Pesquisar
Close this search box.

‘Médicos da Alegria’ fazem ação emocionante na véspera de Natal no HGP

Quem conhece os voluntários do Instituto Médicos da Alegria, que atua em Parauapebas, sabe do maravilhoso trabalho que é feito em unidades de saúde, além de bairros carentes, entre outras ações beneficentes.

Durante a noite da última segunda-feira (24), enquanto muitas pessoas estavam em confraternizações diversas com seus respectivos familiares, os ‘Médicos da Alegria’, acompanhados de alguns membros da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), se deslocaram até o Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e visitaram pessoas que estão internadas com problemas de saúde.

Na página oficial do Instituto Médicos da Alegria no Facebook, o órgão descreveu em palavras este lindo momento. Leia na íntegra:

“É preciso celebrar o Natal nos comprometendo com esse Deus Menino que tem como seus preferidos os mais pobres.
O Presépio, como disse Papa Francisco essa semana, é uma contestação dos Poderes. Nós não podemos esquecer dos mais frágeis, dos mais desprotegidos (dentes-pobres). Não podemos deixar de lembrar a luta pela demarcação das reservas indígenas. E ouvimos falar que a Reserva Serra do Sol deve ser tirada dos indígenas devido ser rica em minério. Mais não podemos nos calar, devemos denunciar como Maria, Isabel e João Batista, dando um Sim generoso ao Deus da Vida que nos chama a defender a Vida… Os mais pobres, os abandonados, os explorados, os pequeninos.
Celebrar o Natal é lembrar desse Deus que está do lado dos mais pobres, dos “insignificantes””.

Em Marabá, enteado mata padrasto para defender a mãe

Um jovem identificado como Maxuell de Souza Santos assassinou o padrasto, na segunda-feira (24), em Marabá, no sudeste paraense. A vítima foi identificada como Hartenildo de Souza Aguiar, 34 anos.

De acordo com informações da Polícia Civil, uma equipe da Delegacia de Homicídios foi acionada para atender uma ocorrência de homicídio.

A vítima, alcoolizada, estava agredindo a companheira, identificada apenas como Sandra, quando o filho interveio e ao defender a mãe deu quatro facadas no padrasto.

Uma equipe do Samu foi acionada, mas quando chegou ao local, a vítima já tinha falecido.

O autor do crime se apresentou espontaneamente à seccional. A Polícia Civil de Marabá vai apurar o caso.

Idoso de 79 anos luta com jovem e resiste à tentativa de homicídio

Um idoso de 79 anos conseguiu resistir a uma tentativa de homicídio lutando contra um jovem de 23 na tarde desta segunda-feira (24), em Alenquer, baixo Amazonas paraense.

Segundo a Polícia Militar (PM), Izaias da Costa Ferreira, estava em casa, no bairro do Planalto, travessa Doutor Lauro Sodré, quando Josiel Lopes da Silva entrou na residência e pediu dinheiro, em seguida, o agrediu com uma barra de metal.

O homem ainda amarrou o idoso após agredi-lo, mas ele conseguiu se soltar e gritar por socorro, enquanto resistia a novas agressões do jovem, em luta corporal. Os vizinhos conseguiram chegar ao local, imobilizaram Josiel e chamaram a Polícia Militar. Quando a guarnição chegou, todas os envolvidos foram levados à Delegacia.

Segundo o sargento Edson, oficial da 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Izaias toma conta de uma igreja e mora há vários anos no bairro do Planalto. À Polícia, o idoso disse o jovem já havia invadido sua casa e roubado alguns pertences em outra ocasião.

O curioso é que ambos são vizinhos, morando a apenas algumas casas de distâncias, na mesma rua. Na Delegacia de Polícia Civil, Josiel foi detido pela ameaça à vida e agressão ao idoso, e segue preso na unidade.

VÍDEO: Lago do Nova Carajás é alvo de sujeira e vandalismo

Não é de hoje que várias pessoas que visitam as dependências do Lago do Bairro Nova Carajás, em Parauapebas, reclamam da sujeira que é deixada por lá, além da prática de vandalismo.

Pessoas que moram nas proximidades do lago e também as quem vão ao local na parte da manhã para praticar atividades esportivas, reclamam da sujeira que é deixada por parte de populares que freqüentam o local pela madrugada e usam o ambiente para bebedeiras, prostituição e até mesmo a prática de vandalismo.

Em um vídeo que foi gravado por um morador, ele expõe a sujeira deixada na véspera de natal, e relata que as pessoas reclamam da prefeitura, mas não fazem sua parte em cuidar e manter o local limpo, veja abaixo:

“Saio com a alma leve e a consciência do dever cumprido”, diz Temer

Em seu último pronunciamento de Natal, o presidente Michel Temer agradeceu hoje (24) a todos os brasileiros, inclusive os que não o apoiaram. Também disse que não poupou esforços nem energia, destacou os avanços obtidos na sua gestão e as reformas negociadas. Ele desejou a todos um Feliz Natal e disse que deixa o governo “com a alma leve e a consciência do dever cumprido”.

“Saio com a alma leve e a consciência do dever cumprido. De coração, de coração mesmo, o meu muito obrigado a todos vocês e uma feliz noite de Natal. Fiquem com Deus, fiquem em paz”, afirmou Temer, que no dia 1º de janeiro de 2019, ele entrega a faixa presidencial para Jair Bolsonaro, eleito em outubro deste ano.

Temer disse ainda que “cabe ao tempo demonstrar” o que fez durante os dois anos e meio que esteve à frente do governo. O pronunciamento foi ao ar em cadeia nacional de rádio e televisão às 20h30 e durou aproximadamente três minutos.

“[Quero] agradecer a todos os brasileiros. Indistintamente. Aos que me apoiaram e também aos que não me apoiaram. Porque democracia é isso. É poder pensar e provar que é possível fazer mais pelo Brasil e pela vida de todos, independentemente das dificuldades, das barreiras impostas”, disse.

Presidente Michel Temer durante encontro com servidores da Presidência da República, no Palácio do Planalto.
Michel Temer durante encontro com servidores da Presidência da República, no Palácio do Planalto – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

Segundo Temer, cada dificuldade enfrentada foi válida. “Valeu cada obstáculo vencido, cada momento vivido, cada conquista feita”, afirmou. “Podem estar certos de que não poupei esforços, nem energia e sei que entrego um Brasil muito melhor do que aquele que recebi. Ficam as reformas e os avanços, que já colocaram o nosso país em um novo tempo.”

O presidente ressaltou que é desejo de todos ter um Brasil “cada vez mais próspero e cada vez mais fraterno, cada vez mais igual”. De acordo com ele, em meio a tantos desejos, é necessário agradecer a Deus.

“[Quero] agradecer a Deus por ter me dado oportunidade, a honra de servir ao meu país. Agradecer por ele ter me dado serenidade para cumprir a missão que me foi designada. Agradecer por ele ter me permitido fazer valer a Ordem e Progresso estampado na nossa bandeira e que se tornou a marca da nossa gestão.”

Temer também agradeceu à família e aos ministros. “Toda a minha equipe, homens e mulheres de valor, que estiveram em todos os momentos ao meu lado e sempre me ajudaram a dar a volta por cima.“

Veja a íntegra do pronunciamento:

Boa noite a todos!

Dentro de mais alguns dias, encerro o meu mandato como presidente do Brasil. Mas hoje não estou aqui para falar do que foi feito no meu Governo e de como foi feito. Isto cabe ao tempo demonstrar. Também não estou aqui para falar do que vivi e como vivi. E, sim, do que desejo para a vida de todos nós. Que é o de termos um Brasil cada vez mais próspero e cada vez mais fraterno, cada vez mais igual. E nesta noite tão especial, em que ao lado da família e dos amigos, renovamos a fé e a esperança em dias melhores, dias que, com certeza, virão, eu quero, acima de tudo, agradecer.

Agradecer a Deus, por ter me dado oportunidade, a honra de servir ao meu país. Agradecer por ele ter me dado serenidade para cumprir a missão que me foi designada. Agradecer por ele ter me permitido fazer valer a Ordem e Progresso estampado na nossa bandeira e que se tornou a marca da nossa gestão. Agradecer a minha família, por ter me ajudado a vencer os desafios que se apresentaram pelo caminho. Agradecer aos meus ministros, a toda a minha equipe, homens e mulheres de valor, que estiveram em todos os momentos ao meu lado e sempre me ajudaram a dar a volta por cima. 

E, é claro, agradecer a todos os brasileiros. Indistintamente. Aos que me apoiaram e também aos que não me apoiaram. Porque democracia é isso. É poder pensar e provar que é possível fazer mais pelo Brasil e pela vida de todos, independentemente das dificuldades, das barreiras impostas. Aliás, foi o que me deu ainda mais força para seguir em frente. Valeu cada obstáculo vencido, cada momento vivido, cada conquista feita. E tenham certeza, gostaria de ter dado um Brasil ainda melhor a todos vocês. Mas, também podem estar certos de que não poupei esforços, nem energia e sei que entrego um Brasil muito melhor do que aquele que recebi. Ficam as reformas e os avanços, que já colocaram o nosso país em um novo tempo. 

Saio com a alma leve e a consciência do dever cumprido. De coração, de coração mesmo, o meu muito obrigado a todos vocês e uma feliz noite de Natal. Fiquem com Deus, fiquem em paz.

 

Prefeitura de Parauapebas anuncia criação de Cartão Cidadão no valor de R$ 15 mil

“A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) terá alguns desafios grandes”, prevê Darci Lermen, prefeito de Parauapebas, enumerando que primeiro será implementar o Programa de Habitação “Lar da Nossa Gente”, que prevê a distribuição dos lotes urbanizados, sorteados recentemente.

O sorteio foi feito em duas etapas, dando 30 dias para que sejam recebidas denúncias de supostas irregularidades para que possam ser excluídas do programa pessoas que não se enquadrem no perfil para receber o benefício. De acordo com dados da Sehab, até sexta-feira (21) já haviam sido descobertas, e cortadas da lista, mais de 40 pessoas; uma delas é dono de dois supermercados, várias casas e carros.

O próximo passo será a construção das casas, através da doação do Kit Material de Construção a ser entregue através de um cartão que terá créditos a ser recebidos apenas por lojas de Parauapebas devidamente credenciadas. O valor total a ser liberado é de R$ 15 mil, sendo parcelado em várias vezes. A primeira parcela será correspondente ao valor para custear o alicerce; a segunda parcela é para levantar as paredes, porém, só será liberada depois que se comprovar a conclusão da primeira parte (alicerce); e assim, sucessivamente.

“Se a pessoa não construir perderá o lote, pois é sinal claro que não tem necessidade dele”, simplificou Darci Lermen, revelando que nesta primeira etapa, em 2019, duas mil famílias estão sendo beneficiadas e outras duas mil em 2020.

Os sorteios dos endereços dos lotes aconteceram em dois momentos. O primeiro ocorreu no dia 14, quando foram sorteados 1.227, com transmissão ao vivo na TV RBA, Rede TV, rádio Arara Azul e portal Pebinha de Açúcar. O restante foi sorteado na quarta-feira (19), para mais 773 endereços dos lotes urbanizados do programa “Lar da Nossa Gente”, destinado às famílias que ganham até três salários mínimos e cujos nomes já haviam sido sorteados em maio deste ano, por ocasião do aniversário de 30 anos do município.

Clima tenso: Jorge Guerreiro desmente conselheiro tutelar

Na longa coletiva de imprensa ocorrida na última sexta-feira (21), quando, acompanhado de todo seu secretariado, o prefeito Darci Lermen conversou com a imprensa local, mostrando projeções para o próximo ano, o secretário municipal de Assistência Social, Jorge Guerreiro, afirmou, com palavras firmes e claras, que o conselheiro tutelar Neil Armstrong mentiu ao afirmar que os conselheiros tutelares da Criança e do Adolescente não têm condições adequadas para realizar o trabalho a eles incumbido.

A afirmação se deu quando Jorge Guerreiro detalhou a situação da secretaria como boa e que o Conselho Tutelar I e o Conselheiro Tutelar II sempre tiveram todos os provimentos necessários para realizar os trabalhos.

Após as afirmações sobre o caso, abriu-se para que a imprensa fizesse perguntas, e o primeiro a perguntar foi o jornalista Francesco Costa, citando a matéria feita por ele em que Neil Armstrong detalhava a crítica situação em que os conselhos tutelares se encontravam.

“Pretendo escrever uma matéria sobre isso. E quero que o senhor me afirme se Neil mentiu ou se realmente a situação é contrária à que o senhor acaba de detalhar?”, insistiu o jornalista, obtendo como reafirmação do secretário: “Em nenhum momento deixamos de atender os conselhos tutelares. Em todos os momentos cedemos a eles veículos abastecidos para que eles realizassem o trabalho”.

O posicionamento do secretário deixou claro que as afirmações do conselheiro tutelar são inverídicas e que nunca faltou nenhum material, conforme dito por Neil, necessário para o funcionamento do órgão, porém, a situação gera impasse, afinal, pelo que mostrou o conselheiro tutelar, a situação não é bem como o secretário de Assistência Social afirmou.

Neil Armstrong expôs em redes sociais a situação que, segundo ele, se encontrava naquele momento o Conselho Tutelar I e o Conselho Tutelar II, sendo depois procurado pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, quando naquela oportunidade foi entrevistado pelo jornalista Francesco Costa e expôs não se tratar de problemas novos, mas, tratados em “banho-maria” pelos governos que não têm dado a devida manutenção para que os órgãos funcionem adequadamente. “Chegou ao extremo que não dá mais para aguentar”, afirmou Neil Armstrong, dando por suficiente para tornar público os problemas.

Neil trabalha no Conselho Tutelar I, o mais antigo, situado no Bairro Rio Verde, onde ele relata que não tem a mínima assistência, faltando material de expediente, manutenção no prédio e até combustível para a única viatura que, aliás, está parada por um simples problema mecânico.

Segundo ainda o conselheiro, ele comunicou, através de ofício ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap) e à Secretaria Municipal de Assistência Social, os problemas e listou os itens necessários, como material gráfico, bateria para carro, lâmpadas, manutenção em ar condicionado, computador, nobreak e tonner para impressora.

Outro problema sério enfrentado pelos conselhos é material gráfico. Trata-se de pastas para arquivamento de prontuários de atendimentos, blocos de fichas de atendimento, blocos de notificação convocatória e de denúncias anônimas, todos considerados indispensáveis para o atendimento.

O prédio do Conselho Tutelar I, por ser bastante antigo, necessita de reformas e melhorias, serviços já pedidos, porém, ainda sem resposta por parte do governo. A lista de melhorias é a seguinte: acessibilidade, reforma dos banheiros, troca de piso em todo o prédio, acabamento de reboco (massa corrida) em todo o prédio, pintura predial interna e externa, troca da porta da recepção, revisão dos sistemas hidráulico e elétrico, divisória para a secretaria, ampliação para acomodar a copa e sala de reuniões, reforma do prédio anexo (arquivos), entre outras melhorias.

De acordo com Neil, o atendimento esteve comprometido nos últimos dias por falta de combustível, o que impossibilita a notificação convocatória, tendo sido feita por ligação telefônica. “Precisamos tanto do bloco de notificação quanto do combustível para ir entregar”, explica Neil, contando que, após terem sido expostos em redes sociais os problemas, o secretário Jorge Guerreiro liberou 30 litros de combustível, quantidade que ele mensura não ser suficiente para mais de um dia.

Disparidade nas informações – É grande o desencontro do desenho apresentado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e dos detalhes contados pelo conselheiro tutelar. “Chegou ao extremo que não dá mais para aguentar”, afirmou Neil Armstrong.

Deixe seu comentário