gesmar Costa, possibilitou a doação da madeira para uso comercial.

O esforço do deputado foi reconhecido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda que reconheceu o esforço do parlamentar de Parauapebas, que articulou o apoio maciço dos deputados para a aprovação da emenda, “por conta disso, o problema foi resolvido em tempo recorde”, disse Miranda.

Gesmar também teve o agradecimento do presidente da Coopmasp, Sergel, que de público elogiou a sua luta, considerando-o um amigo do seguimento.

Na sua fala, o parlamentar do PSD ressaltou a importância da doação, reiterando que uma nova fase de relacionamento entre a Vale e diversos seguimentos da cidade estava sendo inaugurada naquele ato. Gesmar também lembrou a necessidade da classe moveleira destinar um percentual da produção para finalidades sociais. Por fim o deputado citou algumas entidades que poderiam receber doações.

Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine nesta quarta-feira (5)

 

OCUPAÇÃO DE VAGAS NA SALA DE ENCAMINHAMENTO 05/07/2017

 

AUXILIAR ADMINISTRATIVOFCOM EXPERIÊNCIA NA CARTEIRA OU CARTA DE RECOMENDAÇÃO – CONHECIMENTOS COM CALCULOS – PACOTE OFFICE – ENSINO MÉDIO – CONHECIMENTOS EM AGROPECUÁRIA – CURSOS DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO SE POSSIVEL TÉC. EM AGROPECUÁRIA
TÉC. EM SEGURANÇA NO TRABALHOMCOM EXPERIÊNCIA NA CARTEIRA – CONTROLE DE EPI – TRABALHAR COM DOCUMENTAÇÃO E IR A CAMPO – DE 20 A 35 ANOS – SOLTEIRO – COM CNH:B – DISPONIBILIDADE PARA VIAGENS
SECRETÁRIA DOMÉSTICAFCOM CARTA DE RECOMENDAÇÃO LIMPEZA EM GERAL – COZINHAR – PASSAR
BABÁFCOM CARTA DE RECOMENDAÇÃO – CUIDAR DE UMA CRIANÇA DE 2 ANOS
TÉC. EM MEDIÇÃOMCOM EXPEIRIÊNCIA EM TERRA PLANAGEM – DISPONIBILIDADE PARA VIAGENS – DE 25 A 40 ANOS – SOLTEIRO – COM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÃO – ENSINO MÉDIO = AUTO CAD – PACOTE OFFICE
AUXILIAR ADMMCOM EXPERIÊNCIA NA CARTEIRA – APONTAMENTO EM HORAS EXTRAS – ROTINAS ADMINISTRATIVAS – DE 20 A 35 ANOS – ENSINO MÉDIO – CNH: B
MECÂNICOMCOM EXPERIÊNCIA NA CARTEIRA – MANUTENÇÃO – PREVENTIVA E CORRETIVA EM VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS COMO CAMINHÃO BETONEIRA – CARRETA – CARREGADEIRA – ESCAVADEIRA ENTRE OUTROS
TÉC. DE INSTALAÇÕES E MANUTENÇÕES SENIORMCOM EXPERIÊNCIA NA CARTEIRA – SE POSSÍVEL CURSO TÉC. EM AUTO ELÉTRICA – INSTALAÇÃO – MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE TELEMETRIA – INTERAÇÃO COM O CLIENTE – FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS DE INCONCISTÊNCIAS – PACOTE OFFICE PRINCIPALMENTE ECXEL – FACILIDADE EM INFORMÁTICA – BOA DICÇÃO – FORMATAÇÃO DE TEXTO – CNH: B – DE 20 A 50 ANOS – ENSINO MÉDIO/TÉC. – DISPONIBILIDADE PARA VIAGENS

 

 

 

Helder lidera pesquisa para governador do Pará com 34,4%

Os números da pesquisa de opinião pública do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada pela TV Record na terça-feira (4), apontam a liderança de Helder Barbalho como governador do Estado. O ministro da Integração Nacional aparece com 34,4% das intenções de votos, em consulta estimulada.

A segunda colocada da pesquisa, Ana Júlia Carepa (PT), possui 15,3%, acompanhada de Úrsula Vidal (Rede), com 10,5%; Márcio Miranda (DEM), 7,2%; Sidney Rosa (PSB), 6,5%; e Marinor Brito (PSOL), 5,8%. Um total de 14,7% não votariam em nenhum dos nomes e 5,5% não sabem em quem votariam.

(Imagens: reprodução)

Em outro cenário, envolvendo Manoel Pioneiro (PSDB), prefeito de Ananindeua, Helder lidera com 32,7%, seguido novamente por Ana Júlia Carepa, com 14,6%; Manoel Pioneiro, 12,1%; Úrsula Vidal, 10,1%; Sidney Rosa, 6,5%; e Marinor Brito, 4,9%. Não votariam em nenhum candidato 14,1% dos entrevistados e 5,1% deles não sabem em quem votariam.

(Imagem: reprodução)

Um terceiro cenário pesquisado, envolvendo Adnan Demachki (PSDB), também traz Helder na ponta, com 34,7%. Ana Júlia Carepa, com 16,1%, e Úrsula Vidal, com 11%, continuam em segundo e terceiro lugares das intenções de voto, seguidos de Sidney Rosa, 6,8%; Marinor Brito, 6,1%; e Demachki, 3,6%. Ao todo, 16,4% não votariam em nenhum candidato e 5,1% não sabem em quem votariam.

(Imagem: reprodução)

Jatene obteve rejeição de 54,8%

A pesquisa, registrada sob o nº 3122-17, possui grau de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2,5%, e também avaliou o desempenho da atuação do governador Simão Jatene (PSDB). O atual gestor estadual obteve rejeição de 54,8% e aprovação de 41,3%, com apenas 3,9% dos entrevistados sem opinar.

(Imagem: reprodução)

Foram entrevistados 1.500 eleitores de 52 municípios paraenses, no período de 28 de junho a 1º de julho, distribuídos em sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico em seis mesorregiões do Estado – Baixo Amazonas, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Região Metropolitana de Belém.

Fonte: DOL

Deixe seu comentário