Pesquisar
Close this search box.

Após vários anos em atraso, construção do presídio de Parauapebas avança

Uma obra que já se arrasta a sete anos, tendo sido interrompida várias vezes, e iniciada em 2012 com uma previsão de entrega em 540 dias, cerca de um ano e meio, prazo que venceu em julho de 2014. Assim a construção da Cadeia Pública em Parauapebas foi de novo paralisada. O motivo, segundo a empresa responsável pela execução dos serviços, era a suspensão nos repassasses dos recursos. Mas, o problema já foi sanado, sendo em seguida retomada a obra, gerando com isso, atraso de 90 dias para sua conclusão.

E foi para averiguar essa situação que o Conselho da Comunidade visitou as obras, onde, para fins de fiscalização, esteve na tarde da última terça-feira (28). “Encontramos os serviços bem adiantados em relação da outra visita que fizemos aqui em março, quando ouvimos do diretor da construtora que a previsão de entrega seria ainda no primeiro semestre deste ano; mas, com a paralização temporária, é natural que haja atraso na conclusão”, afirmou a Conselheira da Comunidade Maria Odilza, dando por importante que tudo seja acompanhado de perto para que sejam cumpridos os prazos mais curtos possíveis.

Desta vez não esteve presente na visita nenhum diretor da empresa CHR Engenharia e Construções, responsável pela construção do presídio, que, tem 37 celas com capacidade para oito detentos, cada; oito celas individuais; mais duas celas para pessoas com deficiência; o que possibilita receber 306 presos; além de salas de aula, sala de informática e biblioteca, formando um espaço pedagógico para a recuperação dos detentos.

 

O que é o Conselho da Comunidade? O Conselho da Comunidade é um dos órgãos da Execução Penal, regulado pela Lei 7.210, de 11/07/1984, – Lei de Execução Penal – representa a real possibilidade de intervir nas relações sociais dentro e fora da prisão, trazendo à tona a necessidade de modificar o modelo de convivência individualizador, promovendo a aproximação da comunidade com a prisão e da prisão com a comunidade, além de favorecer o desvelamento e o enfrentamento de esquemas que originam e reforçam a criminalidade, que se encontram no seio da própria sociedade. O presente artigo apresenta como objetivo o desvelamento desse órgão da execução penal e suas interfaces, frente à indiferença com que é tratado pela sociedade e até mesmo pelas autoridades que deveriam cumprir a lei, porém, faz com que a mesma continue letra morta e, mostrar a necessidade e urgência de sua organização, capacitação e o compromisso de sua efetivação para atender aos ditames da lei.

Papa Francisco envia carta de apoio a Lula e afirma que ‘o bem vencerá o mal’

Em carta enviada ao ex-presidente luís Iácio Lula da Silva, Papa Francisco lamenta as “duras perdas” sofridas por ele, como a morte de Marisa Letícia, do irmão Genivaldo e a perda mais recente, o neto Arthur, de 7 anos.

Datada no dia 3 de maio, a carta tem uma mensagem de encorajamento para Lula. O papa pede para que ele não desanime e continue confiando em Deus. “[Graças a Jesus Cristo], podemos passar da incredulidade e do desespero para a alegria serena e profunda de quem acredita que, no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira”, escreveu.

De acordo com o site oficial de Lula, a carta foi um resposta que o papa enviou depois de Lula encaminhar o documento à ele no mês de abril. Logo no início da carta o pontífice agradece o envio da mensagem: “Recebi a sua atenciosa carta […], com a qual me confidenciava o seu estado de ânimo e comunicava a sua avaliação sobre o atual contexto sociopolítico brasileiro, o que me será de grande utilidade”.

Lula

@LulaOficial

“O bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação” – veja a íntegra da troca de cartas entre Lula e o Papa.https://lula.com.br/o-bem-vencera-o-mal-a-integra-da-troca-de-cartas-entre-o-papa-e-lula/ 

“O Bem vencerá o mal” – a íntegra da troca de cartas entre o Papa e Lula – Lula

O Papa Francisco enviou uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político desde abril de 2018. No texto, o Pontífice manifesta solidariedade a Lula por suas recentes perdas, pede…

lula.com.br

Ainda segundo o site ofical de Lula, está é a segunda vez que o Papa Francisco se comunica com e ex-presidente, desde sua prisão em abril de 2018. A página fala também sobre o caso onde um rosário abençoado teria sido enviado pelo pontífice. E com ele uma mensagem de paz. Entretanto, o Vaticano divulgou duas notas onde desmente que o rosário tenha sido enviado pelo papa, mas que ele foi apenas abençoado pelo Santo Padre.

Veja a carta na íntegra:

Período junino requer cuidados com as fiações elétricas

Com a aproximação da quadra junina, é necessário redobrar os cuidados em relação à decoração de ruas e também com fogos de artifício. Pensando na situação, a Celpa dá algumas orientações para que o período não seja marcado por imprevistos. Pequenos cuidados são fundamentais e merecem atenção, como a colocação das bandeirolas, faixas e outros adereços. Toda a ornamentação deve ser produzida com materiais que não sejam condutores de eletricidade e não pode ser afixada próximos da fiação elétrica. Em hipótese alguma, essas bandeirinhas devem ser amarradas aos postes ou mesmo nos fios de baixa tensão.

O executivo da área de Segurança da Celpa, Alex Fernandes, ressalta que todos devem seguir de forma rigorosa as orientações sobre segurança para evitar situações que podem causar danos irreversíveis. “A população precisa manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia, pois podem ocasionar prejuízos diretos no fornecimento de energia e trazer riscos iminentes, levando por consequência a acidentes fatais. É muito importante se divertir com responsabilidade”, explica.

Alex Fernandes também pede que as pessoas não acendam fogueiras perto de postes ou embaixo de fios elétricos, já que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação. “O número de fogueiras aqui na nossa região diminuiu significativamente em relação aos anos anteriores, mas, mesmo em menor quantidade, não deixa de ser um agravante quando feita sem os devidos cuidados”, alerta.

Em caso de acidentes, a empresa orienta como a população deve agir. O local, por exemplo, deve ser isolado, para que não haja aproximação de pessoas. E enquanto a energia não for desligada, não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios. Nesses casos, é preciso acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Celpa, pelo número 0800 091 0196.

COMÉRCIO INFORMAL – Para a montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som, deve-se levar em conta alguns itens. A distância mínima de segurança dessas estruturas em relação à fiação elétrica dever ser de 1,5m. Durante a montagem e a desmontagem das estruturas, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com extremo cuidado.

Nos casos de ligações à rede para eventos juninos, os organizadores podem procurar as agências de atendimento da concessionária para solicitar a ligação provisória. A solicitação deve ser feita com antecedência, devendo informar qual a finalidade, o endereço da ligação e quais eletrodomésticos serão utilizados. Com esta medida, situações de sobrecarga são evitadas.

Mais dicas:

Não lance serpentinas ou confetes na rede elétrica, sejam metálicos ou não;

Não instale nenhum enfeite próximo à rede elétrica. Deve-se manter uma distância mínima de dois metros;

Não faça ligações clandestinas. Procure a Celpa para fazer a ligação provisória do seu comércio;

Evite improvisos, pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica;

Fogos de artifício devem ser lançados o mais longe possível da rede elétrica.

Pista de skate pode ganhar grades de proteção em Parauapebas

Na sessão ordinária desta terça-feira (28), o vereador Ivanaldo Braz Silva Simplício (sem partido) apresentou em plenário duas indicações, sendo que uma delas pede ao Poder Executivo a instalação de tela de proteção junto à pista de skate localizada no Bairro Rio Verde, entre a Avenida Liberdade e a Rodovia PA-275.

O vereador ressaltou que o espaço é bastante frequentado por jovens, adolescentes e crianças, que buscam a prática de esporte, principalmente o skate e BMX. Porém, o local não oferece segurança para os usuários, visto que fica localizado entre duas vias de grande movimentação de veículos automotores.

Dias desses veiculou nas redes sociais um vídeo em que, por pouco, um jovem não foi atropelado por veículos na PA-275, após ter saído da pista por descontrole de seu equipamento. Portanto, antes que acidentes de grandes e irreversíveis proporções venham acontecer, os órgãos competentes devem tomar as providências necessárias, como, por exemplo, instalando telas de proteção, para que o espaço fique totalmente seguro para a prática de esporte”, finalizou Ivanaldo Braz.

Bruno e Marrone, Anderson Freire e Padre Alessandro Campos nas comemorações do aniversário de Canaã

O município de Canaã dos Carajás comemora 25 anos de emancipação política no dia 5 de outubro de 2019, porém, a prefeitura municipal já divulgou um vídeo com as atrações musicais que irão animar o público em shows que serão realizados entre os dias 2 a 6 de outubro. Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cLEK9Fk_5xI

Prefeitura acelera obra na Avenida A que liga Beira Rio ao Alto Bonito

As obras não param em Parauapebas! Seja sábado, domingo ou feriado, os serviços seguem a todo vapor. Um exemplo é a avenida A, que liga o bairro Beira Rio ao Residencial Alto Bonito.

“Os serviços de infraestrutura contemplam drenagem profunda, superficial, pavimentação asfáltica e com bloquetes, meio fio e sarjeta. É uma obra que vai trazer mais mobilidade para população, principalmente quem vai se deslocar do centro da cidade à PA160 através do Alto Bonito com mais fluidez e segurança”, explica Wanterlor Bandeira, secretário municipal de Obras.

Além da avenida A, as ruas 35, 36, rua 37 e rua II também serão contempladas. “Essa obra vai melhorar e muito aqui pra nós, a poeira e lama vão ficar no passado. Só tenho que agradecer o governo”, diz o aposentado Antônio Silva.

Dona Elcy Souza está ansiosa para que no próximo período chuvoso o dia a dia seja bem mais tranquilo, sem transtornos. “Eu moro aqui há mais de 10 anos e nem acreditava que um dia iria ver a minha rua assim, em obras. Estou muito feliz”, conta a dona de casa. “Só agradecer porque a prefeitura olhou pra gente e está executando essa obra que vai beneficiar a nossa comunidade”, destaca Odair José.

Além de melhorias na infraestrutura, a obra gera emprego. Só no processo de fabricação de meio fio e bloquetes, trabalham 12 pessoas que antes estavam desempregadas. “É uma solicitação do governo municipal que as obras da prefeitura gerem emprego para moradores da localidade onde ela está sendo executada, como ocorre na Palmares, no Alto do Betânia e no Liberdade”, afirma Wanterlor.

Radialista Elson Brito receberá comenda na Câmara Municipal

A iniciativa veio do vereador Joel Pedro Alves (DEM), em reconhecimento aos importantes serviços prestados ao município de Parauapebas pelo radialista Elson Brito. Assim, através do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 05/2019, o vereador propôs a entrega de título de Cidadão Honorário ao comunicador.

O PDL foi posto em votação em sessão ocorrida na manhã da última terça-feira (28), sendo aprovado por unanimidade, devendo ser a outorga do título, ora concedido, feita em data a ser definida, sendo certo que será em sessão solene realizada pelo Poder Legislativo.

Elson Brito concedeu entrevista ao Portal Pebinha de Açúcar e falou deste momento em sua vida profissional e pessoal. De acordo com o comunicador, ele nunca trabalhou visando reconhecimento como este que agora lhe será concedido na Câmara Municipal. “O primeiro impulso que me fez trabalhar foi sem dúvidas a necessidade de sobreviver”, afirma Elson Brito, contando ter nascido em uma família simples e de poucos recursos financeiros.

Mas, Elson diz ser, sim, de grande importância para um profissional ser reconhecido publicamente, principalmente vindo de uma instituição não comercial, o que se conota que seja algo, de fato, espontâneo. Assim, o paranaense de Maringá, primeiro de cinco filhos do casal Marlucia de Carvalho Brito e José Silva Brito chegou à Parauapebas no dia 14 de setembro de 2003, sendo que iniciou no rádio em 1995.

Antes disso, Elson Brito trabalhava em uma fundição de ferro com seu pai, mas não era aquilo que queria para si. De tanto bater nas portas das emissoras para conhecer como funcionava o rádio, veículo fascinante, conheceu o senhor Orlando Manin, diretor da Radio Colmeia AM de Mandaguaçú -PR, distante 25 km de Maringá. “Seu Orlando me deu a chance de ser discotecário, passei a produtor, locutor e vendedor de publicidade. Nessa emissora trabalhei até setembro de 1998”, conta Elson Brito, lembrando que em outubro daquele ano chegou em Maringá a CBN, Central Brasileira de Notícias, emissora forte do grupo Globo e Rede Paranaense de Televisão, e como precisaram de um operador de áudio, mais uma vez deu um importante passo em sua carreira profissional, sendo o primeiro funcionário contratado.

Cinco anos depois, em novembro de 2003, o grupo Rede Paranaense vendeu a emissora e foi dispensado, junto com todos os demais operadores e equipe. Sem alternativas, Elson Brito lembra que foi para o comércio trabalhar de locutor na porta da Loja Aqui Agora Confecções; sendo essa que lhe trouxe aqui a Parauapebas em 2003, para onde veio como gerente.

Em abril de 2006 resolveu empreender; quando montou a loja de confecções Bem Barato, na Rua do Comércio. “A loja funcionava em horário comercial; eu ficava até às 13h00, depois deixava com as funcionárias o comando e subia o Morro do Macaco a pé para apresentar um programa na rádio Estação Sat do Sérgio Miller. O programa era de 14h00 às 17h00 e se chamava Tarde Legal, antecedendo Programa do Mução, grande sucesso na época”, relata Elson Brito, que diz ter visto sua vida mudar quando, em 2007, recebeu a visita de uma pessoa na loja chamada Vagtonio, era o gerente de Raimundo Cabeludo, que estava sondando o mercado em busca de locutores para a rádio que ia entrar no ar, a Arara Azul FM; estando quase tudo pronto, faltando montar a equipe.

Nessa visita, conforme conta Elson, foi perguntado se ele tinha intenção de fazer parte do quadro de locutores, convite que aceitou no mesmo momento; tendo sido, nos dois primeiros anos, responsável por toda a programação musical da emissora, além de apresentar o Programa Som da Tarde, de 13h00 às 16h00. Depois, por três anos foi diretor administrativo da emissora; fazendo também por três anos o programa Dose Dupla com a comunicadora Faby Cristina; e em 2014, com a saída do âncora Demerval Moreno, recebeu a missão de apresentar o carro chefe da emissora, o Programa Alerta 96. “O programa tem ajudado a encaminhar centenas de pessoas a atendimentos hospitalares na rede privada de saúde, graças às parcerias firmadas. Além de fazer campanhas educativas de trânsito, queimadas e desperdício de água. Além disso, através da rede alerta e de doações, atendemos várias famílias com alimentos, cadeiras de rodas e etc.”, detalha Elson Brito, dando ainda por importante no programa o espaço dedicado à utilidade pública com o quadro de gente procurando gente, onde através do rádio tem conseguido localizar pessoas desencontradas das famílias; e o mais importante, a informação em si, deixando milhares de ouvintes a par de seus direitos e deveres nas diversas áreas.

Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine nesta quarta-feira (29)

O Sine fica na rua 11, entre as ruas E e D – Cidade Nova. Horário de funcionamento: 8h às 14h. Clique aqui e visualize as vagas ofertadas

Moradores realizam manifestação e interditam via no Jardim Canadá

Durante a manhã desta quarta-feira (29), moradores do Bairro Jardim Canadá realizaram uma manifestação e interditaram uma das pistas da Avenida J, que dá acesso ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Parauapebas.

De acordo com informações chegadas à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, os populares cobram do Poder Público a conclusão de obras de infraestrutura no Bairro Jardim Canadá, como asfaltamento de vias que estão em péssimas condições.

 

Para comentar sobre o assunto e apresentar a versão do Governo Municipal para que os problemas sejam solucionados, a reportagem do Pebinha de Açúcar entrou em contato com o secretário municipal de Obras Wanterlor Bandeira, que afirmou que obras estão sendo realizadas e que muito em breve todas as ruas daquele bairro serão beneficiadas. Bandeira nos encaminhou um áudio, confira abaixo na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=W8dxd6PWGo4

Censo Escolar inicia hoje (29) em todo o Pará

A partir desta quarta-feira (29) todas as escolas das redes pública e privada do Pará participam do Censo Escolar 2019. A participação é obrigatória e deverá ser realizada até o dia 31 de julho por meio do Sistema de Coleta Educacenso.

Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA), e educação profissional.

No Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está auxiliando as unidades de ensino na coleta de dados. Segundo a coordenadora da área, Simone Palheta, a equipe é composta por mais de 20 técnicos, e fará o treinamento e o acompanhamento das escolas quanto ao preenchimento do sistema durante os meses de junho e julho.

A captação de informações fidedignas subsidia na formulação, adequação, avaliação de políticas implementadas em busca da qualidade do ensino. É uma ferramenta de suma importância que sinaliza como estão os indicadores que norteiam as ações educacionais, tais como a cobertura de matrícula, a infraestrutura das escolas, a escolarização do docente, que se traduzem no nível de ensino a ser ofertado em virtude da demanda, aquisição de equipamentos e materiais, planejamento de qualificação do docente, etc.

“Por isso, a mobilização e parceria entre os entes federados é importante para que nenhuma escola deixe de responder a chamada do Censo Escolar, pois somente assim o Pará terá um panorama real da educação e poderá realizar ações mais assertivas e exitosas”, explica Simone.

Professores – Este ano, o Censo também quer avaliar os gestores escolares. Pela primeira vez, eles vão ter que informar sobre o acesso dele à escola, sua escolarização, tipo de trabalho que desenvolve no espaço escolar. Com isso, o Inep quer mapear sobre que tipo de gestor está atuando na liderança das escolas.

Após a coleta de dados, será aberto o prazo para a análise e entrega das inconsistências para avaliar o controle de qualidade sobre as informações prestadas. Todas as etapas só terminam em fevereiro de 2020, com os resultados do desempenho escolar de cada aluno.

O Censo é anual. Em 2018, foram mapeadas 10.848 escolas em todo o Estado, das quais 904 são da rede estadual. “A partir dos resultados do Censo, poderemos saber como está a cobertura no Pará, onde precisa de escola e como está o nível de ensino”, conclui Simone.

 

Deixe seu comentário