Publicidade
Parauapebas

DIABETES: Campanha da Organização mundial da Saúde faz alerta para mulheres

Segundo a OMS, 8% das mulheres no mundo vivem com a doença

Há mais de cinco anos, Luiza Arantes, 72 anos, foi diagnosticada com diabetes. Desde então, precisou adquirir novos hábitos que a ajudariam a viver com a doença. “Eu faço a medição de insulina três vezes ao dia. E esse controle reflete diretamente em na minha alimentação, me ajuda a ter uma vida mais saudável”, relata a aposentada.

A diabetes é uma doença crônica, desenvolvida quando o corpo não produz insulina ou quando consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Já a insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue.

Dia 14 de novembro é o dia mundial do Diabetes. E nesta data, a Organização Mundial da Saúde faz o alerta para as mulheres, lançando a campanha deste ano com o tema: “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. Segundo a OMS, no mundo,
422 milhões de adultos têm diabetes, 8% das mulheres (ou 205 milhões) vivem com diabetes. Outro dado que chama atenção é que a doença é a causa da morte de 1,6 milhão de pessoas por ano.

Há dois tipos de Diabetes. A Tipo 1, que é uma doença autoimune, quando pouca insulina é liberada para o corpo e a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. E a Tipo 2 que é quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue. Esse tipo é causado principalmente pela obesidade. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente no Brasil, 13 milhões de pessoas vivem com diabetes, o que representa 6,9% da população e a prevenção e tratamento estão ligados diretamente a adesão da prática de exercícios físicos e boa alimentação.

Campanha em Parauapebas

Em Parauapebas, iniciou hoje e vai até o dia 30, a Campanha de Combate ao Diabetes Mellitus, com a realização de várias ações nas unidades básicas de saúde, com: avaliação física do pé diabético, palestras educativas, exames, teste de glicemia, entre outras.

Reportagem: Anne Costa, com informações da Sociedade Brasileira de Diabetes – diabetes.org.br e agenciabrasil.ebc.com.br

Publicidade
Publicidade

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!