Pesquisar
Close this search box.

Geólogo que descobriu Carajás ministra palestra para professores

Os professores de história, ciências e geografia assistiram no último sábado, 27, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma palestra ministrada pelo geólogo Breno Augusto, considerado o pioneiro na fantástica descoberta de Carajás.

“A descoberta das reservas de minério de ferro Carajás e seus aspectos influenciadores no desenvolvimento do município de Parauapebas” foi o assunto principal do encontro, que integra uma das ações do Projeto Circuito Mineração, uma iniciativa da Vale, que busca aproximar a mineração do dia a dia das pessoas e da comunidade escolar, a partir da inovação tecnológica e sustentável.

O geólogo narrou a experiência do pouso, realizado há 50 anos, que o levou à descoberta de uma das maiores jazidas de ferro do mundo e mudou para sempre o destino da nossa região. Breno fez uma viagem no tempo e compartilhou com os educadores um acervo fotográfico inédito e muitas informações enriquecedoras sobre Carajás. Para ele, examinar as imagens e voltar a Parauapebas é reviver o passado, o que lhe aflora as emoções.

Na ocasião, o palestrante analisou os principais pontos da descoberta que impulsionou a ocupação da região e respondeu às perguntas dos docentes. Para ele, a educação, de modo geral, precisa avançar e estar com professores é sempre um motivo de alegria e aprendizado.

“Carajás é uma região rica de conhecimento e tem um potencial mineral incontestável. Os professores têm um papel muito importante e desafiador, que é disseminar esse conteúdo, uma vez que são responsáveis por formar toda uma geração”, apontou Breno Augusto..

O Circuito Mineração tem contribuído de diversas maneiras para o ensino nas escolas. Rodas de conversas, exposição de material, visitas à Carajás, entrega de kits de geociências e palestras são algumas das ações do projeto. A coordenadora técnica de Ciências, do Departamento de Ensino dos 3º e 4º ciclos, Margarida de Queiroz, considera “muito relevante passar para nossos alunos essa discussão tão rica. Essas ações são ferramentas pedagógicas para reforçar o aprendizado e a releitura da nossa realidade”.

O secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, participou do evento representando o secretário Raimundo Neto. Ele avaliou o evento como enriquecedor e agradeceu a presença de todos. “Tivemos aqui hoje uma verdadeira aula de história. É muito importante trazer para os formadores de opinião as recordações do passado, presente e as perspectivas para o futuro da nossa cidade, no que se refere à mineração”.

AGREGANDO CONHECIMENTO

Os professores municipais se sentiram honrados com a visita do geólogo, e, com a palestra, puderam adquirir mais conhecimentos sobre a história e geografia da região. “A palestra foi fundamental para a obtenção de novos conhecimentos sobre Parauapebas. Sinto que é preciso criar uma identidade entre nossos alunos, pelo fato de alguns serem oriundos de vários lugares do Brasil”, ponderou o professor de história da Escola Carlos Drummond, Alexandro Xavier.

Unir teoria e prática tem facilitado o aprendizado tanto dos orientadores quanto dos alunos. A professora de geografia Keila Bendelak ressaltou a importância da parceria entre as instituições nos processos de ensino e aprendizagem. “A parceria entre a Vale e a Secretaria de Educação tem nos proporcionado várias visitas à Carajás, para conhecermos in loco os elementos estudados em sala de aula”.

Vale vai doar madeiras para membros do Polo Moveleiro de Parauapebas

Representantes da Vale estiveram na última segunda-feira, 29, conhecendo as instalações da Serraria do Polo Moveleiro. A visita é mais uma etapa do processo de doação das madeiras da Vale para a Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (Coopmasp).

O secretário municipal de Desenvolvimento, Isaías Queiroz, o vereador Francisco Pavão, representantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e os trabalhadores do local acompanharam a visita.

O pátio de estocagem da Vale possui 14 mil metros cúbicos de várias espécies de árvores. A doação dessas madeiras faz parte da execução do projeto Madeira Legal para aumentar a produção das 92 unidades de movelaria, que mobilizam cerca de mil trabalhadores.

O projeto piloto prevê a doação de dois mil metros cúbicos de madeira, dos quais serão destinados15 metros cúbicos para cada moveleiro, com uma condição: de que ninguém divida a madeira com outra serraria, conforme frisou o presidente da Coopmasp, Sérgio Ferreira.

O representante da Vale, Luiz Veloso, destacou o interesse da empresa em fazer a doação. “A Vale tem a intenção de fazer a doação, e aqui estamos cumprindo mais uma etapa. Precisamos ter a garantia de que as pessoas vão trabalhar com segurança. Sabemos a importância de fomentar a economia, mas para isso é fundamental o cumprimento das exigências legais, dos trâmites internos e dos órgãos envolvidos”, explicou.

Como parte de um projeto de governo de geração de emprego e renda, a Seden busca parcerias para alavancar o Polo Moveleiro.  “Assim que assumimos a Seden, procuramos retornar o processo de doação dessas madeiras para os trabalhadores do Polo Moveleiro. Já fizemos a visita ao pátio da Vale. O processo está avançando; acreditamos muito nesse projeto”, destacou Isaías Queiroz.

O secretário ressaltou outras ações do governo em favor dos trabalhadores do polo, com a exposição de móveis no Partage Shopping, que irá até o dia 11 de junho e que já desperta interesse de outras regiões. “Já fomos convidados para fazer a exposição no Nordeste. Acredito que com essa madeira vamos ficar conhecidos nacional e internacionalmente”, observou o secretário.

Após dois anos sem ser realizados, JIP’s retornam em grande estilo

Os estudantes de Parauapebas têm um motivo a mais para comemorar o aniversário da cidade, pois o mês em que o município festeja seus 29 anos também foi marcado pelo retorno dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs). O grande presente dedicado aos alunos foi celebrado com uma belíssima cerimônia realizada na manhã do último sábado, 27, no Ginásio Poliesportivo, com direito a homenagens, apresentações culturais e muita alegria.

Os JIPs são o maior evento esportivo estudantil da cidade. Eles reúnem estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares em uma grande competição que objetiva o incentivo à prática esportiva e integração das equipes, além de contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens. Parados há dois anos, os jogos, eram aguardados com grande expectativa por toda a comunidade escolar.

Em sua 19ª edição e realizado pela prefeitura por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Esporte e Lazer (Semel), o evento esportivo conta com a participação de mais de 800 estudantes de 33 escolas, sendo 22 da rede municipal de ensino, sete da rede estadual e quatro da rede particular. As modalidades disputadas são futsal, handebol, vôlei, basquete, tênis de mesa e xadrez, nas categorias infanto e juvenil. Tudo sob a coordenação geral do professor Mardem Vasconcelos.

Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Darci Lermen, o secretário de Educação, Raimundo Neto; secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz; secretário de Assistência Social, Jorge Guerreiro, entre outros representantes do Poder Executivo municipal; além da comunidade escolar interna e externa, inclusive os professores de educação física, que na ocasião foram homenageados.

Quem também recebeu homenagem foi a Seleção Municipal de Karatê, pela conquista de 88 medalhas no Campeonato Norte e Nordeste de Karatê ocorrido em Salvador, e os atletas do Carajás Handebol Clube, pela conquista do bronze na Copa do Brasil de Clubes Adulto Masculino ocorrida em Maceió.

 

O VALOR DOS JOGOS

Na cerimônia de abertura, o prefeito externou sua satisfação em poder garantir o retorno dos jogos. “A retomada dos JIPs é um momento histórico para o município. É muito bom poder ofertar esse presente aos estudantes. Proporcionar esses momentos de diversão, integração e regate de alguns valores aos nossos jovens não tem preço”, avaliou Darci Lermen, que parabenizou os professores de educação física pelo empenho na organização.

Os secretários de Educação e o de Esporte e Lazer também ressaltaram a importância do evento e relembraram fatos importantes da competição. “É um evento que faz parte do nosso calendário escolar. Ele motiva os alunos e dinamiza as atividades esportivas dentro das escolas. A grande parceria entre Semed e Semel visa dar mais qualidade a esse evento, para que cada vez mais possamos difundir o esporte e contribuir para a promoção de hábitos de vida saudáveis”, ressaltou Raimundo Neto, titular da Semed.

“Estamos resgatando o esporte em Parauapebas e a retomada do JIPs faz parte desse resgate. É uma festa escolar na área do esporte que acontece há 20 anos. Ele foi idealizado e criado em 1997 e uma das pessoas que contribuiu para esse processo foi o professor Anderson Moratório, atual coordenador técnico de esportes da Semel”, frisou Laoreci Diniz, titular da Semel, agradecendo ao professor pela grande contribuição.

O jovem Maxwell Pires, de 13 anos, da Escola Cecília Meireles, participa pela primeira vez da competição. Ele compõe o time de handebol masculino da escola e garante estar muito contente em poder participar. “Minha mãe e minha tia participaram dos jogos durante muito tempo e, como os jogos foram suspensos, eu estava muito triste por não poder participar. Agora, não tenho nem como descrever minha felicidade. Treinei muito e quero fazer bonito”, garante o estudante.

LOCAIS DAS COMPETIÇÕES

As competições, que se estenderão até o dia 11 de junho, ocorrem em quatro polos: POLO I – Ginásio Poliesportivo; POLO II – Quadra da Praça da Juventude; POLO III – Quadra da Escola Chico Mendes e POLO IV – Quadra da Escola Municipal Eduardo Angelim.

Ao final, o governo municipal premiará os três melhores colocados, em cada uma das modalidades disputadas, com troféus e medalhas.

Projeto Rota do FNO chega a Parauapebas

Quem participou da solenidade da apresentação do Projeto Rota do FNO pôde conhecer as soluções de crédito que oferecidas pelo BASA (Banco da Amazônia S. A.) para desenvolver os empreendimentos da região.

A Rota do FNO é uma ação promovida pela área comercial do Banco da Amazônia e que objetiva dinamizar a aplicação do FNO através da divulgação das linhas de crédito de forma próxima aos empreendedores de todos os portes e segmentos da cadeia produtiva.

Assim, foi traçado um percurso e cronograma de realização dos eventos que estão ocorrendo em 25 municípios polos de toda a Região Norte, abrangendo os Estados do Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Roraima e Acre.

Na última sexta-feira (26), foi vez de Parauapebas receber a alta direção do Basa, tendo como anfitrião o Diretor Comercial do Banco da Amazônia, Luiz Sampaio. Na oportunidade foram apresentadas as linhas de financiamentos disponíveis para fomentar os negócios do empreendedor individual, agricultor familiar, produtor rural, micro e pequena empresa, bem como, a média e grande empresa, e com destaque para as contratações destinadas a: custeio agrícola e pecuário, capital de giro e aquisição de máquinas e equipamentos, utilizando a metodologia de crédito pré-aprovado.

O diretor do Basa, Luiz Sampaio, falou do momento econômico em que o país vive e frisou que é o melhor momento para adquirir linhas especiais com juros baixos e carências que variam de seis meses a oito anos, dependendo da linha credito. Enfatizando ainda que o banco tem procurado desburocratizar os processos fazendo com que haja mais agilidade nesta parceria banco/cliente.

SOBRE O PROJETO

Para atender toda demanda existente, o Banco da Amazônia dispõe de R$4,6 bilhões de recursos do FNO para o ano de 2017 e quem participa da Rota do FNO conhece o diferencial do Banco da Amazônia que são suas linhas de crédito, tanto comercial e de fomento. Tem, ainda, a oportunidade de conhecer também sobre às condições de acesso ao FNO, linhas de crédito com prazos, limites e encargos financeiros diferenciados. Além disso, conhece sobre os benefícios da Lei 13.340 que informa sobre soluções para liquidar ou renegociar suas dívidas, com descontos de até 85%.

Em Parauapebas, foi apresentada linhas de créditos, produtos e serviços que podem dinamizar e desenvolver a economia do sul e sudeste do Pará; em solenidade ocorrida no Auditório Central da Prefeitura Municipal de Parauapebas.

PARTICIPAÇÃO

Um dos participantes foi Sérgio Neto, o “Sergel”, qualificando o evento como “muito boa a explanação. É animadora inclusive a proposta do banco em investir R$ 1.8 bilhões no Pará e R$ 7.6 bilhões na Amazônia com juros acessíveis, visando assim fomentar a agricultura familiar, pequenos e microempresários, associações e cooperativas nas aquisições de maquinas, equipamentos e capital de giro”, disse, animadamente, Sergel.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, também esteve presente no evento e falou da excelente iniciativa do banco que vem para contribuir com a economia local, gerando emprego e renda para região de Carajás. Darci fez um relato dos projetos já em andamento no Município que trará em breve grandes oportunidades de emprego e renda para cidade e região.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Deixe seu comentário