Pesquisar
Close this search box.

Enagro está acontecendo em Parauapebas

Com mais de 150 inscrições só na manhã desta segunda-feira (3), a segunda edição do Encontro de Agronegócio do Sul do Pará (Enagro) iniciou com a palestra ministrada por Luís Renan Sampaio Oliveira, com o tema “Uso de biotecnologias na pecuária de corte e leite”.

Entre os tópicos, Renan detalhou o melhoramento da genética animal, dando como resultado o ganho de peso no final do processo de engorda, além de um animal mais resistente e mais fácil de lidar.

O evento, aberto a todos os públicos, com prioridade para produtores rurais e estudantes, continua na tarde desta segunda-feira (3) com mais palestras.

Às 14 horas, o professor Anderson França Silva ministrará a palestra “Uso de energia solar no campo como prática de eficientização energética”.

Às 16 horas, mais uma palestra acontece, ministrada pela professora Thabatta Araújo, com o tema “Tecnologia industrial para agronegócios”.

Amanhã, terça-feira (4), mais participantes podem se inscrever para participar do segundo dia do evento, quando acontecerão outra rodada de palestras.

Às 8 horas, será apresentado o tema “O agronegócio na região de Carajás – Suas potencialidades e perspectivas”, a ser ministrado por Robson José do Nascimento.

Às 10 horas, a palestra aborda o tema “Produto das abelhas, inovação e tecnologia”, por Gerson de Morais.

“Gestão e inovação tecnológica na bovinocultura leiteira, uma estratégia de aumento na produção e produtividade na propriedade rural” será o tema da palestra que iniciará às 14 horas, por Marco Aurélio de Almeida e Luís Lustosa Fontes Júnior.

Para encerrar o evento, Débora de Sousa Vieira Leandro ministrará a palestra “Uso de tecnologias na operacionalização do crédito rural”.

“Nosso objetivo é oferecer conhecimento e integrar trazendo novidades do ramo do agronegócio, fortalecendo o segmento e gerando o enriquecimento do produtor rural”, explicou Aécio Rodrigues, instrutor do Senar e coordenador dos cursos dentro da Fap.

O Enagro é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz), e faz parte das programações da Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap).

As palestras são ministradas por renomados mestres e doutores, consultores do Sebrae e Enater; e professores da Ufra e IFPA.

Reportagem: Francesco Costa  |  Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Hospital 5 de Outubro realiza mais uma edição do “Pipoca com Diretor”

Colaboradores de diferentes setores do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerido pela Pró-Saúde Asssociação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, participaram de um bate-papo descontraído com a ação “Pipoca com Diretor” que é promovido na própria Unidade.

A iniciativa tem como intuito propiciar encontros entre colaboradores e o diretor-geral do HCO, Bruno Rezende, para que assim seja a oportunidade de trocas de informações sobre o trabalho desenvolvido na Unidade, exposição de ideias e sugestões de melhorias.

“Satisfação e aprendizado, são pontos no qual pude avaliar de forma clara na ação. Privilégio em participar e já estou me organizando para o próximo”, disse o auxiliar de Suporte em TI Marcos Vinicius. Ele ainda ressalta que esse tipo de programação proporciona a inclusão de todos os setores da instituição, proporcionando um momento de interação entre os envolvidos.

Os profissionais interessados em participar das próximas edições do “Pipoca com Diretor”, que ocorrem sempre de forma mensal, são direcionados ao setor de Gestão de Pessoas para fazer a inscrição em datas previamente definidas que são divulgadas na unidade. Eles recebem um formulário que não é preciso se identificar, como, também, escrevem perguntas que gostariam de fazer ao diretor.

De acordo com o diretor-geral do HCO, a programação é um importante canal de comunicação entre os profissionais e a instituição. “Esse é um momento para que os colaboradores possam esclarecer as suas dúvidas e ter a oportunidade de fazer sugestões”, declarou Bruno.

Sobre o HCO

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral,  Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Urologia, Psicologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.

Serra Pelada foi beneficiada com a Ação Social do Exército

O primeiro sábado de setembro foi dia de cuidar da saúde, de colocar as pendências sociais em dias e de brincar com a criançada, graças aos diversos serviços ofertados para a comunidade de Serra Pelada durante a Ação Cívico Social (ACISO) promovida pelo Exército, em parceria com a Prefeitura de Curionópolis e a Vale.

Consulta médica, atendimento odontológico, entrega de medicamentos e de kits de higiene bucal, palestras, atualização e cadastro de programas sociais e de outros benefícios foram ofertados para a comunidade.

As crianças receberam uma atenção especial na programação do ACISO, a diversão foi garantida com brincadeiras, oficinas de desenho livre e a entrega de pipoca, balas, algodão doce e lanches. O contato com os integrantes do Exército Brasileiro fez brilhar os olhos de muitos pequenos.

“O objetivo do Exército com a Ação Cívico Social é beneficiar comunidades carentes com serviços de saúde e também gerar essa aproximação da comunidade”, explicou o capitão Thales Rabelo Metre, responsável pela ação, acrescentando também que a Prefeitura abraçou a ideia do evento desde o início e deu todo o apoio necessário, inclusive com a disponibilização de equipes de trabalho.

A dona de casa Islane Conceição de Souza disse que aproveitou bastante, “eu fiz minha consulta com a ginecologista, passei meus filhos com o dentista, eles ganharam escova de dente nova e brincaram muito”.

“A gente sempre apoia esses eventos do Exército porque reforçam o trabalho que já realizamos aqui, junto à comunidade, é uma ação que agrega”, destacou a secretária municipal de Saúde, Kelma Oliveira, informando que além do apoio com profissionais de saúde, a secretaria também disponibilizou para a população durante o evento exames de glicemia.

Já a secretária de Assistência Social informou que há um cronograma de ações sociais itinerantes que serão realizadas em toda a zona rural do município, “aproveitamos a vinda do Exército para agregar aos serviços que já estávamos programados para ofertar a população, na ação itinerante”, compartilhou Cristina Salazar.

Serviços sociais ofertados durante o evento: cadastro para o ID Jovem; emissão de Cartão do Idoso; BPC Escola; cadastro e atualização do Bolsa Família; ações do Programa Criança Feliz; atualização do CadÚnico; assessoria jurídica; serviços do programa de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF); ações de fortalecimento de vínculos desenvolvidas pela equipe do CRAS; benefícios eventuais e assistenciais.

Sem Lula na disputa, pesquisa aponta Bolsonaro na liderança

Pesquisa BTG/FSB feita por telefone e divulgada na segunda-feira (03/09) mostra Jair Bolsonaro (PSL) na liderança com 26% das intenções de voto. Em segundo lugar, estão três candidatos empatados tecnicamente, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos: Ciro Gomes (PDT) com 12%, Marina Silva (Rede) com 11% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 8%.

O levantamento traz, ainda, um cenário com o ex-presidente Lula. Isso acontece porque a pesquisa foi registrada na última terça-feira (28), antes de decisão do TSE na última sexta-feira (31) que barrou a candidatura de Lula.

Segundo a pesquisa, num primeiro cenário, com Fernando Haddad os resultados foram os seguintes:

Pesquisa-com-Haddad

Jair Bolsonaro: 26%

Ninguém/Nenhum: 18%

Ciro Gomes: 12

Marina Silva: 11%

Geraldo Alckmin: 8%

Não sabe*: 6%

João Amoêdo: 4%

Branco/Nulo: 4%

Álvaro Dias: 3%

Cabo Daciolo: 1%

Guilherme Boulos: 1%

Henrique Meirelles: 1%

Outros: 0%

Em um segundo cenário, com Lula na disputa, os resultados foram os seguintes:

pesquisa-com-Lula

Lula (Barrado pelo TSE): 37%

Jair Bolsonaro: 22%

Ninguém/Nenhum: 9%

Ciro Gomes: 7%

Geraldo Alckmin: 6%

Marina Silva: 5%

João Amoêdo: 4%

Alvaro Dias: 3%

Branco/Nulo: 2%

Não Sabe: 2%

Cabo Daciolo: 1%

Guilherme Boulos: 1%

Henrique Meirelles: 1%

Outros: 0%

Pesquisa realizada pelo BTG/FSB de 1/set a 2/set/2018 com 2000 entrevistados (Brasil, por telefone). Contratada por: BANCO BTG PACTUAL. Registro no TSE: BR-01057/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%. *Não sabe / Não respondeu

Reportagem: Tribuna Paraná

Vereador de Senador José Porfírio é assassinado a tiros na Fazenda Ressaca

As primeiras informações apontam que a vítima foi morta com pelo menos seis tiros. Os suspeitos ainda não foram identificados. O vereador Izoeldo Batista estava na região da Ressaca, município de Senador José Porfírio (PA), visitando uma propriedade, e teria sido surpreendido na manhã desta segunda pelos criminosos.

Uma equipe da polícia militar já foi destacada para ir até o local, acompanhada de investigadores, e um delegado, enviado pela superintendência de polícia civil do Xingu. Em Senador a prefeitura decretou luto oficial, e ponto facultativo nos órgãos do município.

NOTA DE PESAR E LUTO OFICIAL

Em face da morte do vereador Eldo (Izoeldo Batista Guedes – PTB), de 52 anos, a prefeitura de Senador José Porfírio, vem por meio deste, decretar LUTO OFICIAL nesta segunda-feira 3 de setembro, em todas as repartições públicas do município.

O chefe do executivo municipal, prefeito Dirceu Biancardi lamenta profundamente o bárbaro crime que choca a região da Ressaca e se solidariza com familiares e amigos, Eldo deixa para todos, um legado de parceria, respeito e luta em defesa do povo da Ressaca.

DO CASO

O corpo do também agricultor Eldo, foi encontrado em sua propriedade com sinais de tiros, a prefeitura já fez contato com a polícia civil e IML que acompanham o caso.

O governo municipal de Senador José Porfírio conta com a celeridade e atuação firme das polícias civil e militar.

Canaã dos Carajás tem 3.805 eleitores a mais que habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que em 308 cidades do Brasil o número de eleitores é maior que o de habitantes, considerando a estimativa populacional.

Metade dos municípios onde ocorre a inversão está em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Goiás, e todos são de pequeno porte, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Em todo o país estão aptos para votar 146,8 milhões de eleitores, o que corresponde a 70,4% da população brasileira, de 208,5 milhões. Os menores colégios eleitorais do país estão em cidades com menos ou pouco mais de mil habitantes.

O município com menor número de eleitores é também o menor do país em habitantes: Serra da Saudade (MG), com 941 para 786 habitantes.

De acordo com a pesquisa da CNM, a maior diferença entre o eleitorado e a população residente ocorre em Canaã dos Carajás (Pará). A cidade tem 3.805 eleitores a mais que habitantes. Em Severino Melo (RN), Cumaru (PE) e Maetinga (BA), a disparidade entre eleitores e residentes também é maior do que 3,2 mil.

Reportagem: Agência Brasil

Instituição defensora de animais emite nota de repúdio contra maus-tratos de égua na cavalgada

Em nota de repúdio distribuída à imprensa no início da tarde deste domingo (2) e veiculada em redes sociais, a direção da Associação dos Amigos Protetores dos Animais e do Meio Ambiente de Parauapebas (Apama) protesta contra os maus-tratos sofridos por uma égua prenhe que participava da cavalgada na manhã de sábado (1º).

A instituição diz em trecho da nota que “dentro de cada cavalgada há a tradição dos maus tratos, da tortura, da judiação e da humilhação, e que muitas vezes isso resulta em abandono e morte de animal”.

Segundo a Apama, a égua se rendeu à exaustão do calor às margens da Rodovia PA 275, próximo ao supermercado Hiper Senna, Bairro Beira Rio, agonizando desde o início da cavalgada, caindo à beira do asfalto e abandonada pelo cavalheiro.

“Os órgãos públicos dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) das três esferas (municipal, estadual e federal) precisam agir preventivamente para evitar que cenas como essa aconteçam por todo o Brasil”, alerta a nota de repúdio.

A nota pede encarecidamente que a Câmara Municipal, a Prefeitura, a Justiça, o Ministério Público, a OAB, a Polícia Civil e a sociedade de modo geral tenham um forte diálogo com o Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz) para que haja uma normativa sobre a participação dos animais em eventos como esse. “Somos a favor das atividades culturais, desde que sejam respeitados a dignidade e o bem estar dos animais”, sublinha.

A Apama denuncia que a maioria dos animais participa da cavalgada sem água e sem comida até voltar à fazenda, após um dia inteiro satisfazendo as vontades dos participantes, andando por um trajeto de mais de 10 km. “Os animais ficam estressados com a música alta, com as buzinas dos carros, com os foguetes, com as centenas de tapas, esporadas e chicotadas que levam do início ao fim da cavalgada”.

Sugestões – Na conclusão da nota, a Apama sugere que o trajeto da cavalgada seja reduzido; que os animais não puxem carroças, charretes e similares; que os donos e/ou responsáveis pelos animais sejam previamente identificados e cadastrados, assim como a devida identificação do sítio, chácara ou fazenda de origem do animal, respeitando as devidas exigências sanitárias; que o transporte dos animais, tanto no trajeto de ida como de volta, seja feito em condições adequadas; que sejam designados veterinários para avaliar os animais antes do início e no final do evento; que sejam disponibilizadas água e comida na concentração, em pontos intermediários e no final do percurso; que a cavalgada seja feita em horário adequado, onde o sol e o calor escaldante não prejudiquem o bem estar dos animais; e que sejam aplicadas multas e sanções para aqueles que cometerem crimes contra os animais.

Nota do Siproduz – Em nota, a direção do Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz) esclarece que todos os animais que fazem parte do evento são de responsabilidade do próprio cavaleiro/amazona/proprietário do animal e da comitiva à qual o mesmo foi inscrito, que assumem o compromisso no ato de inscrição de cumprirem todas as regras e cuidados com os animais antes e após o evento.

O Siproduz garante que há cuidados com embarque e desembarque dos animais, pontos de hidratação e proibição de disparos de rojões durante o desfile. Reconhece que maltrato de animais é crime e considerado falta gravíssima e tem caráter eliminatório sumário da comitiva na cavalgada.

“Entretanto, o sindicato não tem como fiscalizar ações de cavaleiros independentes que participam da programação sem o registro legal. A fim de zelar pelo bem estar do animal, o Siproduz, inclusive, reduziu o percurso, que em anos anteriores já foi maior”, diz trecho da nota, finalizando que não compactua com maus tratos aos animais e lamenta que algumas pessoas, por falta de zelo, não os tratem com o respeito e cuidados que merecem.

Ação Solidária da OAB atende 500 pessoas

Para encerrar a Semana da Advocacia, a Subseção da OAB em Parauapebas, em parceria com diversos órgãos públicos e segmentos da iniciativa privada, realizou a II Ação Solidária, na manhã da última sexta-feira (31), na Rua D, em frente ao prédio da instituição, onde foram atendidas cerca de 500 pessoas com serviços jurídicos e de beleza (corte de cabelo, limpeza de pele etc.); emissão de documentos feito pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão; atendimento de saúde realizado pela Secretaria Municipal de Saúde; e cadastramento e recadastramento em programas sociais, feitos pela Secretaria Municipal de Assistência Social; além de diversos outros atendimentos.

 

Na avaliação do presidente da Subseção da OAB local, David Benassor, a ação cumpriu seu papel, que foi promover a aproximação dos profissionais de advocacia com a sociedade.

Ainda de acordo com David, ações como essa não se faz sozinho. Por isso, ele buscou parceria com diversos segmentos, com o objetivo de ampliar os serviços e o alcance no número de pessoas atendidas.

“Queremos continuar todos os dias do ano sendo solidários às pessoas que necessitam de nossa presteza e atenção”, planeja David, dando conta que durante o mês do advogado diversas ações foram realizadas, tendo seu desfecho com a Semana da Advocacia, que já realizou no dia 27 o Café da Tarde e palestra sobre atividade funcional para relaxamento; dia 28, curso de gerenciamento de escritório, tendo como palestrante o coaching Fábio Tavares; dia 29, reinauguração da Sala do Advogado; dia 30, ministrado o Curso de Prerrogativas, tendo como palestrante o conselheiro estadual da OAB e membro da Comissão de Prerrogativas da OAB-PA, José Braz Mello Lima.

Reportagem: Francesco Costa  |  Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Conheça as comitivas vencedoras da Cavalgada da FAP 2018

Como forma de homenagear um pioneiro de Parauapebas, o Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz) criou o troféu Odilon Gomes, que foi entregue às comitivas inscritas para participar da cavalgada em Parauapebas e sujeitas ao regulamento que acumulam maior número de pontos coletivos e individuais.

As premiações individuais contemplaram as categorias animal melhor traiado e animal estilo estradão; o mais jovem cavaleiro ou amazona; o mais velho cavaleiro ou amazona; cavaleiro e amazona melhor traiados; e primeiro e segundo melhores berranteiros.

Comitivas contempladas com Taça Odilon Gomes

• 1° Lugar: Comitiva As Comadres
• 2° Lugar: Comitiva Unidos por Leite
• 3° Lugar: Comitiva Paloma

Na categoria berranteiro, o 1º lugar ficou para Luís Enrique, que, de acordo com a tradição, é o berranteiro oficial da Fap; em segundo lugar, na mesma categoria, ficou Diego Henrique.

 

Categorias individuais

Cavaleiro júnior: Noel (Comitiva Unidos por Leite)
Amazona júnior: Sofia Costa (Comitiva Unidos por Leite)
Amazona Senior: Maria Izabel, 68 anos de idade (Comitiva As Comadres)
Peão estilo estradão: Comitiva Unidos por Leite
Amazona traiada: Comitiva As Comadres
Animal traiado: Comitiva Unidos por Leite

Premiações coletivas

Maior comitiva

• 1° lugar: Comitiva Unidos por Leite
• 2° lugar: Comitiva Buscapé

Comitiva padrão

• 1° lugar: Comitiva As Comadres
• 2° lugar: Comitiva Unidos por Leite

Comitiva organizada

• 1° lugar: Comitiva As Comadres
• 2° lugar: Comitiva Paloma

A cavalgada abrilhantou a abertura da 14ª Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap), tendo seu início às 10 horas de sábado (1º), saindo do viaduto da Rodovia PA 160 pela PA 275, passando por diversas ruas de Parauapebas e terminando no Parque de Exposições Agropecuárias Lázaro de Deus Vieira Neto.

De acordo com os organizadores, a exemplo dos anos anteriores, o evento contou com a participação de cerca de três mil participantes, entre cavaleiros e amazonas, todos agregados nas 15 comitivas que se apresentaram à moda do estradão com carroças, carros de bois ou montarias diversas.

Reportagem: Francesco Costa / Fotos: Kevin Kaick | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Aluna de ensino médio denuncia falta de escola para estudar

Por meio de mensagem enviada à redação do Portal Pebinha de Açúcar, a estudante Laís Fernanda Matos Pereira, líder da turma 1Tro5, do IV Anexo, da Escola Eduardo Angelim, localizada na Av. Inglaterra, Bairro Novo Horizonte, Parauapebas, denuncia que os alunos daquele estabelecimento de ensino médio estão com mais de trinta dias sem aula.

Segundo Laís Fernanda, antes de iniciar o período de férias escolares, no mês de julho, a diretoria da escola comunicou aos alunos que quando eles retornassem do recesso, no início do mês de agosto, passariam a estudar nas instalações de um antigo hotel, localizado às margens da Estrada Faruk Salmen, para onde o anexo da Escola Eduardo Angelim estaria se transferindo, mas até a presente data a transferência não ocorreu, deixando os alunos prejudicados, por falta de aula.

“Estamos sem previsão de quando as aulas vão começar. Além da falta de responsabilidade com os alunos, não estamos sendo informados de nada”, reclama a estudante, mostrando-se preocupada com a situação.

Deixe seu comentário