Pesquisar
Close this search box.

Celpa, Saaep e CDL confirmam participação em renegociação de dívidas

Nesta quarta-feira, 15, e quinta-feira, 16, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), Rede Celpa, Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL), entre outras empresas, estarão participando do mutirão de renegociação de dívidas, realizado pelo Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Parauapebas.

O Mutirão faz parte das campanhas do Procon em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado dia 15 de março.

Consumidores com interesse em quitar suas dívidas e pendências financeiras com as empresas, deverão procurar a Câmara Municipal de Parauapebas nos dias 15 e 16 de março, das 9 às 16 horas.

Carteiros de Parauapebas irão aderir à paralisação nacional nesta quarta-feira (15)

Carteiros de Parauapebas irão aderir ao movimento formado por funcionários dos Correios em ao menos 18 estados e no Distrito Federal nesta quarta-feira (15), em protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentec), uma assembleia geral em cada cidade filiada foi marcada para decidir onde haverá paralisação – em alguns lugares, como em São Paulo, a adesão está praticamente garantida, de acordo com o sindicato paulista.

A manifestação ocorrerá junto à greve de outras categorias (como servidores públicos, bancários e trabalhadores metroviários e da Sabesp, em São Paulo) e, além das reformas, vai mirar demandas específicas dos funcionários em relação à empresa de entregas.

“As batalhas pontuais nos Correios, contra o DDA, CDD Virtual e OAI, por condições de trabalho, por exemplo, além das arbitrariedades e ataques ao plano de saúde da categoria serão denunciadas”, afirmou a Fentec em comunicado aos associados.

Em Parauapebas, os carteiros irão se reunir a partir das 7h30 desta quarta-feira (15) em frente a Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas, localizada no Bairro Beira Rio.

Vereadores e Secretário de Educação recebem estudantes da Escola Janela para o Mundo

Após a sessão ordinária desta terça-feira, 14 de março, um grupo de estudantes da Escola Janela para o Mundo se reuniu com os vereadores Marcelo Parcerinho (PSC), Eliene Soares (PMDB), Francisca Ciza (DEM), Ivanaldo Braz (PSDB), Joelma Leite (PSD), Zacarias Marques (PSDB), Maridé Gomes (PSC), Luiz Castilho (Pros), João Assi (PV) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Ferreira (PSB), na Sala de Comissões, no prédio do Legislativo municipal.

Os alunos apresentaram aos vereadores uma pauta de reivindicações, que tinha como objetivo principal a manutenção da escola, inaugurada em 2014. Segundo alegaram os estudantes, o prédio que abriga a escola nunca recebeu uma manutenção, por isso se encontra sem ar condicionado e carteiras, o que impossibilita o ensino.

Os estudantes ainda afirmaram que existe um convênio entre estado e município para o funcionamento da escola, que atende os ensinos fundamental e médio. Porém, o Executivo municipal tem descumprido sua parte no acordo.

A vereadora Joelma Leite esclareceu que é necessário urgentemente fazer uma pauta de reivindicações para respostas em curto prazo. “Precisamos chegar até o estado, porque eles também têm responsabilidades a serem cumpridas. Como Legislativo, não temos a autonomia de solucionar o problema por via direta, pois não temos orçamento destinado para tal, bem como possibilidade de execução, mas vamos utilizar as armas que possuímos. Vamos encaminhar, cobrar e resolver”, disse.

Por sua vez, o vereador Ivanaldo Braz destacou que neste momento é fundamental que os parlamentares, juntamente com os alunos, se dirijam ao secretário municipal de Educação, Raimundo Neto.

Presente durante a reunião, o coordenador municipal da Juventude, Rafael Ribeiro, representou o Executivo durante as discussões e explicou que o Secretário de Educação Raimundo Neto receberia os alunos e os vereadores ainda na sede da prefeitura, no Morro dos Ventos.

De acordo com Rafael, a administração municipal já garantiu apoio aos estudantes, caso precisem se deslocar até a capital do estado. A Semed se comprometeu, ainda, a disponibilizar, provisoriamente, as carteiras do Projeto Pipa para as salas de aula. Conforme Rafael, as máquinas de ar condicionado da escola não estão sendo utilizadas porque a energia elétrica do local não suporta as centrais.

Os parlamentares e os estudantes se encontram esta tarde com Secretário Municipal de Educação Raimundo Neto, para verificar as medidas cabíveis a serem tomadas para solucionar os problemas enfrentados pelos estudantes.

 Reportagem: Josiane Quintino

Procon de Parauapebas realiza campanhas

Até quinta-feira desta semana, 16, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) Parauapebas realizará campanhas em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado sempre em 15 de março.

A equipe do Procon começou esta semana percorrendo cerca de dez estabelecimentos comerciais, para orientar comerciantes sobre ilegalidades que precisam acabar, como a prática de dar “troco de balinhas”. Esta é a primeira vez que o órgão realiza campanha específica sobre o tema.

Uma segunda campanha será liderada pelo Procon nesta quarta-feira, 15, e quinta, 16, na Câmara Municipal de Parauapebas. Sempre das 9 às 16 horas, o Procon vai fazer o mutirão de renegociação de dívidas. Com diversas empresas participantes, pretende atender centenas de consumidores que têm interesse em quitar suas dívidas e pendências financeiras diversas.

Alunos da Escola Janela para o Mundo fazem manifestação na Câmara

Alunos da Escola Estadual Janela para o Mundo, que funciona em prédio alugado na PA-160, no Bairro Cidade Jardim, aproveitaram a Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Parauapebas e realizaram uma manifestação.

Os estudantes cobram das autoridades municipais e estaduais, providências urgentes no que diz respeito às péssimas condições do prédio que também é usado pela Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas, que usa as dependências do local para funcionar o anexo da Escola Municipal Terezinha de Jesus.

A comissão organizadora do manifesto, comandada pelo Grêmio Estudantil da Escola Janela para o Mundo, afirma que os alunos do centro de ensino estão sendo obrigados a estudar em péssimas condições, sendo que os ar-condicionados não estão funcionando, cadeiras estão quebradas, entre outros problemas, como pintura.

Durante a manifestação, os alunos afirmaram que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) se comprometeu em cuidar da parte de manutenção da escola, como pintura, reparos nos ar-condicionados, entre outros itens, porém, infelizmente isso não vem ocorrendo.

Outro lado

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar entrou em contato via e-mail com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Parauapebas, para que a Secretaria de Educação se pronunciasse sobre o assunto e foi informada que a Semed vai enviar técnicos para que a situação seja avaliada e que os problemas possam ser em breve resolvidos.

Após roubar mulher, homem é capturado por populares no Parque dos Carajás

A onda de violência em Parauapebas está deixando vários populares revoltados e em muitas vezes com vontade de “fazer justiça com as próprias mãos”, como aconteceu na manhã desta terça-feira (14) no Bairro Parque dos Carajás.

De acordo com informações recebidas pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, um homem não identificado assaltou uma mulher, sendo que minutos após a ação, populares se revoltaram e decidiram ir atrás do elemento.

O individuo acusado de assaltar a mulher foi capturado pelos populares, que o amarraram e acionaram homens da Polícia Militar, que por sua vez, o prenderam e encaminharam o ‘malaco’ para a 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas.

Secretaria de Meio Ambiente comenta sobre corte de árvores no Bairro Cidade Nova

Durante a última segunda-feira (13), começaram a circular pelas redes sociais, principalmente WhatsApp e Facebook, várias imagens de algumas árvores sendo cortadas e outras podadas em um trecho nas proximidades da PA-275, no Bairro Cidade Nova, em Parauapebas.

Em muitos grupos, pessoas repudiavam o corte das árvores que foram plantadas ainda na gestão do ex-prefeito Faisal Salmen e que embelezam o centro da cidade, formando todos os anos uma paisagem encantadora.

Secretaria de Meio Ambiente se pronuncia

Para entender melhor os motivos dos cortes e podas das árvores, a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar entrou em contato com Dion Leno dos Santos Alves, atual Secretário Municipal de Meio Ambiente, que afirmou que “muitas árvores em Parauapebas apresentam sérios problemas fitossanitários, sendo necessária a intervenção (poda ou supressão) em vários logradouros de nossa cidade, afim de não colocar em risco as pessoas e seus respectivos bens materiais, como automóveis, por exemplo”, relatou o Secretário, afirmando que nas programações do evento da Semana da Árvore de Parauapebas, que irá acontecer em breve, várias árvores serão plantadas, inclusive nos locais das que precisaram ser cortadas.

Deixe seu comentário