Pesquisar
Close this search box.

PARAUAPEBAS 33 ANOS: Zé Dudu, o pioneiro que se preocupa com o futuro da cidade

José Eduardo Ferreira do Vale nasceu em 6 de agosto de 1965 em Ceres (GO), mas foi criado em Anápolis, a segunda maior cidade do estado de Goiás até adolescência e ainda bem jovem, com apenas 18 anos, em 1984, a família dele mudou-se para Parauapebas (PA). “Já na puberdade fui apelidado de Zé Dudu por um amigo e esse apelido pegou. Hoje, somente os que me conheceram no início de Parauapebas sabem quem é José Eduardo”, revela.

O pai dele, o pecuarista José Rodrigues do Vale, morreu há 10 anos em Parauapebas, após lutar contra o câncer, e a mãe, dona Irene Ferreira do Vale, faleceu há 12 anos, também de um câncer. “A diferença do dela para o do papai é que o dela foi descoberto tardiamente, além de ser muito mais agressivo. Ela faleceu pouco mais de 75 dias após o diagnóstico”, comentou.

Zé Dudu é muito bem informado e o seu Blog é um dos mais lidos do Pará

 

Zé Dudu tem mais três irmãos: Josirene Lúcia, Virgílio José e João Vicente, conhecido por Branco da White.
Com pouco mais de um ano morando em Parauapebas, ou seja, em 1985, Zé Dudu conheceu sua esposa, Iris Santana do Vale, e o casal tem 3 filhos: Anna Carolina, Anna Clara e o caçula, Neto, que tem o nome do pai dele. “Ainda não tenho netos”, disse ele, sorrindo.

Zé Dudu e sua grande paixão: a esposa Íris

 

Como foi sua infância e adolescência?
Normal, como de todo moleque daquela geração. Estudava, brincava e me relacionava com amigos e vizinhos, coisa que é difícil de ver nas crianças de hoje. Comecei a trabalhar com 15 anos, na adolescência, em uma imobiliária. Aos 18 anos, quando deixei o emprego para vir para o Pará, já era gerente da empresa.

O que e onde estudou?
Não tenho formação superior. Fiz todos os meus estudos em duas escolas de Anápolis. O Educandário Cândido Ambrósio de Lima e o Colégio São Francisco de Assis.

Quando você chegou aqui e por que a família resolveu vim morar em Parauapebas? A ideia foi de seu pai?
Cheguei em março de 1984. Meu tio, que já morava no Pará há 2 anos arrumou uma terra pra o meu pai comprar aqui em Parauapebas. Pra não deixá-lo vir só, eu deixei o emprego e resolvi vir com ele.

Como era o nome da fazenda de vocês e conte um pouco da história da Serraria.
Fazenda JR. Mas quando viemos pra cá montamos um comércio atacado de secos e molhados. Passados alguns anos fechamos as portas. Daí montei um pet shop, depois uma banca do jogo do bicho. Posteriormente trabalhei no Fórum de Parauapebas por quase 3 anos. Depois comprei a Serraria do Luciano Sartório, que funcionou até quando o Ibama deixou.

Como foi a participação de sua família no Movimento pela Emancipação Política e Administrativa da cidade?
Nossa família nunca havia mexido com política, mas participamos da emancipação política de Parauapebas, assim como a maioria dos moradores à época. Nossa participação foi mais financeira, facilitando a logística para que a coisa acontecesse.

Quais os momentos mais importantes da sua vida?
Certamente os momentos mais importantes da vida de um homem casado são quando nascem as crias, que transformam nossa vida.

Quais as lembranças que o você tem de Parauapebas do passado?
Quando cheguei aqui havia apenas algumas ruas, de barro. Havia muita poeira e muita gente. Na implantação do Projeto Carajás havia cerca de 35 mil habitantes, a maioria trabalhava na Serra dos Carajás e passava a folga em Parauapebas. Naquela época todos se conheciam pelo nome, sabiam em que o outro trabalhava. Hoje saio às ruas e conheço muito pouca gente.

Como surgiu o Blog do Zé Dudu?
O www.zedudu.com.br surgiu de um comentário que fiz no Blog do Waldir, que foi moderado. Questionei com ele o motivo da moderação e, então, resolvi dar início no meu. Isso em 2008.

Um momento histórico: o saudoso jornalista e escritor PC Reis com os amigos Marcel Nogueira, Waldir Silva, Zé Dudu, Cláudio Feitosa e Demerval Moreno

 

O que representa Parauapebas para você?
Parauapebas é uma cidade que aprendi a gostar. No início, assim como a maioria dos que aqui estavam há mais de 30 anos, a ideia era passar uns 10 anos, ganhar um bom dinheiro e voltar para Goiás. Mas, como diz a música do paraense Nilson Chaves, “E eu fui que fui ficando…” Aqui criei família e pretendo ficar por muitos anos. Posso afirmar que do local de onde eu vim, não teria a oportunidade que essa cidade me ofertou.

O que pensa sobre o futuro de Parauapebas?
Diferente de outras cidades jovens como a nossa, Parauapebas é hoje uma cidade rica. Mas é preciso que nossos governantes pensem Parauapebas para quando o minério acabar. Não podemos ficar totalmente dependentes da mineração, que é finita. É preciso pensar em criar aqui, quem sabe, um polo educacional, um polo leiteiro, investir no turismo, trazer indústrias … Criar novas alternativas de geração de emprego e renda. Se hoje temos recursos suficientes para bancar essa máquina, quando o minério findar e os royalties minguarem, o município não se sustentará financeiramente. O município hoje é pujante e progressista, mas é preciso usar parte desse recurso para garantir o futuro dele.

Zé Dudu e os amigos Laércio de Castro e Lima Rodrigues

 

Por ter chegado por aqui com apenas 18 anos, ter contribuído com o desenvolvimento econômico do município, por amar esta cidade e por se preocupar com o futuro de Parauapebas, Zé Dudu é o nosso homenageado de hoje no Projeto Entrevistas com Pioneiros.

Dia Municipal dos Desbravadores é incluído no calendário oficial de Parauapebas

Durante as deliberações parlamentares da sessão ordinária da última terça-feira (18), os vereadores debateram e aprovaram o Projeto de Lei nº 32/2021, de autoria do vereador Josemir Santos (Pros), que propunha a inclusão do Dia Municipal dos Desbravadores no calendário oficial do município, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de setembro.

Josemir contou que os desbravadores são compostos por meninos e meninas com idade entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor e religião. Os membros do grupo se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

“Os desbravadores vibram com as atividades ao ar livre, gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas e explorações nas matas. São disciplinados, unidos e criativos. Combatem o uso do fumo, álcool e drogas. Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Esses meninos e meninas também prestam socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes e projetos sociais. Em tudo o que fazem desenvolvem o amor a Deus e à pátria”, revelou Josemir Santos.

O Clube de Desbravadores existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, está presente em mais de 160 países e possui mais de 1 milhão e setecentos mil participantes. Parauapebas possui atualmente 52 clubes e 1.711 desbravadores.

Para Josemir Santos, a importância desta organização está no fato de trabalhar com atividades que ajudam no desenvolvimento físico, mental e espiritual dos jovens desbravadores, que envolve orientação sobre saúde, convívio social, família, religião, cidadania e orienta os jovens a se comportarem de forma saudável, ajudando na formação de bons cidadãos para sociedade, razões pelas quais o Clube de Desbravadores merece um dia no calendário oficial do município.

Vereadora Eliene Soares solicita ações da prefeitura para melhorar e ampliar atendimento na saúde

Na sessão ordinária desta terça-feira (25), a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou três propostas para melhorar o atendimento na saúde em Parauapebas.

Conhecedora da realidade da rede de saúde no município, a vereadora sugeriu que seja disponibilizado um aplicativo para agendamento de exames e consultas médicas, compra de mamógrafos e a implementação de um centro de tratamento de obesidade, como alternativa para atender melhor os usuários do sistema público de saúde.

Aplicativo para agendar consultas

Eliene Soares contou que muitas prefeituras brasileiras estão modernizando a oferta de serviços públicos, sobretudo, os de saúde, à população. Assim, um aplicativo para agendamento de consultas médicas e exames, acesso a informações sobre os atendimentos e horários de funcionamento dos órgãos de saúde.

Com o aplicativo, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais serão dinamizados e haverá controle mais rigoroso na oferta de serviços que priorizem quem comprovadamente resida em Parauapebas, já que a estrutura de nossa rede pública de saúde também é utilizada por diversos municípios da redondeza.

“Quero que o Poder Executivo analise a possibilidade de implementar solução tecnológica, nos moldes do aplicativo Agenda Fácil, de São Paulo, para agendamento, confirmação ou cancelamento de consultas em nossos postinhos. Há recursos para esta ação dentro do programa ‘Saúde Mais Perto de Você’, previsto no orçamento municipal com dotação de R$ 83 milhões 708 mil, dos quais R$ 36 milhões 153 mil já foram utilizados. Ou seja, o recurso existe”, assegurou Eliene Soares.

O aplicativo Agenda Fácil implementado pela Prefeitura de São Paulo, em 2018, permite a seus 12,4 milhões de habitantes programar e gerenciar atendimentos na rede municipal de saúde. Por meio do aplicativo, baixado gratuitamente, o paulistano pode atualizar dados de contato, visualizar resultados de exames, realizar agendamentos nos postinhos, verificar pedidos em fila de espera e se agendar, fazer a confirmação de pré-agendamentos de consultas e exames especializados e cancelar ou remarcar agendamentos.

Se implementado em Parauapebas, o aplicativo irá otimizar o atendimento aos 160 mil usuários diretos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compra de mamógrafos

Para agilizar e aperfeiçoar atendimentos e diagnósticos na rede municipal de saúde, a vereadora Eliene Soares requisitou à prefeitura a aquisição de mais mamógrafos.

Atualmente existem seis mamógrafos disponíveis em Parauapebas para atender a, pelo menos, 105 mil pessoas do sexo feminino, 70 mil delas com mais de 15 anos de idade.

Metade desses seis aparelhos está na rede particular, que atende a um número reduzido de mulheres em vista do atendimento da rede pública municipal. Simplificando, temos três mamógrafos da rede particular que atendem a 15 mil mulheres e três da rede pública que atendem às demais 55 mil mulheres.

“Os mamógrafos da rede pública têm de dar conta de uma demanda potencial que é mais que o triplo da rede privada. A conta não fecha e alguém — no caso, a mulher — fica em desvantagem. Várias cidadãs, mulheres, têm procurado meu gabinete para relatar a dificuldade em fazer exame de mama na rede pública, com longos períodos entre a marcação da consulta e a realização do exame. Parauapebas, pela riqueza que possui, tem menos mamógrafos na rede pública que o município de Capanema, no nordeste do Pará. Sendo que Capanema tem população quatro vezes menor que a nossa e arrecada 18 vezes menos”, ressaltou a vereadora.

A mamografia, exame de radiografia das mamas feito pelo mamógrafo, é capaz de identificar alterações suspeitas e ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Para as mulheres que já superaram a doença, a mamografia também possui papel importante para o acompanhamento e controle pós-tratamento. Em 2019, ano com dados consolidados mais recentes, seis mulheres morreram em Parauapebas por câncer de mama. Em 20 anos, o município sepultou 42 mulheres.

Por fim, a vereadora Eliene destacou que existe dotação para fazer a compra de mamógrafos no programa “Investe SUS”, que consta do orçamento municipal com recursos previstos em R$ 20 milhões 443 mil, dos quais já foram usados apenas R$ 387 mil.

Centro de tratamento da obesidade

Ainda na sessão ordinária, a vereadora requereu a criação de um Centro de Acompanhamento e Tratamento da Obesidade (Cato), visando à melhoria da qualidade de vida da população.

A legisladora ressaltou que obesidade é coisa séria, pois é uma doença. Além dos problemas acarretados na saúde, a obesidade também pode ser causa e consequência de depressão, de problemas familiares, emocionais ou mesmo metabólicos. Seja como for, precisa ser tratada, e o poder público tem a obrigação de dar assistência a esse público, que não para de crescer e cujos hábitos estão, perigosamente, sendo incorporados pelas crianças.

No final do ano passado, o IBGE divulgou um estudo com dados de 2019 mostrando que, atualmente, um em cada quatro brasileiros adultos está obeso. Outra pesquisa também do IBGE, com dados de 2018 e retrato sobre os estados, tendo Belém como base no Pará, mostra que naquele ano 21% dos homens e 20% das mulheres paraenses maiores de 18 anos eram obesos. Trazendo esse recorte para Parauapebas, à ausência de números precisos, podemos ter aqui 35 mil obesos.

É, portanto, um problema sério de saúde pública, que tem a ver, em muitos casos, com a rotina corrida de muitos desses adultos, que são trabalhadores, vivem sozinhos, não têm tempo de preparar refeições sadias e, por isso, se alimentam mal.

Diante da ausência de projeto no orçamento municipal dedicado especificamente à questão da obesidade, Eliene Soares sugeriu que a Prefeitura de Parauapebas crie um Centro de Acompanhamento e Tratamento da Obesidade (Cato), visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas acometidas, por meio de ações de controle, monitoramento e suporte nutricional.

Votação

O pedido para criação e implementação do aplicativo, que foi oficializado pela vereadora Eliene Soares na Indicação nº 349/2021, a compra de mamógrafos, requerida na Indicação nº 350/2021, e a implantação do Cato, solicitada na Indicação nº 351/2021, foram colocadas para apreciação parlamentar.

Diante da necessidade de ampliar, melhorar e criar oferta de serviços de saúde que atendam às necessidades de todos os usuários da rede pública, os vereadores aprovaram em unanimidade os pedidos.

Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as indicações serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar as propostas e, se possível, implementá-las.

Vereador Aurélio Goiano cobra retorno das aulas presenciais na rede pública

Na sessão ordinária desta terça-feira (25), o vereador Aurélio Goiano (PSD) pediu ao Poder Executivo que inclua as atividades educacionais no rol de atividades essenciais para que haja o retorno das aulas presenciais na rede pública municipal de Parauapebas.

O pedido foi oficializado por meio da Indicação n° 321/2021, em que o parlamentar solicitou que o governo municipal promova a regulamentação do anteprojeto de lei que trata sobre a inserção das atividades educacionais no rol das atividades consideradas essenciais.

Segundo Aurélio Goiano, é necessário promover o retorno e permanência das aulas em seu formato presencial, visto que a educação é um dos setores que mais vêm sendo afetados por conta da pandemia do covid-19, o que está causando um dano irreparável no aprendizado da população.

Para o legislador, apesar dos esforços das instituições de ensino em ministrar aulas no formato EAD (Educação a Distância), o convívio social é um dos elementos necessários para estimular o aprendizado das crianças e adolescentes.

“Outro ponto a se frisar é a disparidade da condição social entre os alunos, sendo que muitos desses, principalmente da rede pública de ensino, não possuem acesso à internet, ou quando o tem, em uma velocidade muito baixa, que não possibilita que o mesmo possa acompanhar de forma satisfatória as aulas. Como já dizia Paulo Freire: ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’. Assim sendo, fica evidente a necessidade em considerar as atividades educacionais como sendo essenciais, dada a sua importância na formação de nossa sociedade”, concluiu o vereador Aurélio Goiano.

Segurança nas escolas

Na ocasião, o vereador Aurélio Goiano pediu também que a prefeitura garanta melhoria na segurança das escolas municipais.

Na Indicação nº 348/2021, o parlamentar pediu que fosse promovida a regularização do anteprojeto de lei que visa promover ações para assegurar a segurança das escolas municipais, dentre elas a destinação de servidores da Guarda Municipal, de forma integral, para realizar a segurança destas, visando, principalmente, garantir a entrada somente de pessoas autorizadas, bem como dar uma rápida resposta em caso de invasão.

Vereador Aurélio Goiano (PSD)

 

Para o vereador, há necessidade de garantir a segurança dos alunos da rede municipal de ensino, de modo a impedir eventos como o ocorrido na Creche Municipal de Saudades, em Santa Catarina, onde três crianças e duas mulheres foram mortas por um invasor armado com um facão, o que poderia ter sido evitado, caso existisse no local profissional treinado para esse tipo de situação. Diante disso, é necessário que o poder público municipal, através do Executivo, realize medidas que busquem impedir o acontecimento de tais situações em nosso município.

Votação

Ao serem colocadas em votação parlamentar, as proposições foram aprovadas em unanimidade e serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar a possibilidade de envio dos anteprojetos de lei solicitados à Câmara e a viabilidade orçamentária para execução dos pedidos.

Estudantes de Parauapebas são preparados para a OBA

Nos dias 27 e 28, ocorre, em todo o país, a prova da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB) para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Os alunos da rede municipal de ensino de Parauapebas já estão sendo preparados para a avaliação, há algum tempo, por meio de revisão de conteúdos e atividades. E ontem, 24, às 19 horas, ocorreu uma Live de revisão de conteúdo e incentivo à participação. O evento intitulado “OBA 2021 – Um bate-papo astronômico” contou com a participação de educadores e convidados especiais.

O evento obteve uma ótima interação com o público estudantil, alcançando centenas de acessos instantâneos e milhares de visualizações. Segundo a técnica de Ciências da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leilane Bicho, a Live alcançou os objetivos propostos. “Nossas expectativas foram superadas, principalmente no sentido de engajamento e participação. Assim, acreditamos que haverá uma maior participação dos alunos nesta edição da OBA”, destaca.

O professor Paulo Roberto, da escola Municipal de Ensino Fundamental Faruk Salmen, também participou da Live. Durante o evento, ele reforçou a importância das olimpíadas e o quanto o município tem procurado organizar os alunos para a prova. “A nossa ideia é preparar os alunos das mais diversas formas possíveis e a Live é mais uma ferramenta”, comenta.

 

Mobfog

Paralelamente à OBA ocorre a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que já está em sua 15ª edição. A iniciativa tem caráter experimental. Para participar, os alunos precisam construir e lançar seus foguetes a partir de uma base de lançamento, sendo que as melhores marcas obtidas por cada criança são enviadas para a avaliação e classificação da Mobfog.

Muitas escolas municipais também estão estimulando a participação de seus alunos na Mostra e os lançamentos já estão sendo realizados. Na manhã de ontem, 24, dezenas de alunos da escola Luiz Magno de Araújo marcaram presença na praça do Bairro Alvorá, zona sudeste, para realizarem seus lançamentos.

A aluna Whany Agatha Couto Dias, do 8º ano, construiu um belo foguete e já na segunda tentativa alcançou a distância de 100 metros. “É a primeira vez que participo da Mobfog e está sendo uma experiência incrível. Aprendi muitas coisas interessantes e ainda poderei conquistar uma medalha. Estou muito feliz em participar”, afirma a estudante.

 

DESEMPREGADO? Confira 270 vagas de emprego disponíveis para Parauapebas

O painel do Sine desta terça-feira, 25, voltou a dar um salto na oferta de vagas em Parauapebas e busca 270 trabalhadores de todos os níveis de escolaridade. O destaque está para abertura de vagas pela construção civil, que volta a acelerar o ritmo com as obras da prefeitura e está contratando 160 armadores, ajudantes de obras, carpinteiros e pedreiros. São 40 vagas para cada uma dessas funções.

Entre outras vagas abertas pelo Sine, há 09 para técnico em planejamento de obras; 15 para motorista de ônibus; 04 para motorista de micro-ônibus; 02, para motorista de caminhão comboio; 12 para operador de perfuratriz; 02 para auxiliar financeiro e muito mais.

Ficou interessado? Veja todas as vagas no painel do Sine Parauapebas. Basta acessar AQUI.

Cuidado! A pandemia da Covid-19 não acabou e o vírus ainda circula na cidade. Use máscara sobre o nariz e a boca, mantenha o distanciamento social, higienize as mãos. E anote os números do Sine para agendar atendimento:

  • Seguro-desemprego: (94) 99183-2150
  • Vagas de emprego: (94) 99264-8990
  • Atualização de cadastro: (94) 98438-8749 e 99257-2227 

Informação sobre cepa indiana e lockdown na região do Baixo Amazonas é fake

Atos relacionados à criação, à divulgação e à disseminação de informações falsas podem ser enquadrados em pelo menos oitos artigos do Código Penal

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar checou e confirmou que é fake a informação que circula sobre um possível lockdown que teria sido decretado pelo Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) valendo a partir da última segunda-feira (24) na região do Baixo Amazonas.

Um vídeo circula por vários grupos de WhatsApp no Pará e deixa populares apreensivos por conta da notícia de que uma nova cepa estaria circulando e registrando novos casos de Covid-19.

 

Apesar de ser verdadeiro, o vídeo que vem circulado atualmente nas redes sociais foi gravado ainda em janeiro de 2021, quando a pandemia crescia assustadoramente naquela região.

 

Influencer de Parauapebas vai participar do 1° Reality Gospel do Brasil

A pastora e influencer digital de Parauapebas, Mel Nascimento, foi selecionada para participar do 1° Reality Gospel do Brasil, com o tema “Culto da resistência” em Sorocaba-SP. O evento será realizado no dia 3 setembro e será transmitido ao vivo.

Mel é a única paraense selecionada para o reality. “Estou muito feliz com a oportunidade de representar minha cidade no cenário do gospel nacional. E conto com o apoio de todos nesse projeto”, disse a participante.

O reality será realizado na casa da cantora gospel Vanilda Bordieri, e contará com a participação de diversos nomes do gospel nacional, composto por cantores, pregadores e influencer. Os cantores Robson Monteiro, Mara Maravilha, Lydia Moises entre outros estarão presentes.

O 1° Reality Gospel do Brasil vai premiar os dois finalistas com um carro e R$ 10 mil.

Uma coletiva de lançamento será realizada nesta terça-feira, 25, na Churrascaria Boi Gaúcho, as 19h, em São Paulo-SP.

Já na abertura do reality o mais votado nesse link (https://www.somosbiten.com/cultodaresistencia) vai ganhar um Iphone 12.

 

Sobre o programa

O “Culto da Resistência” abriu inscrições livres nas redes sociais para todo o Brasil. Além de Mel e dos já citados Mara, Lydia e Robson, também participam da competição a youtuber Leya Martins, a influencer Camilla Uckers, a pastora Renallida Carvalho e os cantores Vanilda Bordieri, Mary Hellen Bittencourt, Aurelina Dourado, Ariely Bonatti, Marcelo Dias & Fabiana, Beatriz Andrade e Noemi Nonato.

A dinâmica que, como o nome sugere, é de resistência física, consiste em reunir nada menos que 58 personalidades gospel na casa de Vanilda Bordieri, que devem assistir a um culto enquanto pulam em uma cama elástica. Quem resistir até o fim, leva o carro zero. Além disso, o segundo lugar fatura R$ 10 mil.

Décimo terceiro do INSS começa a ser depositado hoje

Antecipada para maio por causa da pandemia de covid-19, a primeira parcela do 13º do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a ser paga hoje (25). Os depósitos ocorrerão até 8 de junho.

A segunda parcela do 13º será paga entre 24 de junho e 5 de julho. As datas são distribuídas conforme o dígito final do benefício, começando pelos segurados de final 1 e terminando nos de final 0.

Essas datas valem para quem recebe aposentadorias, auxílios e pensões de até um salário mínimo. Para quem ganha acima do mínimo, o calendário é um pouco diferente. A primeira parcela será paga de 1º a 8 de junho; e a segunda, de 1º a 7 de julho. Começam a receber os segurados de final 1 e 6, passando para 2 e 7 no dia seguinte e terminando nos finais 9 e 0.

As datas estão sendo informadas no site e no aplicativo Meu INSS. A primeira parcela do 13º é isenta de Imposto de Renda e equivale à metade do benefício mensal bruto pago pelo INSS. O imposto só é cobrado na segunda parcela.

A tributação varia conforme a idade. O segurado de até 64 anos paga Imposto de Renda caso receba acima de R$ 1.903,98. De 65 anos em diante, a tributação só é cobrada se o benefício for superior a R$ 3.807,96.

decreto com a antecipação do décimo terceiro para aposentados e pensionistas foi publicado em 4 de maio. Segundo o Ministério da Economia, a medida deve injetar cerca R$ 52,7 bilhões na economia do país e não terá impacto orçamentário, por tratar-se apenas de mudança de data de pagamento.

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em agosto

Trabalhadores informais nascidos em agosto recebem hoje (25) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 6 poderão sacar o benefício.

No último dia 13, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela. O calendário de depósitos, que começou no último dia 16 e terminaria em 16 de junho, teve o fim antecipado para 30 de maio.

CALENDÁRIO DA SEGUNDA
PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021
Calendário da segunda parcela do auxílio emergencial 2021 – Divulgação governo federal

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (Veja guia de perguntas e respostas no último parágrafo).

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial.
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial. – Arte/Agência Brasil

O pagamento da segunda parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 18 e segue até o dia 31. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Em todos os casos, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (Veja guia de perguntas e respostas).

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Deixe seu comentário