Pesquisar
Close this search box.

Casal é preso em Parauapebas acusado de tráfico de drogas

Um casal foi preso durante operação da Polícia Militar realizada na tarde da última quarta-feira (03), na Rua das Flores, no Bairro Vale dos Carajás, em Parauapebas. Os suspeitos, identificados pelas iniciais L.S.R e S.C.B.C, foram detidos após uma denúncia que levou os agentes ao local.

Um usuário de drogas que foi abordado durante rondas policiais falou sobre um intenso movimento de pessoas em uma residência na Rua das Flores, indicando que ali era o ponto de vendas de drogas, diante das informações, a guarnição deslocou-se para o local para averiguar a denúncia. Com o apoio de outra viatura, as equipes se dirigiram à residência mencionada.

Ao chegar ao local, os policiais foram recebidos por S.C, que permitiu a entrada dos agentes para uma busca domiciliar. Durante a busca, os policiais encontraram uma sacola preta no fundo do quintal contendo aproximadamente 111 gramas de maconha, uma balança de precisão branca, uma balança de precisão pequena prata e diversos sacos plásticos transparentes de tamanhos variados, usados para embalar drogas.

Questionada sobre a origem da droga, S.C afirmou que o entorpecente pertencia ao seu namorado, L.R, que também morava na residência e realizava a venda da substância. No momento da chegada da polícia, L.S não estava em casa, mas retornou posteriormente e confessou ser o proprietário das drogas.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão a L e S. Durante a condução dos acusados para a delegacia, foi necessário o uso de algemas, pois ambos resistiram à prisão e atentaram contra a integridade física dos policiais. O casal segue à disposição da Justiça.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Mais de 1.100 itens doados para aprimorar a saúde pública e a assistência social em cidades do sudeste do Pará

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) de Tucumã, Ourilândia do Norte e Curionópolis receberam apoio para melhorar o atendimento que prestam à população. Em Parauapebas, o evento de entrega acontece nesta quinta-feira, 4 de julho. No total, as unidades receberam mais de 1.100 itens como balanças infantis, consultório odontológico portátil, oxímetros e aparelhos de pressão, além de notebooks, tablets e outros.

A doação faz parte do Ciclo Saúde Proteção Social, iniciativa da Fundação Vale, realizada em parceria com o Cedaps (Centro de Promoção da Saúde) e com o poder público municipal. O intuito do programa é contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica (SUS) e reduzir as desigualdades de acesso das populações mais vulnerabilizadas. As cidades de Marabá, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Bom Jesus do Tocantins receberam equipamentos no ano passado.

“A parceria nestes dois anos trouxe condições para a equipe fazer um atendimento de maior qualidade para a população” – afirma Keila Vieira Moreira, diretora de atenção básica de Tucumã.

Desde 2022, o programa Ciclo Saúde Proteção Social já doou mais de 2 mil equipamentos para alcançar 100% das UBSs e CRASs dos oito municípios paraenses participantes: Tucumã, Ourilândia do Norte, Curionópolis, Parauapebas, Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás. Além da doação, o programa envolve ações de formação continuada em temáticas como saúde da mulher e saúde da pessoa com hipertensão e diabetes. Mais de 4 mil profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) já foram alcançados com as capacitações.

“Com a estrutura física adequados e equipes mais qualificadas, apoiamos os municípios a oferecer uma melhor qualidade de vida à população de forma transversal” – comenta Marcus Finco, Gerente da Fundação Vale.

A implementação do projeto ocorre em oito municípios do Pará e 24 do Maranhão e conta também com a parceria da Wheaton Precious Metals e do Programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) gerida pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). Em parceria com doadores privados, a iniciativa busca reunir recursos para apoiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Emater define ações para desmatamento zero na Amazônia paraense

No contexto da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), a se realizar na capital Belém em 2025, uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve impulsionar o caminho da sustentabilidade da agricultura familiar paraense nos próximos quatro anos.

Na última terça-feira (2), na sede-matriz da Emater, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), a Diretoria Executiva (Direx) reuniu-se com representantes do governo federal e especialistas consultores e auditores para as primeiras tratativas quanto à implementação estadual do projeto Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para Conservação Florestal na Amazônia Legal, cujas metas compreendem desmatamento zero ou redução máxima de desmatamento.

Com um aporte geral de 25 milhões e meio de euros do governo alemão, o foco inicial do Mapa é transformar a realidade de práticas predatórias na pecuária em cinco estados da região amazônica: além do Pará, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.

Em um momento posterior, serão abordadas, também, as tradições com extrativismo de madeira e plantio de soja.

O objetivo é alinhar conjuntura nacional e internacional para adaptar ecologicamente a produção e a produtividade, ao mesmo tempo garantindo lucro, preservação e difusão tecnológica. Algumas das propostas são rastreabilidade das cadeias produtivas e abertura de novos mercados.

Para a diretora do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Deflo) do Mapa, Lizane Ferreira, doutora em ciências agrárias, o desmatamento zero é possível:

“Pensamos em um resultado de melhoria de qualidade de vida para o agricultor, agregação de valor aos produtos, recuperação de áreas degradadas. É um conjunto de iniciativas e de ferramentas para apps [áreas de preservação permanente], safs [sistemas agroflorestais], grãos. Desmatamento zero é possível, desde que as políticas públicas sejam convergentes, como identificamos aqui no Pará”, diz.

Em caráter preliminar, a Emater considera fortalecer ações contínuas dentro de programas já correntes em nível de Governo do Estado, como a emissão de cadastros ambientais rurais (cars), o apoio à regularização fundiária e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), pelo qual a Emater atende mil famílias em sete municípios: Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Parauapebas, São Félix do Xingu e Tucumã.

“O propósito desta parceria é fomentar a modernização dos processos de produção, com vista à preservação das florestas na Amazônia e em específico no estado do Pará”, resume o presidente da Emater, Joniel Abreu.

De acordo com o gestor, o plano inclui suporte a serviços inovadores que valorizam os produtos das cadeias sustentáveis, pelo incentivo progressivo às correções da situação socioambiental da região amazônica.

“É  fundamental promover o acesso a tecnologias com equilíbrio ambiental, proporcionando ao agricultor ganhos financeiros que melhorem sua qualidade de vida”, afirma.

Projeto

O projeto Inovação é uma cooperação entre o governo do Brasil, por meio do Mapa, e o governo da Alemanha, por meio do Ministério da Cooperação Econômica para Desenvolvimento Sustentável (BMZ). O processo tem como agente financeiro o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e como agência financiadora o Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW).

Governo do Pará entrega a Avenida das Palmeiras e interliga Curionópolis à PA-275

Em uma extensa agenda de entrega de benefícios na última terça-feira (2) em Curionópolis, o Governo do Pará entregou a Avenida das Palmeiras, importante via para os moradores do município da Região de Integração de Carajás.

O governador do Estado, Helder Barbalho, destacou a parceria com as prefeituras municipais para a conclusão de serviços que beneficiam a população paraense. Além da Avenida das Palmeiras, o chefe do Executivo estadual listou outras obras em Curionópolis que trouxeram melhorias na mobilidade urbana, infraestrutura, saúde e educação.

“Orgulho de poder estar junto, colaborando com as transformações que essa cidade está vivendo. Parceria de asfalto nas comunidades, acabamos de inaugurar uma linda avenida que integra a PA-275 com a Chamolândia. Entregamos unidade de saúde, policlínica, assinamos convênio de colégio. Estamos fazendo, juntos, a estrada que liga a PA-275 com a Serra Pelada, que era um sonho dessa população que por muitos e muitos anos sofreu com as dificuldades”, falou o governador.

A Avenida das Palmeiras, que liga o bairro Miguel Chamon com a rodovia PA-275, recebeu serviços de drenagem e pavimentação asfáltica através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Ao longo de 740 metros, foi executado o asfaltamento com pistas duplas de mão única, passeios laterais, canteiro central, paisagismo e iluminação pública.

Rodovia estratégica – Via que interliga com a Avenida das Palmeiras, a PA-275 foi entregue totalmente reconstruída em 2022 pelo Governo do Estado. Com 100 quilômetros de extensão no total, passa pelos municípios de Eldorado dos Carajás, Curionópolis e Parauapebas, e tem duas rodovias de acesso: a BR-155, que leva Marabá, e a PA-160, sendo acesso a Canaã dos Carajás, garantindo o desenvolvimento e integração da região sudeste paraense.

Deixe seu comentário