Pesquisar
Close this search box.

Sem mergulhadores, vereador requisita lotação para o Corpo de Bombeiros de Parauapebas

Os recentes casos de afogamento em rios de Parauapebas motivaram o vereador Léo Márcio (SDD) a apresentar na sessão ordinária da Câmara Municipal, o Requerimento nº 28/2024 no qual requisitou a lotação de uma equipe e mergulhadores no efetivo militar que atua no município. A solicitação é direcionada ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, com cópia para o deputado estadual Ivanaldo Braz.

“Infelizmente, nos últimos dias, tomamos notícias de alguns casos de afogamentos em Parauapebas, bem como nos foi relatada a dificuldade em termos profissionais que atuem de forma especializada e ágil nos resgates dessas pessoas”, relatou o parlamentar.

Léo Márcio sugeriu que sejam enviados para Parauapebas militares especializados, tais como os mergulhadores do Grupamento Marítimo Fluvial (Gmaf). “Essa medida propiciaria mais celeridade e efetividade nos resgates atinentes a essas situações, garantindo uma resposta digna à comunidade e aos familiares”, justificou.

O Requerimento nº 28/2024 foi aprovado por unanimidade em plenário e enviado à Mesa Diretora da CMP, para que encaminhe para o Corpo de Bombeiros e para o deputado estadual Braz, com o intuito de que cobre tal medida no âmbito do governo estadual.

Diretor do SAAEP culpa idade dos poços pela falta de água no Cidade Jardim

Em comentário feito nas redes sociais do Portal Pebinha de Açúcar, o titular da pasta ainda pediu que moradores comprem caixas d’água para amenizar os problemas

Quem mora em Parauapebas, sudeste paraense, sabe que o problema da falta de água em muitos bairros ainda é, infelizmente, uma triste realidade.

No último domingo (12), em comentário feito no Instagram oficial do Portal Pebinha de Açúcar, o atual gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), Elson Cardoso, que é indicado ao cargo pelo vereador Elias da Construforte, culpou “a idade dos poços artesianos” pela falta de água no Bairro Cidade Jardim.

“Os poços são velhos e muitos estão passando por manutenção, troca de bomba”, disse Elson, que completou afirmando: “Alguns não sabem, a Cidade Jardim, ainda é abastecida dia sim dia não por água da ETA 1, pois os poços não conseguem manter o nível normal, mas estamos trabalhando para que isso seja resolvido, que a população tenha água nas caixas”.

Ainda no comentário feito nas redes sociais do Portal Pebinha de Açúcar, Elson pediu para que os moradores do Cidade Jardim comprem caixas d’água para que os problemas fossem diminuídos. “Eu como diretor peço a população da Cidade Jardim que ainda não tenha sua caixa de água providencia uma para diminuir o transitório!”.

Vale ressaltar que o texto do comentário feito pelo titular do SAAEP foi transcrito nesta matéria da mesma forma que foi postado no Instagram, inclusive com os erros ortográficos.

Prefeitura de Parauapebas comunica falha em site, e-mails e outros meios de comunicação públicos

Para quem tenta acessar o site oficial da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Diário Oficial ou até mesmo consultar dados no Portal da Transparência, além de acessar e-mails institucionais, nesta segunda-feira (13), vem passando por dificuldades devidos a problemas que atingem o sistema.

Confira abaixo o comunicado oficial feito pela prefeitura

“A Prefeitura de Parauapebas, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Secretaria Especial de Governo (Segov), comunica que o sistema de tecnologia está em manutenção. Por isso, o portal, e-mails corporativos e outros meios de comunicação da prefeitura estão momentaneamente inoperantes.

Uma equipe de analistas já está empenhada em restabelecer o pleno funcionamento o mais breve possível para que o sistema volte a funcionar em todas as repartições possibilitando os acessos e solicitação de serviços públicos normalmente.

A prefeitura informa que medidas cabíveis já estão sendo tomadas para que esse tipo de intercorrência não volte a acontecer”.

Acidente deixa uma pessoa morta e PA-160 interditada por várias horas

Mais um grave acidente de trânsito foi registrado na Rodovia PA-160, que liga o município de Parauapebas até Canaã dos Carajás. O caso foi registrado na manhã desta segunda-feira (13), na “Terra Prometida”, como é conhecido o município vizinho.

Segundo informações, uma colisão entre uma carreta da empresa Júlio Simões e um caminhão de transporte de combustíveis deixou o motorista da carreta morto. Ele foi identificado como Idelfonso Oliveira. Ainda são poucas as informações sobre o caso que será investigado pelas autoridades competentes.

A estrada foi interditada devido ao risco de explosão, em virtude do vazamento de combustível. Um grande engarrafamento se formou na via após o sinistro por várias horas de interdição.

As autoridades policiais estiveram no local do acidente realizando os procedimentos cabíveis.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

“Cachorro louco” é acusado de matar uma pessoa em Parauapebas

A Divisão de Homicídios da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas tem mais um crime para investigar. Dessa vez, um homem identificado como Vanilson Alves de Souza foi morto a golpes de faca no Bairro Caetanópolis.

Segundo informações, Vanilson Alves estaria em um bar localizado na Rua Érico Veríssimo, quando teria sido golpeado por um suspeito identificado apenas pelo apelido de “Cachorro louco”.

Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no entanto, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Uma guarnição da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que faz parte da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) esteve no local e ainda fez buscas pelo suspeito, mas, sem êxito. O caso segue sendo investigado. Vanilson seria mototaxista.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Polícia Civil investiga mais um homicídio registrado na zona rural de Parauapebas

Um homem identificado como Waltemir Lima Castro foi assassinado na tarde da última sexta-feira (10), por volta das 15h00, na região da Vila Sanção, zona rural de Parauapebas.

Segundo informações, a vítima estaria em um estabelecimento comercial com amigos, quando chegou um indivíduo e iniciou uma confusão entre Waltemir e o suspeito que ainda não foi identificado.

Em determinado momento, o suspeito se apossou de uma arma branca e desferiu golpes contra a vítima que não resistiu aos ferimentos e morreu.

Devido à longa distância do local do crime ao centro da cidade, somente durante a noite que policiais civis foram informados sobre o ocorrido e posteriormente deslocaram até ao endereço. O caso segue sendo investigado pelas autoridades policiais e um inquérito policial foi instaurado pela Divisão de Homicídios da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Deixe seu comentário