Pesquisar
Close this search box.

‘Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (19) que, “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara”. O uso de um termo pejorativo para se referir aos nordestinos provocou a reação de governadores da região, que manifestaram “espanto e profunda indignação”.

A fala do presidente foi durante uma conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) assim que se sentou na mesa para dar início a um café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira no Palácio do Planalto, em Brasília.

A conversa foi registrada pela TV Brasil e viralizou nas redes sociais à tarde.

Em resposta, governadores do Nordeste divulgaram uma carta em que cobram explicações do presidente. Eles afirmaram ter recebido “com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional”. O comunicado conclui: “Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”.

Os governadores do Maranhão e da Paraíba também se manifestaram nas redes sociais. “Como conheço a Constituição e as leis do Brasil, irei continuar a dialogar respeitosamente com as autoridades do governo federal e a colaborar administrativamente no que for possível. Eu respeito os princípios da legalidade e impessoalidade (artigo 37 da Constituição)”, disse Flávio Dino (PC do B), do Maranhão.

João Azevêdo (PSB), da Paraíba, disse condenar “qualquer postura que venha ferir os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes. A Paraíba e seu povo, assim como o Maranhão e os demais estados brasileiros, existem e precisam da atenção do governo federal independentemente das diferenças políticas existentes. Estaremos, neste sentido, sempre dispostos a manter as bases das relações institucionais junto aos entes federativos, vigilantes à garantia de tudo aquilo a que tem direito”.

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que não irá comentar.

Leia a íntegra da carta:

“Carta dos Governadores do Nordeste

19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.”

Ex-goleiro Bruno sai da prisão e vai para regime semiaberto

A Justiça de Minas Gerais decidiu ontem (19) conceder regime semiaberto domiciliar ao ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado pelo homicídio de Elisa Samudio em 2010. A decisão foi proferida pelo juiz Tarciso Moreira de Souza, da Vara de Execuções Penais de Varginha (MG). Bruno deixou a prisão na tarde desta sexta-feira.

Em 2013, Bruno foi condenado a 20 anos e nove meses pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver. Conforme a sentença, Bruno foi apontado como autor do assassinato de Eliza, com quem teve um relacionamento e um filho. Ela desapareceu em 2010, aos 25 anos, e foi considerada morta pela Justiça. Na época, o goleiro jogava no Flamengo.

Bruno ganhou direito ao benefício após ter cumprido o tempo necessário para progressão da pena, conforme está previsto na Lei de Execuções Penais (LEP). Ele estava preso desde 2010.

Pela decisão do juiz, o ex-goleiro deverá trabalhar durante o dia e retornar para casa à noite. Ele também está proibido de sair de casa entre as 20h e as 6h, além de frequentar bares e boates.

A decisão do juiz foi viabilizada após a segunda instância da Justiça de Minas ter retirado da ficha prisional de Bruno uma falta grave por uso de celular dentro da prisão. Com a suspensão dos efeitos da punição, o ex-goleiro passou a ter direito ao benefício.

Celpa afirma que fuga de energia pode aumentar em até 50% a conta de luz

Situações em que o esforço para economizar energia elétrica não é recompensado com uma conta de luz mais barata, podem estar relacionadas ao fenômeno chamado “fuga de energia”. Esse problema está diretamente ligado a falhas nas instalações elétricas internas, como problemas nos isolamentos das fiações do imóvel e em equipamentos antigos, como geladeira, ar condicionado e chuveiro elétrico. De acordo com especialistas, essa anormalidade pode influenciar em um aumento de até 50% na fatura.

O engenheiro eletricista da Celpa, Francisco Tiago Oliveira, explica que por menor que seja a fuga, ela já pode fazer a diferença no consumo mensal. “Uma fuga mínima de corrente em uma residência com instalação elétrica de 127 volts, pode representar um aparelho elétrico ligado 24 horas por dia. Isso com certeza vai gerar desperdício de consumo e um aumento significativo na conta de energia desse cliente”, explica Tiago.

É importante que o consumidor fique atento a alguns fatores que caracterizam a fuga de energia, como emendas de fios desencapados, fios não adequados para o tipo de instalação ou com isolação desgastada pela ação do tempo e até mesmo eletrodomésticos defeituosos. A geladeira é um exemplo de eletrodoméstico que pode se tornar vilão, pois se houver fuga de energia, onde o consumo do aparelho pode aumentar em até sete vezes.

COMO IDENTIFICAR – As instalações elétricas internas do imóvel não são de responsabilidade da Celpa. Então o ideal é chamar um profissional eletricista habilitado para fazer a vistoria na fiação da residência. Um teste fácil consiste em desligar todos os eletrodomésticos e verificar se o medidor continua registrando consumo. Em caso positivo, após esse procedimento é necessária uma avaliação para identificar o ponto da fuga de energia.

O vazamento de corrente, como também chamado, é comum em instalações elétricas antigas ou que não foram corretamente dimensionadas e foram criadas para suportar o uso de poucos equipamentos. “Nós orientamos que para evitar esse tipo de problema e surpresas na conta de luz, seja feita revisão nas instalações elétricas a cada 10 anos, no mínimo”, afirma Francisco Tiago.

CUIDADO COM A SEGURANÇA – Além de aumentos na conta de luz, a fuga de energia pode alavancar outros perigos. As paredes que esquentam próximo dos interruptores e tomadas ou aquelas que costumam dar choque quando tocadas indicam uma possível fuga de corrente e elevam o risco de perda de equipamentos e incêndios.

Vale leva oficinas de cinema para estudantes do Pará

Estudantes dos municípios de Ourilândia do Norte, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Bom Jesus do Tocantins, na região sudeste do Pará participaram de oficinas de cinema e tiveram a oportunidade de criar um minidocumentário com orientação de profissionais do cinema de renome nacional. A ação faz parte do projeto Cultura na Praça, que recebe patrocínio da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que busca levar à população o cinema brasileiro.

“É um projeto itinerante. No mês de julho estão sendo oferecidas oficinas, realizadas com professores que são cineastas e elas pretendem produzir um documentário em cada cidade com jovens de 14 a 19 anos e eles aprendem e fazem tudo”, explicou Gilberto Scarpa, coordenador do projeto.

Estudantes aprendem sobre produção, filmagem e edição

 

As oficinas foram realizadas em quatro dias de imersão, em cada cidade, proporcionando aos alunos aprendizado sobre produção, filmagem e edição de filme a partir de um processo de investigação sobre o patrimônio cultural (seja material ou imaterial) das cidades participantes. As temáticas dos minidocumentários foram definidas pelos próprios jovens.

O estudante Luiz Felipe, participou das oficinas em Ourilândia do Norte e destacou o aprendizado adquirido. “Eu fiquei extremamente surpreendido logo no primeiro dia de oficina. Vi o anúncio em uma rede social e me interessei. Eu gostei muito porque aprendi sobre imagem e fotografia, que sempre me chamaram a atenção, pois pretendo levar isso para minha vida”, contou.

‘Cultura na Praça ‘ jovens aprendem sobre cinema com orientações de profissionais de renome nacional

 

Além das oficinas, um caminhão equipado com toda estrutura de projeção percorrerá cada município proporcionando às comunidades sessões de cinema ao ar livre e apresentações de artistas locais. Os eventos vão acontecer no mês de agosto onde serão exibidos os minidocumentários produzidos nas oficinas.

 

 

“Um dia no Parque” será realizado neste domingo (21) no Zoobotânico de Carajás

No próximo domingo (21) o ICMbio, em parceria com a Coordenação Municipal de Uso Público da Flona Carajás e a Vale promovem o evento nacional “Um Dia no Parque”. A programação ocorrerá das 10 às 16 horas, no Parque Zoobotânico de Carajás.

O objetivo da programação é incentivar a visitação nas Unidades de Conservação (UC’s) em todo país e a Floresta Nacional de Carajás não poderia ficar de fora, por isso, foi planejado um dia em contato com a natureza para toda família, conforme programação abaixo:

Estações no interior do Parque do Zoobotânico

  • 1ª Estação Kids – Jogos educativos, pintura de rosto, espaço de pintura com desenhos de animais da Flona Carajás.
  • 2ª Estação Harpia – Ninho em tamanho real com ovos, onde os visitantes podem entrar e tirar foto, além de um banner da harpia onde os mesmos também podem tirar foto, totens com informações da Coordenação de Uso Público Municipal.
  • 3ª Estação Zoo – Exposição e informações sobre resgate e reintrodução de fauna e outros trabalhos desenvolvidos pelo Parque Zoobotânico.

Trilha Ecológica Lagoa da Mata

  • A trilha fica logo após o zoobotânico, local de ponto de partida e a saída ocorrerá em três horários: 11h, 13h e 14:30h

Para a imprensa, a equipe organizadora do evento estará disponível às 9h da manhã, na portaria de acesso à Carajás, para as devidas orientações.

Serviço: Um dia no Parque

Data: 21/07 – domingo

Horário: das 9 às 16 horas

Local: Parque Zoobotânico Carajás

Quatro hospitais públicos do Pará têm vagas abertas

O Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, o Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) e o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, estão com vagas de emprego abertas.

Desesperada, mãe denuncia atendimento no Hospital Geral de Parauapebas (HGP)

A postagem foi feita por volta de meio dia da última quinta-feira (18), nas redes sociais de Emanuelle Gomes. De acordo com o narrado e mostrado pela mãe da pequena Luíza Maria, a criança, que hoje tem um mês de vida, nasceu prematura e apresenta início de hemorragia.

Desesperada, a jovem mãe denunciou o descaso do atendimento na Ala Pediátrica do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), onde sua filha está internada e aguardava atendimento específico. “Minha filha já levou 13 furadas e não conseguiram acesso. Ela está com fome, pois nem água para preparar sua alimentação deixaram ferver aqui”, reclama Emanuelle, que aproveitou para mostrar no vídeo, também postado em seu Facebook as várias pessoas que estão em macas no corredor do HGP por não ter leitos disponíveis, além do péssimo atendimento registrado por ela.

Em outra postagem, Emanuelle mostrou ter procurado a direção do setor, mas nada foi resolvido. “Eles sabem que não dará em nada, por isso fazem isso. A população reclama, mostra os fatos, porém, nada acontece”, desabafa a mãe, que ao fazer contato com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, através de aplicativo de mensagens instantâneas, na manhã desta sexta-feira (19), reafirmou que a criança segue internada e já com 26 tentativas frustradas de fazer medicação, motivo que ela diz não permitir mais que “furem sua filha”.

Nossa equipe de reportagens fez contato com a direção do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e também com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas (ASCOM), porém, até o fechamento desta matéria não obteve respostas.

Homem mata e esmaga rosto de mulher a pedradas após ela recusar sexo

A Polícia Civil de Goiás prendeu na última quinta-feira (18) um homem identificado como Elizeu Neto Rodrigues Loiola, que está sendo acusado de matar a pedradas uma mulher em Águas Lindas de Goiás (GO). De acordo com a polícia, o motivo do crime seria porque a vítima se recusou a fazer sexo com ele.

Para a polícia o acusado confessou o crime com riqueza de detalhes de como assassinou a vítima. O corpo de Josélia Alves da Costa foi encontrado na última segunda-feira (15) jogado às margens de um loteamento novo do município.

O acusado que era considerado foragido e foi identificado após uma minuciosa investigação no local de crime. Capturado, o criminoso ficará a disposição da 17ª DRP de Águas Lindas.

Deixe seu comentário