Pesquisar
Close this search box.

Irmãos são presos acusados de assalto e afirmam que foram vítimas de “armação”

Mateus Garcia Silva, 18 anos, e Felipe Garcia Silva, 22 anos, negam as acusações contra eles apresentadas, qualificando como “armação”; Mesmo com a afirmação das vítimas de que são eles os autores de assaltos, os irmãos, afirmam desconhecer o que contra eles é imputado.

Porém, a Polícia Militar conta outra versão e diz que já havia uma caçada pela dupla que, há pelo menos 10 dias, de acordo com as autoridades, vinha cometendo crimes na modalidade de assalto a mão armada.

Ainda de acordo com informações repassadas à nossa equipe de reportagens pela Polícia Militar, os irmãos já têm passagem na polícia por roubo e usavam uma motocicleta tipo Biz, de cor branca; mas ao fazer uma ação criminosa no Bairro Tropical, em Parauapebas, contaram com o azar de ter o pneu da motocicleta furado, momento em que a vítima aproveitou para acionar a polícia que, prontamente, fez incursão pelo bairro e os prendeu dentro de uma mata próximo ao citado bairro.

 

Com a dupla foi encontrada uma motocicleta que havia sido objeto de roubo e logo recebido pelo verdadeiro dono. Segundo os relatos dos policiais, várias outras vítimas compareceram à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil e, além de reconhecer os elementos, reclamaram seus pertences. A Polícia Militar pede que as demais pessoas vítimas de Mateus e Felipe compareçam à delegacia para aumentar os motivos para manter os acusados presos.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Gestor Consultoria oferta vagas de emprego em Parauapebas e região

GERENTE DE LOJA (PARAUAPEBAS): Empresa de médio porte. Superior em Administração ou áreas afins. Experiência com gerência de loja, liderança de equipes, técnicas em vendas, planejamento e metas. Possuir conhecimento em Excel avançado. Interessados enviar currículo com o nome da vaga para thais.souza@gestorconsultoria.com.br e necessariamente cadastrar-se gratuitamente no site www.comtalento.com.br na posição GDL-01.

 

COORDENADOR ADMINISTRATIVO (MARABÁ-PA): Empresa no Sul do Pará contrata profissional com formação em Administração, Contabilidade, Logística ou Engenharia de Produção. Necessário experiência consolidada com coordenação das áreas de Logística, Suprimentos, RH, Administrativa-Financeira, Segurança do Trabalho, Departamento Médico e Serviços de Terceiros. Vivência em Indústria. Domínio no Pacote Office, Sistema SAP, inglês e espanhol avançado e disponibilidade para mudança. Interessados que atendam ao perfil cadastrar-se gratuitamente no site www.comtalento.com.br na posição de código CMM-05 e encaminhar currículo com o título da vaga para kamilla.titan@gestorconsultoria.com.br

 

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA (MARABÁ): Empresa de grande porte contrata profissional com curso Técnico em Eletrotécnica. Necessário ter o CREA ativo, domínio no Pacote Office, CNH categoria “B”, possuir NR-10 básica e complementar e NR-35. Disponibilidade para atuar em Marabá. Interessados enviar currículo com o nome da vaga para kamilla.titan@gestorconsultoria.com.br e necessariamente cadastrar-se no site www.comtalento.com.br na posição ABC – 04.

 

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA (TUCURUÍ): Empresa de grande porte contrata profissional com curso Técnico em Eletrotécnica. Necessário ter o CREA ativo, domínio no Pacote Office, CNH categoria “B”. Possuir NR-10 básica e complementar e NR-35. Disponibilidade para atuar em Tucuruí. Interessados enviar currículo com o nome da vaga para kamilla.titan@gestorconsultoria.com.br e cadastrar-se gratuitamente no site www.comtalento.com.br na posição ABC – 05.

 

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA (RURÓPOLIS): Empresa de grande porte contrata profissional com curso Técnico em Eletrotécnica. Necessário ter o CREA ativo, domínio no Pacote Office, CNH categoria “B”. Possuir NR-10 básica e complementar, NR-35, conhecimento de Normas e padrões de construção de Redes de Distribuição convencional e Spacer, operação de subestações e manutenção corretiva e preventiva na rede de distribuição. Disponibilidade para atuar em Rurópolis. Interessados enviar currículo com o nome da vaga para kamilla.titan@gestorconsultoria.com.br e cadastrar-se gratuitamente no site www.comtalento.com.br na posição ABC – 06.

 

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA (TUCUMÃ): Empresa de grande porte contrata profissional com Técnico em Eletrotécnica. Necessário CREA ativo, domínio no Pacote Office, CNH categoria “B”, NR-10 básica e complementar, NR-35, conhecimento de Normas e padrões de construção de Redes de Distribuição convencional e Spacer, conhecimento em operação de subestações, manutenção corretiva e preventiva na rede de distribuição. Disponibilidade para atuar em Tucumã. Enviar currículo com o nome da vaga para kamilla.titan@gestorconsultoria.com.br. Indispensável cadastro no site www.comtalento.com.br na posição ABC – 07.

 

Vistoria do Corpo de Bombeiros pode responsabilizar empresa por detonação de explosivos

Após o incidente ocorrido ontem, 6, no Bairro São José, em Parauapebas, autoridades de segurança estiveram no local para fazer as avaliações das casas no entorno daquela área. Trata-se da detonação feita pela empresa JM Terraplanagens, tendo como resultado sete residências atingidas.

A Defesa Civil Estadual do Pará, representada pelo Corpo de Bombeiros Militar, iniciou os levantamentos na manhã de hoje e, de acordo com o subcomandante do 23º Grupamento de Bombeiros Militar em Parauapebas, capitão Walisson, que conversou com nossa equipe de reportagens, “ao ser acionado, nossa maior preocupação era com vidas humanas, mas, notamos que não tinha feridos nem escoriados e apenas perdas materiais”, simplifica Walisson, dando conta que em virtude disto a preocupação foram as famílias remanejadas que não podiam sofrer nenhuma consequência adicional, levando em conta que há por trás do ocorrido uma empresa responsável.

 

Além da situação das famílias, o militar diz que estão sendo levantadas as condições que foram utilizadas os artefatos para responsabilizar os culpados pelo erro na detonação. A verificação, segundo ele, vai desde o tipo de material usado, à legalidade da empresa para fazer uso dos mesmos. Serão registradas ainda a situação das demais residências para que tanto a população, quanto a empresa sejam resguardados de aproveitadores que, no futuro, possam apresentar reclamações relacionando-as ao incidente. “Nossa recomendação é que a empresa sente com as famílias e procurem resolver a problemática que é de todos”, finalizou o militar.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas (COMDEC), também continua no local para amparar as famílias que tiveram suas casas interditadas. O coordenador do órgão, Jales Santos, informou que a recuperação das residências e o retorno dos moradores para seus respectivos lares só serão feitas após as duas detonações que ainda faltam para concluir as obras.

 

Uma das vítimas da detonação é dona Mirian Bandeira, moradora da casa 11 na Rua das Mangueiras; ela é vendedora autônoma e diz que a situação está afetando também os negócios, pois, tem sua residência como base para o trabalho. “A empresa ficou de reunir com as famílias agora pela manhã, mas, não compareceram”, reclama Mirian, detalhando que a reunião foi marcada para as 7h00 desta quinta-feira (7), porém, não foi cumprido.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Vereador Rafael propõe criação de cursinho popular preparatório para o Enem

Como a maioria dos estudantes de escolas públicas enfrentam dificuldades financeiras para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o vereador Rafael Ribeiro (MDB) propôs ao prefeito Darci Lermen, por meio da Indicação n°192/2018, a criação de um cursinho popular gratuito pré-Enem.

“O objetivo desta proposição é fortalecer o conhecimento dos nossos jovens, para que conquistem espaços nas faculdades públicas, além de colaborar e incentivar cada vez mais o ensino de qualidade. Preparando os nossos jovens hoje, formaremos os homens de amanhã, honrados e competentes”, defendeu Rafael.

Campo de futebol 

O parlamentar apresentou ainda outra proposição, a Indicação nº 193/2018, na qual pede a construção de um campo de futebol na Vila Park Verde, zona rural do município.

Rafael informou que visitou a referida comunidade e constatou a carência de um espaço de lazer no local. “Ali residem muitos jovens, que não dispõem de nenhum entretenimento. Eles foram unânimes em solicitar a construção de um campo de futebol, que será uma área de lazer compartilhada por todos, e poderá ser utilizada na disputa de campeonatos com as demais vilas adjacentes”, relatou.

Aprovação

As duas proposições foram aprovadas por todos os vereadores na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada nesta terça-feira (5).Ambas serão encaminhadas para o prefeito Darci Lermen. A Indicação n°192/2018 seguirá com cópias para a Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ). E a Indicação nº 193/2018, para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Reportagem: Nayara Cristina

Sicredi amplia horário de atendimento na agência Cidade Jardim, em Parauapebas

Iniciativa da instituição financeira beneficia os associados e visa atender a demanda e o crescimento da cooperativa

Com o objetivo de trazer mais comodidade, conveniência e um tempo extra para receber os associados, o Sicredi inova ampliando seu horário de atendimento em uma hora por dia, válido apenas para a agência Cidade Jardim, em Parauapebas, que passa a ser das 9h às 15h. A agência Sicredi Parauapebas da Cidade Nova permanece com o mesmo horário das 10h às 15h.

O novo horário permite uma maior aproximação com aqueles que utilizam a agência para se relacionar com a instituição financeira cooperativa, permitindo assim cada vez mais atender as necessidades financeiras dos associados e comunidade.

“O relacionamento diferenciado, através de um atendimento personalizado tem sido fundamental para o crescimento da cooperativa. A ampliação do horário de atendimento proporcionará mais tempo para o associado realizar seus negócios”, afirma o presidente da cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA, Antonio Geraldo Wrobel.

Além das agências, o Sicredi disponibiliza ainda outros canais para que os associados acessem a cooperativa: caixas eletrônicos com funcionamento das 6 às 22h, e também os canais que são 24 horas por dia: pelo telefone (Sicredi fone – 3003 4770 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 724 4770 para as demais localidades), internet (Sicredi internet: Sicredi.com.br) e dispositivos móveis com o aplicativo Sicredi Mobi.

Todas as sextas-feiras do mês de junho, o Sicredi estará oferecendo condições especiais para os associados que realizarem aquisição de seguros e consórcios por meio da cooperativa, inclusive com sorteio de brindes.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 376 mil associados, com 166 agências em 134 municípios.

Comunidade Nova Jerusalém é beneficiada com equipamentos de combate a incêndio

A Vale entregou nesta quarta-feira, 6/6, equipamentos de combate a incêndio aos primeiros brigadistas formados na comunidade de Nova Jerusalém, localizada nos limites do Parque Nacional dos Campos Ferruginoso (Parna).  A ação soma-se aos esforços em várias frentes de atuação do Grupo de Trabalho de Combate à Incêndios de Canaã. O grupo é formado pela parceria entre Prefeitura Municipal, ICMBio, Corpo de Bombeiros, Ministério Público,Agência de Desenvolvimento de Canaã, Comitê de Educação Ambiental, comunidade e outros.

O período de junho até setembro é historicamente conhecido no sudeste do Pará pela estiagem das chuvas, clima seco e altas temperaturas, que aumentam os riscos de incêndios florestais. No ano passado, um total superior a 7 mil hectares do recém-criado Parque Nacional foi atingido por incêndios.

Para o morador da Agrovila, Paulo Henrique de Oliveira Campos, o curso foi muito proveitoso e mais que um treinamento, foram formados novos defensores da Amazônia. “A Floresta Amazônica ganha mais pessoas que são defensoras da Amazônia, porque nós temos a consciência de que é preciso preservar o meio ambiente. E essa brigada vem para somar e tentar, pelo menos, amenizar esse problema na Amazônia, que é a questão do fogo”,  disse o mais novo brigadista

Por meio de treinamento de 8 horas ministrado pela equipe de emergência e de meio ambiente do Complexo S11D, o total de 15 pessoas da comunidade une-se ainda mais agora à preservação do Parque.  O curso envolveu aulas teóricas e práticas referentes a conceitos ambientais sobre queimadas, a importância da prevenção e do monitoramento, além de noções básicas para o primeiro combate em um princípio de incêndio. Os kits entregues contém bombas de água costais, abafadores, rastelos, ferramentas agrícolas e equipamentos de proteção individual.

A empresa está apoiando o Grupo de Combate à Incêndios ainda com outras ações preventivas como a construção de aproximadamente 50 km de aceiros (uma faixa livre de vegetação, onde o solo fica descoberto e que contribui para que o fogo não se alastre), preparação de equipes e o repasse de recursos à Agência Canaã, que adquiriu e entregou equipamentos de combate a incêndio aos brigadistas de Canaã em convênio com a prefeitura. A Vale mantém convênio com investimentos na prevenção de incêndios, garimpo ilegal e desmatamento no conjunto de unidades de conservação de Carajás. Em 2016, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Prefeitura Municipal inauguraram Complexo de Segurança em Canaã, reunindo Polícia Militar, Civil e quartel do Corpo de Bombeiros. A construção do Complexo teve aporte financeiro de R$ 2,5 milhões da Vale, como parte dos investimentos pela implantação do S11D.

Faça a sua parte

A atitude de cada cidadão é um dos principais aliados na proteção da Floresta Amazônica, nesta época do ano.

  • Evite queimadas: não queime lixo e evite usar o fogo para limpeza de terrenos;
  • Descarte o lixo no lugar certo. Latas e cacos de vidro podem se aquecer ao sol e iniciar um incêndio;
  • Enterre a fogueira de acampamentos antes de deixar o local. Também não se esqueça de apagar o fogo usado para espantar mosquitos;
  • Não lance pontas de cigarro pela janela do carro ou próximo à vegetação, devido à baixa umidade deste período, a vegetação se incendeia com muita facilidade;
  • Pescadores e outras pessoas que se dedicam a trabalhos noturnos também devem ter cuidado com velas, lampiões e outros materiais inflamáveis.

Os incêndios florestais provocados pelo homem colocam os animais em risco, destroem a vegetação, poluem cursos d’água, enfraquecem o solo, causam erosões e a fumaça causa acidentes nas estradas e ainda agrava problemas respiratórios.

Sobre o  Parna

Com 79 mil hectares de área ocupada entre Parauapebas e Canaã dos Carajás, o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos abriga importante ecossistema, com lagoas, cavernas, fauna e flora típicas, presentes somente em formações ferríferas. A proposta foi criada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto, com a Vale para proteção integral de uma área testemunho, ou seja, em que não há possibilidade de usos e exploração dos recursos naturais.

Ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos assume a Susipe

Foi publicado na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Estado, o decreto de nomeação do novo superintendente do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). O advogado Michell Durans, ex-secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos é quem assume o comando do sistema prisional paraense por determinação do governador do Estado, Simão Jatene.

Michell Mendes Durans da Silva tem 38 anos e substitui o antecessor da pasta, coronel Rosinaldo da Silva Conceição, que retorna à Polícia Militar do Estado após um ano no cargo. O novo superintendente é formado em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama), tem pós-graduação em Ciência Penal pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes e especialização em Direito Penal e Processual Penal pelo Instituto Damásio de Jesus, além de licenciamento em Criminologia e Medicina Legal.

Reportagem: Timoteo Lopes

Universitários de Canaã vivem momentos de terror em tentativa de assalto a ônibus

Criminosos atiraram pedras para tentar parar o ônibus com os alunos. Estilhaços de vidro atingiram os passageiros e jovem fica ferida e em estado de choque após a ação

Um ônibus que transporta dezenas de universitários de Canaã dos Carajás até Parauapebas, no sudeste paraense, sofreu na noite da última quarta-feira (6) uma tentativa de assalto. Criminosos tentaram interceptar o veículo já na volta dos alunos, próximo à Vila Planalto. Para forçar a parada, pedras foram arremessadas contra as janelas do veículo.

Uma pedra arremessada com violência atravessou o vidro e os estilhaços atingiram alguns passageiros. “Uma das alunas que estava sentada próximo à janela abaixou para pegar o celular, e foi neste exato momento que a pedra entrou e, se ela não tivesse abaixado, teria sido atingida”, disse Diego Araújo, presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Canaã dos Carajás (AEUCC).

 

Conforme explicou o presidente, um policial militar que estava próximo ao local flagrou a ação e conseguiu impedir que o crime acontecesse. Já a aluna, quase atingida pela pedra, ficou em estado de choque após a ação e precisou ser encaminhada para o hospital, tendo sido atingida pelos estilhaços dos vidros. Por lá, a jovem ficou em observação.

A tentativa de crime aconteceu por volta das 22h00. Um táxi que passava pelo local também foi atingido por pedras.

Essa é a primeira vez que um incidente deste tipo acontece com os estudantes universitários de Canaã. O ônibus faz o mesmo trajeto todos os dias.

Reportagem: Site Fala Sério Canaã

PARAUAPEBAS: Empresa responsável por detonação assume prejuízos causados aos moradores

Esta não foi a primeira vez que uma detonação foi necessária para que as obras no Bairro São José, em Parauapebas, fossem prosseguidas. Trata-se de drenagem e pavimentação asfáltica em ruas de relevo irregular e com presença de muitas rochas, realizadas pela empresa JM Terraplanagem, contratada da Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Portanto, na tarde da última quarta-feira (6), uma detonação, considerada mal sucedida, mudou os rumos daquelas obras e a rotina da população que mora na Rua das Mangueiras, local do evento, por ter abalado a estrutura de pelo menos sete casas.

Foi momento de susto para os que assistiam de longe, mas, por motivos de segurança, não haviam pessoas nas casas devido à evacuação que fora feita; havendo apenas prejuízos materiais em moradias que ficaram bastante atingidas.
A empresa JM, com auxílio da Defesa Civil, procedeu o isolamento da área; enquanto a concessionária de energia elétrica providenciou o desligamento da energia nas respectivas residências.

Quem falou com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar foi o coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, Jales Santos, dando conta de que a empresa já havia providenciado abrigo para todas as famílias e que as indenizações e recuperações das várias residências, certamente, serão feitas.

“Faremos os levantamentos para apurar as causas”, afirmou Jales, detalhando que o papel da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) é fazer os levantamentos das perdas, verificar a segurança das edificações, se ficaram comprometidas ou não, e só depois que definir os reparos necessários as famílias retornaram a elas ou não.
Jales contou ainda que 90% dos trabalhadores daquela obra são daquele bairro, sendo inclusive moradores nas respectivas casas atingidas.
Nenhum morador quis falar com nossa equipe de reportagem.

 

A Prefeitura Municipal de Parauapebas se manifestou, através da Assessoria de Comunicação (Ascom), enviando nota à nossa redação; e nela, esclarece que todos os procedimentos técnicos e de segurança foram tomados, como evacuação de pessoas e sinalização de toda a área, onde já foram iniciadas as vistorias conjuntas com os técnicos da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o informado na nota, a Secretaria de Obras já acionou a empresa contratada – JM Terraplanagem – que de imediato tomou as devidas providências e irá arcar com todos os custos necessários à restauração dos imóveis atingidos, bem como, quando necessário, fará deslocamentos e acomodações dos moradores afetados.

Ainda ontem, a empresa JM colocou seguranças no local da detonação e ofereceu suporte aos moradores que tiveram suas casas afetadas pelos explosivos.

 

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Deixe seu comentário